LilyOliver::Olá, boa noite! Então, posso te passar algumas recomendações que eu vi que funcionam de fato na prática, estou me formando em psicologia (Décimo Semestre) e utilizo no estágio clínico jogos de tabuleiros para psicoterapia grupal, através da abordagem de análise fenomenológica existencial, tenho um grupo de ludoterapia justamente com adolescentes e um grupo de pesquisa científica e estudos dentro dessa área, vou te citar alguns jogos que acredito que possam funcionar bem para o que você deseja...
1- Trio,
2- Dobro
3- Dobble
4- Bananagrams
5- Sintonia
outros jogos.
Olá Lily, sou muito grato pela atenção, as informações e ao texto completíssimo.
Comprei todos dessa lista, apenas deixei o Sintonia de fora pois acredito que seja um jogo frágil e dependa de mais pessoas para fazer sentido.
RockerGamer::miqueiaslopes:::O Cara-Careta é uma pedida muito boa, mesmo sem ar cartinhas e a sineta, só pelo cubinho das carinhas já funciona

Boa dica, outro nessa linha é o Speed Cups, que também pode ser jogado sem o uso da sineta
Esse jogo achei genial, para o processamento visual das emoções! Comprado também!!! Muito obrigado!
Helton Leite:: Animal Upon Animal é ótimo pra isso
Adorei esse jogo, acredito que por ser de madeira a durabilidade também seja muito melhor. Eu só não consegui encontrar para venda no mercado nacional, mas vou ficar de olho!
Muito obrigado pela dica!!!
adolfocaetano:: Eu e minha esposa somos dentistas. Ela é odontopediatra. Na sala de espera não tem jogos de tabuleiros desses "nossos". Quem vai ensinar? Dá tempo dos pais lerem e ensinarem regras?
Na nossa experiência (30 anos... acho que é válida) o que mais atrai a criança são quebra-cabeças simples, jogos da memória, dominós, e blocos de montar, genéricos do lego, em vários tamanhos! Eles piram com os blocos e, às vezes fica difícil largarem o que estão montando, ainda mais pra ir pra porcaria da cadeira do dentista (eita criatura famigerada).
Concordo totalmente contigo nesse ponto. Há dependência de certa supervisão. No nosso caso, seria realizado pela própria auxiliar administrativa, que já desempenha outras atividades na clínica, assim como dar uma olhada nos pequenos e supervisionar a brincadeira. Não teria como realmente deixar sem essa monitoria até porque alguns dos brinquedos podem ser perigosos. Sobre os blocos e quebra-cabeças, esses já são sucesso mesmo!!! Muito obrigado pelas dicas!
miqueiaslopes:: O Spotlight também é uma ótima recomendação. Fácil de entender e as lanternas geram uma experiência muito legal com as crianças, aqui em casa é sucesso.
Esse jogo EU to apaixonado. Não conhecia e achei genial. Será que sobrevive ao uso ''intenso''? kkk Muito obrigado pela dica
Raneron:: Dobble.
Nesse caso, vai encaixar de forma mágica.
Abraço.
Dobble talvez seja o carro chefe mesmo! Acabei comprando aquela versão resistente à água pois as bolachas são mais fortes. ótima dica!!!
RockerGamer:: Dobble
Lig 4
Tá na Mala
Lig 4 é um clássico da nossa infância!
Tá na Mala não achei, mas vou pesquisar mais sobre.
obrigado pelas dicas!!!
LucasTTMelo:: Indicações baseadas em vozes da minha cabeça:
Arquimedes e Pitágoras
Edit: Fabulinhas
Esses aqui são ótmos mesmo para os mais pré adolescentes e superdotados! Excelentes dicas!!! obrigado.
############################
e me desculpem pelo sumiço do post, acredito que quando fui responder a cada um como o fiz agora, acabei não gostando do meu texto e formato, e o deletei...