Acervo
A lista de aquisições é tão agressiva que vou só listar os jogos sem o motivo da compra de cada um (isso fica para outro dia). Considerem que o motivo geral foi o clássico Hiperfoco por Ansiedade ou ainda a variante UNLEASH THE KRAKEN (segurei tanto tempo as compras que acabei pegando tudo de uma vez só). Em último caso, 1 ano atrás, conversando com o Marcius, falei que não precisava de mais vazas, pois eu tinha as 3 melhores. Em resposta a minha prepotência juvenil ele disse, “é legal ter várias para variar”. Isso gravou na minha cabeça e ficou fermentando.
Nota do ArtwA: Vocês não imaginam o tanto de áudio que eu recebi no WhatsApp sobre vaza
Enfim, segue a lista de jogos ruins (carteados):
Jungo,
Meio,
Mü e Mais Revisado,
Salty,
Fishing,
Panda Rei,
Cat in the Box deluxe,
Stonks,
Tatsu, Í
mpar,
Mojo,
Trio,
Aurum,
Catsle Builders,
Pompiers,
Vazerneiros,
9 Lives,
Tichu (Nacional),
Dwarf King,
Fuji Flush, Pass Pass,
Papayoo… que o Deus da Vaza me ajude!
+ Moedas de metal Era da Inovação (escambo com a Samaragiustina)
Aprendi a jogar
Terra Mystica com moedas de metal, não vou me rebaixar e jogar
Era da Inovação com moedas de papelão imundo (!). AQUI É GOURMETIZAÇÃO!
Jogatinas
Um prazer nesse hobby é seus amigos pirarem num jogo que você tem a cópia. Isso aconteceu com
Era da Inovação (2x). Foram 2 partidas em terças seguidas, com derrotas e jogão. Teve vitória do
Siri,
Bob_aprendendo regras e combando facção/tabuleiro roubado. Vitória da
Samara também, humilhando eu e o
Polenta.
Quanto mais se joga, mais se quer jogar.
Numa quarta-feira, no meio da tarde, 4 desocupados jogaram
Hansa Teutonica (2x). O jogo foi sugestão acertada do
MatheusPeppeler, que ajudou na explicação e ganhou a primeira partida por muito. Na segunda partida o novato
Paulo e o musculoso
Geraldo Teixeira já sacaram a malícia do jogo, então fomos para mais 1 hora (partida muito curta, que jogo bom!). Nessa última eu venci, mas as pontuações gerais foram mais parelhas. Excelente joguinho no peso certo para a ocasião.
SUPER EVENTO: #VazaDaqui by Família Polenta
De um comentário meu, a
Samara criou UM MEGA EVENTO. Foi tipo IA, mas na vida real.
Prompt para SamarIA: organizar evento de carteados, defina data, convide e faça cachorro quente.

Na chegada, um
Romi Rami (1x, Novidade) estava montado na mesa. Aproveitamos o embalo e jogamos uma rapidinha. Levei A Sobrinha comigo, e nesse jogo, mesmo com a tutoria da Dona Stela, ela não conseguiu entender. Ao ser comentado jogar uma nova partida, ela na hora “não não, esse não” kkkk
Gostei do jogo, simples, abraça o coraçãozinho. Cara de
PaperGames.
Nota 7: visual sóbrio ajuda a entender tudo que está na mesa. Muito acessível a qualquer idade. Rapidinho e feelgood.
Estreamos em seguida o recém chegado
Jungo (2x, Novidade). Primeira partida fomos de regras básicas, a partida durou 8 minutos. Segunda fomos com as Leis da Selva (ou algo assim). Deixa o jogo bem mais tenso, pessoal passando pra evitar pegar o lixo da mesa. Talvez tenha sido o destaque do dia, ao menos para o
CaduBG3 sei que foi. Momento marcante é Dona Stela gritando JUMBO em vez de Jungo quando comprava e jogava kkkk.
Outro dia comparamos com
Scout.
Nota 8: rápido e simples de jogar, e a regra de comprar e jogar (se puder) é um toque essencial nessa briga de macaquinhas na selva. Escalada divertidona!
Nota do ArtwA: Realmente, parece mais divertido que Scout
Viu mesa pela primeira vez
Ímpar (1x, Novidade). Esse teve momentos muito legais, quase um efeito dominó de “
eu jogo amarelo, fulano só tema amarelo 9 para jogar, e o próximo jogador só tem um 10 azul (que ele não sabe), então joga e manipula a jogada para reduzir os danos da vaza ganha. Não ver suas peças é algo bem diferente e gera uma tensão, o pessoal na mesa rindo enquanto você tenta imaginar o que está na sua mão, e faz a pior escolha possível.
Esse aqui geral sofreu um pouco pois exigia um tipo de dedução para tentar adivinhar quais peças jogar sem vê-las. Primeira metade da partida pessoal tava devagar nesse entendimento, então pareciam jogadas aleatórias. No final já tinha gente gritando “TE FIZ JOGAR UM 10 HAHAHA” (desculpe).
Nota 7: componentes ótimos, mas não vão balançar muito a mesa que as pecinhas podem cair. Grandes jogadas de controle com efeito dominó, facinho de explicar, mas pode dar nó na cabeça de quem tem dificuldade no que é par e o que é ímpar. Com certeza melhora com mais jogadas e ao acostumar com a dedução das próprias peças.
Minha próxima estreia da
mega-compra foi
Panda Rei (1x, Novidade). Não foi fácil para
Dona Stela entender o que cada bicho fazia, mas jogando sempre na paciência, foi sucesso! A Sobrinha, que achava não estar entendendo, acabou acumulando bichos suficiente para vitória. Cadu que começou voando na primeira mão, acabou ficando muito para trás na segunda parte e deixou a vitória escapar. Jogamos BEM errado a parte de jogador inicial, e a forma como ele troca, o que pode ter influenciado muito na compreensão das regras (ficou mais difícil).
Nota 7: boa vaza família que foge dos padrões mais usados hoje. Arte bonita e ótima qualidade nos componentes. Manual poderia ter alguns exemplos sobre o naipe do macaco, que gerou algumas dúvidas.
Paramos para almoçar e junto com a comida o
Regi nos apresentou
That’s Not a Hat. Não exatamente um carteado, mas um jogo só com cartas, e foi uma grata surpresa. Fazia zero ideias sobre o que tratava o jogo, mas falaram no nosso insta que era um ótimo jogo de memória (competindo com
Trio). Começou como jogo de memória, virou de blefe. Arrancou risadas na mesa toda.
Um pouco
bugado, pois tiveram rodadas que jogadores nem brincaram por questão da direção das cartas.
Nota 6: surpreso com a quantidade de risada que pode gerar. Não teria, mas daria de presente para ter algo divertido para jogar na casa dos amigos civis.
Ainda com 8 pessoas na mesa, fomos de
Fuji Flush (2x, Novidade). Começamos meio travados porque eu achei que sabia as regras, por sorte
Regi e
Jadna sacaram um manual no celular para ajudar a entender. Cada carta jogada era uma sensação de algo errado, corrigíamos e mais outro erro. Quando o jogo clicou recomeçamos a partida e foi surpreendente. O fator “coop” que dura instantes é inesperadamente engraçado!
Nota 9: cartinhas coloridas com númerozinhos nunca foram tão engraçadas. De 5 jogadores em frente é um party game dos mais divertidos. Os momentos em que se formam times, e como eles se desmancham é algo que não acontece em qualquer jogo.
Separadas as mesas, deixei A Sobrinha jogando
Seas of Strife com
Polenta e outros tubarões das vazas, e fui aprender e testar o novo
CATstle Builders (1x, Novidade) com
Bob e
Samara. Que joguinho mais simpático. Vaza super simples e sem grandes inovações, mas aquela forma de pontuar é onde o jogo brilha. Em resumo você quer montar colunas, e não quer estourar a quantidade de cartas, então, deve escolher muito bem as vazas em que vai tentar vencer (pegar uma carta), ficar em segundo (pegar DUAS), ou seguindo e ficando sem nada. Uma hora você quer pegar várias, depois é só
trick-avoiding dos mais duros (sem trunfo).
Nota 8: vaza simples com twist na pontuação. Você vai de 14 pontos na rodada para 3 em instantes, sofrimento garantido, arte bacana. Produção nacional bem boa.
Finalizamos o dia com a Samara roubando e trazendo um jogo não-carteado à mesa. Mas valeu a pena, joguinho bem legal. A ordem de turno de
Jokkmokk: The Winter Market (1x, Novidade) lembra a mecânica de
AuZtralia/Takenoko, mas adiciona um
token de jogador a mais, o que te permite jogadas bem avançadas na trilha de turno sem perder totalmente as oportunidades passadas, além de combater possível
downtime gigante dos jogos citados. Ainda assim, em 30 minutos de partida, senti que fiquei mais tempo esperando do que deveria (5p).
O destaque fica pelo setup super variado com mil baralhos, tipo um
Dominion. Se não tivesse isso, seria um jogo para jogar só uma partida.
Nota 6: jogo família com mistura de ideias de outros jogos. Setups infinitos com a quantidade de decks que vem na caixa. Pode gerar downtime a mais do que esperado.
O Um Menino
Um belo domingo acompanhado por Siri e Menino Arthur. A sessão foi uma mistura de jogos já clássicos para nós com alguns alternativos do Siri (sempre bom ver na mesa as raridades dele).
Começamos com o esquisitão
Shinkansen: Zero Kei (1x). Relembradas as regras (sempre precisamos relembrar)
ele voa como um trem bala levando atletas para as competições nas olimpíadas de 64 em Tóquio.
Sendo um jogo com características semi-coop, onde os jogadores se ajudam a construir trilhos e estações, eu fui bem burro e joguei sozinho em um canto do mapa enquanto Siri e Menino jogaram juntos do meio para o fim dos trilhos. Jogo interessante, mas talvez seja para jogar em 4p para ter essa pressão
semi-coop mais forte por toda a extensão do mapa (ao menos essa é a minha desculpa por ir tão mal kkk).
Nota 7 (era 8): Esse casal de designers não consegue me agradar 100%
A pedidos, fomos para A MELHOR PARTIDA EM TRÊS JOGADORES QUE JÁ TIVEMOS NO ROOT (desculpem a empolgação!). Foi estreia do Mapa da Montanha. Os times foram eu de Pássaro, Siri de Texugo e Menino de Ratos Vermelhos.
Siri foi desafiado a jogar de Texugo, então havia uma pressão extra sobre ele, que interferiu no começo da partida, mas depois ele foi pegando o jeito dos bichos mais complexos do jogo.
Considerei uma ótima partida pelo equilíbrio das facções, todas mais puxadas para agressividade, sem aquelas pentelhagens de Malandros, Corvos e Pão de Forma. Porrada todo turno, destruição, pontuação andando, jogo num ótimo ritmo.
Gostei do Mapa da Montanha pela possibilidade de deixar caminhos fechados que defendem os flancos do teu império. Ao menos para os Pássaros foi ótimo, pois impedia em certo grau, que fossem atrapalhados meus planos do Decreto com pequenas batalhas e conquistas.
Vitória foi do Menino, que soube a hora que eu ia entrar em Declínio e botou fogo na floresta. JOGAÇO!
Para refrescar os
ânimos, fomos para o espaço com
Race for the Galaxy (1x). Menino veio treinado do BGA,
Ki maior que 9 mil, fez eu jogar para ele todas a minhas ações, e ganhou do Siri por 1 ponto. Um monstro espacial!
Jogo bom demais pelo tempo de 20 min de partida, engine building na medida certa.
Em seguida fomos com a melhor vaza de trenzinhos
Trick of the Rails (1x). Essa o
Siri domina, mas o
Menino seguiu logo atrás. Eu fiquei mais atrás consertando trilhos. Jogaço, bom demais, merece ser redescoberto por você aí que desistiu depois de apanhar na primeira partida!
Nota do ArtwA: Jogaço!
Finalizamos esse dia incrível com uma raridade, a edição KS de
Emperor’s Choice. Um jogo com a produção toda torta, ainda consegue ser bom, é porque o designer fez uma ótima obra mesmo.
Hisashi Hayashi para presidente de Tóquio!
Primeira vez que jogamos em 3p, e definitivamente prefiro em 4p por conta do leilão. Não sei dizer direito, mas parece que se perdeu alguma coisa, talvez a sacanagem (brilhante) de fazer os amigos perderem recursos pela ordem que ficam no turno pós-leilão. Em 3 jogadores pareceu menos divertida essa parte.
A forma de pontuar continua sendo genial, mas percebi uma certa dureza que não senti na primeira experiência. Parece ter muito mais profundidade ali do que estamos prontos para compreender. Ótimo joguinho, quase um
family depois que você passa pela UI/UX esquisita.
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