Eu li esse review no BGG e reli agora.
Primeiramente parabens pelo trabalho de traduzir ele, sei como isso da um trabalhao.
Quanto as criticas levantadas no review, aqui vai a minha opiniao:
1 - Nao sei se concordo com ele sobre as cartas nao evocarem bem o tema.
Eu acho elas bem tematicas. A critica dele é a de que vc teria que passar a carta na mesa, eu acho desnecessario.
Nao acho que isso vá ferir a impressao do tema, serio.
2 - Eu nao sei dizer, nao joguei o board normal, mas ele pode ter razao aqui, eu precisaria jogar uma vez com o board pequeno.
3- Inovacao: acho que nunca foi a ideia da Stonemeier criar algo inovador, algo que ninguem nunca viu.
Se olharmos os jogos deles, sao todos inspirados em mecanicas ja existentes, mas misturados as vezes de uma forma que nunca vimos.
Eles tbem geralmente tem uma assinatura visual bem distinta da empresa, o estilo e qualidade nao somente dos componentes, da arte, mas tbem da forma como gerenciam seu financiamento coletivo e logistica.
4 - Eu concordo. A assimetria nao é assim tao acentuado como em alguns outros, tipo o terra mystica que ele esta comparando bastante, mas nao acho que vc esta preso a estrategia que vc enxerga no inicio.
Eu nao vou falar muito nisso porque joguei poucas partidas, entao deixarei para o futuro quando eu tiver uns 5 ou mais partidas na manga.
6 - Scythe nao eh um jogo de mudancas drasticas de estrategia com certeza. Voce nao consegue mudar seu rumo na proxima acao, mas nao vejo isso como algo ruim.
Ele herda isso um pouco de euros com aqueles motores, que afinal Scythe no seu miolo eh um jogo de criar o seu motor.
A questao do estatico mais uma vez vou discordar.
Ele é um jogo onde vc precisa prestar atencao do que os oponentes estao escolhendo e atualizando nos seus boards pessoais e pra onde estao indo.
O lance que falei no item 4 acaba indo a seu favor aqui, como vc nao tem a surpresa geralmente de um cara mudando uma rota totalmente diferente andando no board do turno anterior, vc se planeja a mudanca do oponente.
Voce precisa prestar tbem muita atencao no vizinho, porque conforme vc enxerga quais upgrades ele vai abrir, vc imagina que ele vai provavelmente focar naquelas acoes que ele vai ter um bonus nos proximos turnos, e as vezes vc precisa mudar sua estrategia de curto prazo rapidamente, afinal se vc abrir os bonus daquelas acoes, quando o oponente fizer a acao vc vai ter beneficio.
Entao Scythe eh um jogo onde vc precisa prestar muita atencao no vizinho, e é aqui que sua estrategia mais precisa de flexibilidade.
Por fim eu vou dizer uma coisa: Scythe sofre do mesmo mal que muitos outros jogos super hyped:
Pessoas falando o quanto o jogo eh espetacular, mudaram suas vidas... curaram suas doencas, resolveram seus problemas familiares, etca...
Quando um jogo eh levantado hype assim, geralmente temos dois grupos:
- Pessoas que vao jogar e se decepcionam, porque o jogo nao foi tao orgasmico quanto imaginavam
- Pessoas que pegam birra e nao querem jogar porque acham que deve ser um jogo meia boca de gente que financiou e ficou fazendo hype porque nao quer descobrir que perdeu dinheiro
E claro tem pessoas que ignoram o hype, jogam sem uma opiniao ou expectativa...
Scythe, joguei pouco ate agora, nao vou saber se vai se tornar um dos meus favoritos, e pode ser que nao... curto os jogos da stonemeier, mas nenhum deles foi como falei, um jogo que mudou minha vida... mas isso pode ser um reflexo de como vejo os board games afinal.
Nao acho que eles precisam ser excepcionais para que eu tenha uma noite agradavel com os amigos, eles soh precisam me proporcionar otimos momentos mesmo...
E isso o Scythe me proporcionou.... e posso dizer que gostei muito da sensacao que ele massageia no meu cerebro quando comecou a clicar e comecei a formar meu motor e estrategias e combos no jogo.