Diego Ni::Bem legal o texto, mas vc acabou não respondendo a própria pergunta que fez e que é a mais importante: como funciona o lobby das editoras e veículos de comunicação? É um prêmio mercadológico, afinal.
Tem outros quesitos tbm que costumam pesar nas notas dos jogadores, os quais vale mencionar (e são válidos como todos os outros, já o jogo é na maior parte uma mercadoria):
1. Uma determinada postura da editora ou designer;
2. Problemas no financiamento coletivo, entrega, erros e pós venda.
E um extra hehehe: gente que apoiou o financiamento coletivo e quer valorizar o jogo e se convencer de que fez uma boa compra 
Diego, essa é uma pergunta difícil de responder mesmo. O objetivo era passar uma ideia e esperar a galera comentar - por isso gosto tanto disso aqui, o texto é sempre vivo.
Ao que parece, no Spiel não há (ou há pouca influência das editoras). Aqui no Brasil, no prêmio Ludopedia, não imagino que exista algum tipo de lobby, embora a influência venha mais por parte dos produtores de conteúdo. Se eu lanço um jogo que quero que bombe, basta que eu envie de graça a todos os produtores de conteúdo (há chance de não dar certo, mas se a maioria deles fizer unboxing, gameplay e etc, a ideia que passa é "eita, tá todo mundo falando desse jogo".
É realmente um exercício esse, de tentar analisar o mercado. Lembro que o Davi Coelho sempre falou muito bem de Clank quando a internet dos BG era tudo mato - e o jogo bombou absurdamente, esgotando e etc. E lembro de outro produtor de conteúdo detonando um jogo recente (não direi o nome de nenhum dos dois) - e o resultado foi que de hype ele passou a jogo indesejado em muito pouco tempo (mesmo com o produtor dizendo, acertadamente, que "não era que o jogo era ruim, só que o jogo não era para ele").
Abs