Quando o primogênito faz sucesso e os pais anunciam que vem um irmão mais novo, nós automaticamente pensamos:
Será que vai ser melhor que seu antecessor?
Nós esperamos isso, pois comprovadamente é possível, visto que temos os seguintes exemplos:
Great Western Trail, Brass, Zombicide, Descent entre outros.
Quando a família se torna grande, como é o caso dos Zombicides, nós tendemos a escolher um (ou nenhum) como favorito e fica tudo tranquilo; com o tempo nós olhamos e pensamos: "olha lá, mais um...", mas quando o jogo não vira uma franquia e a promessa do irmão mais novo é suprir as necessidades que o mais velho não foi capaz de atender com sua experiência em mesa, o que acontece?
Quanta expectativa colocamos num jogo quando ele traz em seu nome a inscrição e o peso de um sucesso que o antecede?
Será que ele consegue sair da sombra do irmão mais velho?
- Quais as novidades?
- Quais as melhorias?
- Será que atenderão os feedbacks dos jogadores?
- Qual a necessidade de ter mais um?
Arcadia Quest foi um sucesso e isso é indiscutível, mas não chegou sem gerar frustrações: O setup extremamente demorado, o tamanho da campanha e a exigência de continuidade para aproveitar todo o jogo, o tempo que essa campanha demanda (somado ao setup e cada partida/missão), a limitação da experiência em menos jogadores, o desbalanceamento de regras para decisão do jogador vencedor e de algumas habilidades.
Para solucionar isso, há uma equação que parece simples: S
ucesso + Refinamento de Regras + Nova Roupagem + Novo Lançamento =
Mais Sucesso!
Só que, por algum motivo, não foi bem assim com o Starcadia Quest. O que eu me pergunto é:
POR QUE?
Para mim, Starcadia Quest é um jogo único que consegue sair debaixo da sombra do seu irmão mais velho e vale muito a pena experimentar a experiência que ele se propõe a entregar.
Abaixo, tentarei explicar os porquês.
Starcadia traz mais ação que seu antecessor, sem ter um tabuleiro cheio de tokens e miniaturas. Há de ser ter o cuidado de não entender como SIMPLES a AGILIDADE dos processos de Setup, Gameplay e mecânicas do jogo. Digo isso, pois é natural ouvir e ler que ele foi simplificado, quando na verdade ele é APRIMORADO; e suas melhorias são visíveis, o que o torna muito mais satisfatório em vários quesitos. E embora o tema espacial, normalmente, seja menos chamativo que Fantasia Medieval, Starcadia apresenta uma opção muito bem vinda devido a experiência mais divertida e fluida.
Apontarei abaixo onde ele foi aprimorado:
1° Em Starcadia não há mais cartas que punem o jogador por ter morrido. As Maldições Mortais não existem mais e isso traz mais equilíbrio para as guildas. A retirada dessas cartas foi um acerto, pois corrige o feedback de desbalanceamento que elas geram entre os jogadores;
2° As cartas e tokens de exaustão do Arcadia são melhorados para pequenos Tiles que são virados assim que usados, facilitando e agilizando a jogabilidade;
3° Há um novo baralho de eventos para os inimigos no mapa que não tornam eles apenas reativos ao que ocorre, mas ativos no tabuleiro, trazendo muito mais ação e situações inusitadas que modificam a estratégia dos jogadores turno após turno. Esse fator inesperado diverte demais e aumenta o fator estratégico em todos os turnos, visto que quem controla os monstros também são os jogadores;
4° O Setup dos monstros, inclusive, é melhorado. Há um tabuleiro único para eles que descreve seus atributos, pontos de vida e movimento, o que facilita a visualização de informações e organização da mesa. No Arcadia, as cartas dão certo trabalho, pois precisam ser escolhidas conforme vários fatores, como: tipo do monstro, nível do monstro, qual missão você está entre outros. Em Starcadia, você possui classes para os inimigos que são inseridos nas cartas de missões de forma ágil. Inclusive, a morte dos monstros também é aprimorada, visto que o baralho de evento citado acima traz o fator surpresa da invocação deles, podendo trazer, inclusive, novos inimigos para a missão;
5° Sobre o setup do jogo e das missões: aqui isso é melhorado consideravelmente. No Arcadia, você sempre jogará a mesma missão com o mesmo setup e mesmos monstros e
vai demorar para você montar tudo. No Starcadia o tabuleiro se torna modular e os monstros são sorteados de acordo com os que você tem disponíveis na caixa base (e expansões, se as tiver). As missões serão sempre diferentes e a montagem do tabuleiro aqui é rápida;
6° Há uma critica sobre a baixa opção de monstros na caixa do Starcadia, mas o jogo compensa isso com o
PvP valorizado, sendo esse o ponto principal: o perigo não vem só dos monstros, mas principalmente dos outros jogadores. O número de jogadores também não impacta mais a experiência do jogador, visto que essas novas mecânicas possibilitam a mesma intensidade de ação entre 2, 3 ou 4 guildas presentes na partida;
7° Os tabuleiros do Arcadia são divididos em zonas de 3x3, enquanto no Starcadia são segmentados em 4x4 zonas por Tile. Isso melhora a movimentação de forma bastante eficiente;
8° A campanha é melhorada, sendo uma soma de 4 missões, ao invés de 6 como no Arcadia. Isso motiva os jogadores a finalizarem a história, pois a agilidade de setup e as mecânicas mais fluidas tornam possível a realização da campanha toda em poucas horas ou dias, diferente do Arcadia onde é natural ouvir: "tivemos que nos juntar por X dias pra finalizar tudo";
9° Em Arcadia, a guilda é composta por 3 heróis, o que normalmente faz os jogadores focarem primeiramente em 2 deles, deixando o 3° como opcional e usualmente utilizado como estepe para a dupla principal. Em Starcadia os jogadores controlam uma dupla e isso faz a jogabilidade decolar. Há muitas possibilidades de combinações e combos para realizar entre os heróis que recebem a mesma atenção do jogador;
10° A adição das Fichas de Vitória que corrigem algo muito questionado do Arcadia: QUEM VENCEU? No Starcadia, a vitória é bem definida e recompensadora, pois auxilia na compra de novas armas para os heróis;
11° Os portais foram melhorados, pois estão inscritos no tabuleiro e agora são subdivididos em cores que possibilitam estratégias de movimentação incríveis. Além disso, é possível mudar a cor dos portais para melhorar ainda mais a movimentação.
Ok! Starcadia refinou as regras, melhorou o que foi apontado pelos jogadores e trouxe novidades na jogabilidade, mas os fatores que pegaram foi:
- O tema: A Fantasia Medieval tende a ser mais aceita pelo público devido a referências literárias de alta fantasia e boardgames classicos nesse mesmo contexto;
- A sensação de Simplificação: Parece mais simples, conforme supraexplicado, mas na verdade ele foi aprimorado. Isso gerou uma sensação de que o Arcadia é mais encorpado, mesmo sendo apenas perceptual;
- A baixa quantidade de inimigos: Ainda que sejam sorteados em cada missão, essa mecânica dá a sensação de escassez quando os jogadores sorteiam o mesmo monstro. Já vi reclamarem dos nomes dos inimigos também (o que pra mim não é fator de análise).
Em resumo:
Starcadia Quest não falhou em ser uma boa sequência, mas sim em atender expectativas estabelecidas pelo carisma e sucesso do Arcadia Quest.
O que para muitos soou como uma simplificação, na verdade foi um refinamento inteligente que trouxe mais dinamismo, clareza e possibilidades estratégicas. Talvez o tema espacial não hype tanto os jogadores quanto a fantasia medieval e a menor quantidade de inimigos tenha pesado na experiência, mas esses pontos não apagam as melhorias trazidas.
No fim, Starcadia Quest é um jogo que merece ser analisado não como “
o irmão do Arcadia”, mas como
uma experiência própria, com personalidade, ritmo e propostas distintas.
Ele não só conseguiu sair da sombra do seu antecessor, como também mostrou que é possível reinventar uma fórmula de sucesso e entregar algo novo, divertido e cheio de energia na mesa.
Vale a pena conhecê-lo!