Rafa Carvalho::Fala Povo! Eu sou o Rafa Carvalho, trazendo mais um texto da série “Por trás do Board”, explorando como a temática de um jogo é amarrada em suas mecânicas sob um olhar voltado ao contexto histórico que inspirou o Designer, e, ao fim da análise, vamos avaliar essa amarração em uma escala que vai de 1 a 5.
Então vamos para o jogão da vez, o clássico Trajan, do aclamado designer Stefan Feld. Quem sabe quebramos um pouco desse paradigma de que os jogos do Feld não possuem temática bem amarrada?
Trajan é um euro médio que se passa durante o reinado de Marcus Ulpius Nerva Traianus Augustos, ou, para os íntimos, Trajano, 13º imperador de Roma entre 98 e 117 d.C.
Esse é considerado um dos períodos de maior prosperidade e estabilidade na história do Império Romano, o que levou Trajano a ser conhecido como "Optimus Princeps" (o melhor príncipe) devido à sua habilidade política e às suas conquistas.
No jogo você é um Líder tentando aumentar sua influência e poder entre seis áreas da vida romana, que são as seis ações possíveis em Trajan.
Quanto ao termo “Líder”, a realidade é que o manual não deixa explícito o exato papel assumido pelos jogadores dentro deste universo, porém, assumindo que durante o governo de Trajano a hierarquia política e militar era centrada no imperador, seguido pelo Senado, Governadores Provinciais, e Generais, podemos “abstrair” que seu papel em Trajan passe por uma dessas posições, ou mesmo que seja variável, já que no gameplay percorremos diversos aspectos do Império, como comércio, campanhas militares, Infraestrutura e senado.
Seleção de Ações
O mecanismo principal para seleção de ações em Trajan é, sem dúvidas, seu ponto de maior destaque em termos de jogabilidade, e utiliza-se de um mecanismo semelhante a uma Mancala.
Mancala é um dos jogos de tabuleiro mais antigos conhecidos, com origens africanas que remontam a milênios. A mecânica básica deste jogo milenar envolve um tabuleiro com cavidades, onde os jogadores alternam turnos para semear suas sementes nestas cavidades, capturando as sementes dos oponentes e tentando coletar mais pontos ao fim do jogo.
Esse mecanismo exige bastante planejamento se você quer garantir a possibilidade de realizar aquela ação crítica, muitas vezes antes que um adversário se beneficie, o que nem sempre é possível.
Para isso você tira todas os marcadores de uma posição e deixando um em cada espaço seguinte, e fazendo a ação da última peça posicionada.
Esse movimento controla também a passagem do tempo no jogo, e você ainda tenta combinar as cores dos marcadores no local de ação com a “Ficha de Trajano” ali posicionada, sendo então capaz de ativar seu bônus.
Dito tudo isso, não dá para relacionar essa mecânica à temática do jogo, mas nem importa né? Pois é bom demais queimar a cabeça com esse rondel! Mas agora vamos para as ações em si, e nessas sim vamos conseguir identificar onde a temática se encaixa.
Ação Militar
Trajano era conhecido por suas ambiciosas expansões militares, uma das maiores da historia romana, levando o império a atingir sua maior extensão territorial.
Trajano promoveu diversas campanhas, como na Armênia e Mesopotâmia, e sua conquista mais importante foi em Dácia (atual Romênia), o que enriqueceu muito o império, pois a nova província possuía muitas valiosas minas de ouro, sendo essa vitória comemorada com a construção da Coluna de Trajano, um dos maiores e mais imponentes monumentos que sobreviveu à queda de Roma.
Em Trajan, conquistar províncias serve como uma representação das expedições militares e da necessidade de manter o controle de recursos e territórios.
Um detalhe é que, de acordo com as pesquisas para esse artigo, os territórios representados no tabuleiro (norte europeu) divergem um pouco das principais regiões em que Trajano fez campanhas, mas tenho certeza de que o Stefan Feld pesquisou mais do que eu para definir esse mapa.
Com a ação militar você pode escolher entre:
1) Mover seu Líder militar pelo mapa conquistando regiões e pegando fichas – espólios de guerra - que te permitem cumprir demandas da população, ganhar influência no senado ou ter ações extras.
2) Enviar seus peões / meeples para seu acampamento militar, e ali ele passa a se chamar “Legionário”. Um legionário durante o Império de Trajano era um soldado profissional, cidadão romano, que servia nas legiões do exército romano, treinado para combate, com uma dispensa de 25 anos de serviço, e desempenhava um papel crucial na defesa e expansão do império.
3) Mover um Legionário para o local onde está seu líder criando um assentamento, e ganhando os pontos de vitória daquela província
Fórum
Temos também a ação do Fórum, que é basicamente escolher qualquer uma das fichas do fórum e pegá-la para seu tabuleiro do jogador, sendo fichas com os mesmos efeitos que falamos lá na ação Militar.
O Fórum de Trajano, que incluía a famosa Coluna de Trajano, não apenas era um centro administrativo, mas também um local para reuniões e atividades sociais. A temática aqui não se limita a arte no tabuleiro, mas à ideia de ir ao Fórum para se conseguir benefícios, que pode ser uma representação do cunho político do local.
Senado
Do Fórum vamos para o Senado, ação em que você avança seu disco um espaço na trilha do senado e recebe tantos pontos quanto indicados neste novo espaço, simulando uma votação para ser nomeado Cônsul, ou vice-cônsul, o que te dá direito a pegar uma ficha de bônus aumentando as possibilidades de pontuação ao fim da partida.
Tematicamente, embora um imperador como Trajano tivesse um papel dominante, os cônsules ainda mantinham funções essenciais que contribuíam para a estabilidade e administração do Império Romano. Sua posição refletia a transição entre a República e o governo imperial, com as responsabilidades de poder e administração compartilhadas em algumas áreas.
Comércio – Ação do Porto
Outra ação é a Ação do Porto, relacionada ao Comércio de mercadorias. Com ela ou você coleta recursos, representados por cartas ou você os vende, e dependendo da combinação desses recursos, você consegue potencializar suas vendas, expedindo barcos com seus produtos, e é claro, ganhando pontos de vitória.
Durante o reinado de Trajano, o comércio romano prosperou, em grande parte devido à crescente utilização de barcos e construção de portos. Os romanos estabeleceram rotas comerciais marítimas significativas em todo o Mediterrâneo, e a conexão entre as diversas partes do império facilitou a troca de mercadorias, como grãos, vinho, azeite e produtos de luxo.
Ação de Trajano
Chegamos à ação que leva o nome do Imperador, Trajano, onde o jogador escolhe uma ficha dentre as 6 pilhas viradas para cima e a coloca no local atualmente indicado pelo Arco de Trajano em seu tabuleiro individual, o que possibilita liberar novos bônus ao se cumprir com aqueles padrões de cores lá dos marcadores da Mancala de ações, lembra?
Aqui não dá para forçar, não é possível vincular nenhuma temática a essa mecânica, mas como curiosidade é importante dizer que o Arco de Trajano é um dos monumentos mais emblemáticos do Império Romano.
Localizado na cidade de Benevento, Itália, este arco, construído para comemorar as vitórias de Trajano sobre os Dácia, é um exemplo notável da arquitetura romana e da habilidade em representar eventos históricos.
Construção
A última das seis ações é a ação de construção, e focar as primeiras rodadas do jogo nela é minha estratégia favorita em Trajan (longe de haver um caminho único para vitória).
Trajano realizou diversos projetos de construção que não apenas melhoraram a infraestrutura, mas também trouxeram ainda mais grandiosidade a cidade de Roma.
Além do Fórum de Trajano, ele construiu o famoso Mercado de Trajano, que funcionava como um centro comercial, e expandiu o sistema de Aquedutos.
No jogo, a ação de construção permite o jogador enviar um meeple para o acampamento de trabalhadores, ou realocá-lo em uma construção, havendo 5 tipos de construções, que quando feitas pela primeira vez, ativam alguma das outras cinco ações disponíveis no jogo.
Além disso, essa ação é um set collection, onde você ganha pontos ao final da partida se tiver 3 ou 4 de cada um dos cinco tipos de peças disponíveis.
Demandas da População
E um último elemento, apesar de não ser uma ação em si, é o atendimento às demandas da população.
Quando chego a esse momento da passagem do quarto de ano, onde temos que cumprir com demandas da população, sempre me lembro da expressão “pão e circo”, que curiosamente tem suas origens na Roma antiga, e refere-se a uma estratégia utilizada pelos governantes romanos para manter a população satisfeita e distraída, fornecendo-lhes alimentos (pão) e entretenimento (circos, como jogos e lutas de gladiadores).
Estratégia de manipulação ou não, Trajano ficou historicamente conhecido por sua preocupação com o bem-estar do povo romano, implementando políticas para garantir o abastecimento de alimentos, com a promoção de reformas agrárias e importando grãos de províncias como o Egito, e como não podia ser diferente para um Imperador Romano, além de reforçar as tradições religiosas, incentivou a realização de jogos e festivais, proporcionando entretenimento ao povo.
Com isso concluímos a análise das mecânicas principais, e podemos ir ao veredito.
Veredito
Em Trajan os jogadores personificam aspectos importantes da administração, política, comércio e desenvolvimento urbano de Roma, enquanto competem para se tornarem o "melhor príncipe" em sua própria narrativa dentro do jogo, no entanto, o que brilha são as mecânicas, muito envolventes e amarradas, possibilitando vários combos, e o mais importante, fazer pontos, muitos pontos!
Mas, para além das mecânicas envolventes, é difícil afirmar que você se sente de fato naquele universo, e eu acredito que daria para repetir a estrutura do jogo utilizando diferentes temas, e continuaria sendo um jogo excelente!
Dito isso, creio ser um exagero considerar que não há qualquer temática envolvida, existe sim uma base histórica, só não é tão marcante.
Sendo assim, após análise ponto a ponto, chegamos à tabela de pontuação com resultado de 2,38.
Fala a verdade, você esperava menos, não é? Deixe aí nos comentários.
E é isso povo, espero que tenham gostado, compartilhem, deixem seu like e até o próximo “Por trás do Board”.
Isso sim é conteúdo de qualidade, escrito, onde leio no meu ritmo, muito bem ilustrado, tanto com fotos do jogo quanto dos seus correspondentes no mundo real.
A planilha então, é a cereja do bolo: objetiva e bem montada, consegue estabelecer uma métrica onde se pode medir a imersão que o jogo faz no tema.