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  4. O Inconsciente "retail" e suas controvérsias

O Inconsciente "retail" e suas controvérsias

O Inconsciente
  • Lucaro94
    105 mensagens MD
    avatar
    Lucaro9420/09/25 08:16
    Lucaro94 » 20/09/25 08:16

    LanderX::
    Agora, não vou defender por que é enviesado. Eu sou amigo do Fábio da mosaico. Aqui entra o mas que não vale de nada.


    Eu ainda acho a mosaico uma boa empresa. Os jogos vem por preços justos e dificilmente vi problema de qualidade de peças ou erros de tradução grotescos igual em outros jogos.


    A questão aí do manual a justificativa é que realmente viria, porém a gráfica não ia entregar o manual em outro idioma no mesmo prazo que imprimiria o jogo em inglês.


    Se é verdade? Não sei. Eu acredito? Sim, por que conheço os profissionais lá e sei que são sérios. 


    Mas realmente. De empresas eu só gosto mesmo da mosaico e da meeple. As outras são tudo meia boca. 


    Com todo respeito: tem menos de um mês que lançaram a corrente deles de spam pedindo pra ninguem comprar o jogo porque viria mais barato e com manual traduzido. Na hipótese do vir o manual traduzido, neste tempo que soltaram o comunicado, JÁ ERA PRA ELE ESTAR EM PRODUÇÃO, pois o jogo já está sendo comercializado AGORA. 

    Se considerarmos o prazo do frete, quando a Mosaico fez o comunicado era provável que o jogo tivesse A CAMINHO DO BRASIL. 
    É só ligar os pontos. É IMPOSSÍVEL, na época que eles fizeram o comunicado, o manual ser produzido e o jogo chegar da China pra cá a tempo de ser comercializado neste exato momento. Simplesmente não faz sentido nenhum essa justificativa deles. 

    Pra mim, a intenção DESDE O INÍCIO era o manual em PDF. Fora que essa empresa perdeu toda a credibilidade e ninguém tem motivo nenhum pra acreditar nessa história pra boi dormir aí. 

    4
  • sfranco
    48 mensagens MD
    avatar
    sfranco20/09/25 09:40
    sfranco » 20/09/25 09:40

    Parece que apagaram o post em que pediram para a galera não comprar na Amazon e esperar o lançamento com "preço menor" e "manual em português".

    2
  • patrickbnu
    1939 mensagens MD
    avatar
    patrickbnu20/09/25 11:31
    patrickbnu » 20/09/25 11:31

    fantafanta::
    LanderX::Fazer um puta texto desse e no meio falar que a mofapagos é a única q salva é osso. Descredibiliza tudo q vx disse antes. Rs

    Kkkkkkk pois é... Pensei a mesma coisa.
    Eu cansei de ter dor de cabeça com a Galápagos. Seja por conta de reposição, revisão, preços exorbitantes, falta de componentes, atendimento ruim e etc...
    Hoje eu simplesmente não quero e não compro nada da Galápagos / Asmodee e vida que segue.
    Na minha opinião ela é a editora mais amadora de todas!

    Te falar que já trabalhei com muitas das editoras e ela é uma das mais organizadas, na minha visão a melhor que temos hoje.
    Também o que percebo é que ela detém uma grande parcela dos jogos nacionais, então quantitativamente é a que vamos ver/ter mais problemas, é a que vai ser mais reclamada, etc. Medir proporcionalmente é difícil, mas para negócios é uma das mais organizadas de longe...

    2
  • iuribuscacio
    3218 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio20/09/25 13:18
    iuribuscacio » 20/09/25 13:18

    LanderX::
    Agora, não vou defender por que é enviesado. Eu sou amigo do Fábio da mosaico. Aqui entra o mas que não vale de nada.


    Eu ainda acho a mosaico uma boa empresa. Os jogos vem por preços justos e dificilmente vi problema de qualidade de peças ou erros de tradução grotescos igual em outros jogos.


    A questão aí do manual a justificativa é que realmente viria, porém a gráfica não ia entregar o manual em outro idioma no mesmo prazo que imprimiria o jogo em inglês.


    Se é verdade? Não sei. Eu acredito? Sim, por que conheço os profissionais lá e sei que são sérios. 


    Mas realmente. De empresas eu só gosto mesmo da mosaico e da meeple. As outras são tudo meia boca. 


    Caro LanderX

    Rapaz eu entendo a sua posição como amigo do Fábio da Mosaico, e amigo a gente defende, mesmo quando eles estão errados, então eu te compreendo.

    No entanto eu gostaria que você comentasse o que a Mosaico fez com o já lendário Campeões de Midgard, que durante anos ele ficou anunciando que lançaria em breve, durante anos respondeu que já estava em produção e lançaria em breve, e chegou até a colocar no seu próprio site. Depois de algum tempo, essa história parou de colar e a empresa tirou do site e nunca mais falou do assunto. E a empresa fez isso porque o Campeões de Midgard era um ótimo jogo de alocação de trabalhadores e com dependência de idioma quase nula. Então para as pessoas não comprarem o jogo importado ele vendeu essa história de "lançaremos em breve, e em português". Infelizmente muita gente caiu nessa conversa. Agora ela fez mais ou menos a mesma coisa com o Inconsciente, conforme relatado no tópico e ainda baniu o cara que reclamou disso.

    Por isso, eu te peço numa boa, e aproveitando a sua amizade com o Fábio, para comentar como é que esse tipo de expediente combina com "profissionais sérios" que você disse que existem na editora. De lambuja aproveita e veja se o Fábio dá alguma explicação sobre o Campeões de Midgard, e eu estou pedindo numa boa.

    Quanto à MeepleBR, você não me leve a mal, mas a equipe dessa editora foi capaz simplesmente de levar o ARCS para o DOFF, expor na vitrine e colocar algumas cartas por cima do SURPERAR errado que veio no tabuleiro, para não prejudicar as vendas. A Galápagos, mesmo com a estrutura da Asmodee (atualmente a Asmodee só ampliou a presença da marca, mas a Galápagos já pertence a essa megacorporação há quase de uma década), ainda consegue a façanha de vender jogos lacrados e mofados, como nenhuma outra editora nacional. Da Conclave eu nem vou comentar, depois do fiasco Old World.

    Por isso, mais uma vez, com toda a sinceridade e numa boa, na minha humilde opinião, a editoras nacionais de jogos só são profissionais, e muito profissionais por sinal, em uma coisa: conseguir convencer uma quantidade enorme de pessoas a comprar produtos caros e defeituosos, e ainda ficarem muito felizes com isso, coisa que em outros setores seria totalmente inaceitável, por essas mesmas pessoas.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    P.S. Todo dia saem de casa, um bobo e um esperto...

    6
  • viniciusjf
    2748 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf20/09/25 18:43
    viniciusjf » 20/09/25 18:43

    E na boa, o jogo tem muita cara de mais do mesmo superproduzido. 

    2
  • LanderX
    186 mensagens MD
    avatar
    LanderX20/09/25 23:26
    LanderX » 20/09/25 23:26

    Caro iuribuscacio, vou tentar ser breve.

    Em nenhum momento falei que a empresa é perfeita. Falei que acho uma das melhores. 


    Quanto a campeões de midgard, eu não ligo. Entendo que você liga já que cita há tanto tempo, mas de verdade, eu não vejo problema em anunciar e não trazer. Eles não abriram pré venda. Não pegaram dinheiro de ninguém. Como eu não ligo pra esse jogo, nunca perguntei por que atrasou, ou por que não vem mais. Qualquer coisa que eu disser aqui vai ser desculpa esfarrapada, mas sei que obviamente se não veio foi por questão logística. Afinal nenhuma empresa é imbecil de anunciar, fechar parceria, gastar com tradutor e etc pra não trazer por que mudou de ideia.


    Dito isso, eu só lembro desse jogo que foi anunciado e não veio. 


    E não vejo a mosaico com problema de tradução (e olha que traduziram até o hf4). Não vejo tópicos aqui com problemas de componentes ou falta de qualidade.


    Ja vi reclamarem de só trazer versão deluxe. Já vi reclamarem de só trazer retail. Mas de qualidade de tradução ou de componentes, é raro. 


    E o fato de ter um ou outro jogo q foi anunciado e não veio, não faz ser uma péssima empresa, ou q não merece confiança, por que pelo menos 95% dos anúncios vem e uns 98% vem sem problema nenhum. 


    Nenhuma empresa é perfeita e sinceramente não sei como é lá fora. Se o público é menos chato (por que jogos lá não custam um rim) ou se lá também tem problemas, etc, mas o complexo de vira latas que vejo aqui é grande. 


    Quanto a meeple, eu citei como uma que gosto também. Não significa q não façam safadezas mas no geral são bem ok. E não é q me contento com pouco, mas uma empresa q no geral mais faz bem do que mal, pra mim tá bom. Tem margem pra melhorar, mas não vejo eles sendo uns filhos da pu.. Como o pessoal da conclave (com o Witcher e vários outros jogos). Ou da Buró, que discute com o público na Internet. 


    Ok, foi errado tapar o erro lá. Não vou passar pano. Mas falar q todo trabalho da meeple é uma bosta por causa disso. Não, não é. 

    0
  • iuribuscacio
    3218 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio21/09/25 00:01
    iuribuscacio » 21/09/25 00:01

    LanderX::Caro iuribuscacio, vou tentar ser breve.








    Em nenhum momento falei que a empresa é perfeita. Falei que acho uma das melhores. 


    Quanto a campeões de midgard, eu não ligo. Entendo que você liga já que cita há tanto tempo, mas de verdade, eu não vejo problema em anunciar e não trazer. Eles não abriram pré venda. Não pegaram dinheiro de ninguém. Como eu não ligo pra esse jogo, nunca perguntei por que atrasou, ou por que não vem mais. Qualquer coisa que eu disser aqui vai ser desculpa esfarrapada, mas sei que obviamente se não veio foi por questão logística. Afinal nenhuma empresa é imbecil de anunciar, fechar parceria, gastar com tradutor e etc pra não trazer por que mudou de ideia.


    Dito isso, eu só lembro desse jogo que foi anunciado e não veio. 


    E não vejo a mosaico com problema de tradução (e olha que traduziram até o hf4). Não vejo tópicos aqui com problemas de componentes ou falta de qualidade.


    Ja vi reclamarem de só trazer versão deluxe. Já vi reclamarem de só trazer retail. Mas de qualidade de tradução ou de componentes, é raro. 


    E o fato de ter um ou outro jogo q foi anunciado e não veio, não faz ser uma péssima empresa, ou q não merece confiança, por que pelo menos 95% dos anúncios vem e uns 98% vem sem problema nenhum. 


    Nenhuma empresa é perfeita e sinceramente não sei como é lá fora. Se o público é menos chato (por que jogos lá não custam um rim) ou se lá também tem problemas, etc, mas o complexo de vira latas que vejo aqui é grande. 


    Quanto a meeple, eu citei como uma que gosto também. Não significa q não façam safadezas mas no geral são bem ok. E não é q me contento com pouco, mas uma empresa q no geral mais faz bem do que mal, pra mim tá bom. Tem margem pra melhorar, mas não vejo eles sendo uns filhos da pu.. Como o pessoal da conclave (com o Witcher e vários outros jogos). Ou da Buró, que discute com o público na Internet. 


    Ok, foi errado tapar o erro lá. Não vou passar pano. Mas falar q todo trabalho da meeple é uma bosta por causa disso. Não, não é. 


    Caro LanderX

    Com eu disse antes eu entendo o seu ponto de vista, mas rapaz, o que se está discutindo aqui é a postura da empresa. Não é apenas a editora que pega o dinheiro e some que merece o nosso repúdio. Obviamente, não é a mesma coisa, mas desrespeitar o consumidor, anunciar um lançamento, criar uma expectativa nas pessoas, e depois ignorá-las solenemente, como se a editora não tivesse nada com isso, para mim, ou seja, na minha opinião também é algo muito grave, e que não pode passar em branco. 

    Se a Mosaico tivesse vindo a público dar uma satisfação e dizer que infelizmente não pôde trazer o Campeões de Midgard ninguém diria absolutamente nada, eu principalmente. Isso sim seria ter respeito e consideração pelo seu público consumidor. Mas não foi isso que a Mosaico fez, ela simplesmente ficou cozinhando em banho-maria quem queria comprar o Campeões de Midgard, enganou as pessoas porque respondeu a diversos contatos dizendo que o jogo estava em produção, quando ela jamais iniciou isso esse processo, anunciou o lançamento no site e de repente, assim do nada, tirou o jogo do site e nunca mais falou dele. Teria sido mais digno simplesmente emitir uma nota se comunicando com o público informando que não traria mais o jogo porque ele havia deixado de ser interessante, ou até viável para a empresa. Ninguém vai esperar seriamente, que uma editora traga um jogo tendo um grande prejuízo, só porque no anto anterior ela disse que traria, mas é preciso que a empresa diga isso. E isso se torna ainda mais importante, porque para se comunicar anunciando o lançamento do Campeões de Midgard, inclusive no seu site, a Mosaico soube fazer isso muito bem, então é justo que a empresa haja da mesma forma, quando desistiu de trazer o jogo, tanto que tirou até do seu site. 

    Depois de passado o boom de jogos vikings, o Campeões de Midgard teve duas triagens mundiais canceladas, e isso obviamente não foi culpa da Mosaico. A editora não soube se organizar para participar das primeiras tiragens, mas isso acontece, e não é isso que é grave, nem que se condena na postura da Mosaico. O grave foi a Mosaico ver que duas tiragens mundiais do jogo foram canceladas, ou seja, a possibilidade do jogo sair ficava cada vez mais remota, mas a Mosaico agia como se o jogo estivesse em vias de sair. Nada justifica a Mosaico dizer para as pessoas que o jogo "estava em produção" e colocar isso estampando em letras garrafais no site, quando isso era mentira. E o mais grave é que a Mosaico não teve a hombridade de vir a público, de forma ampla como ela veio para divulgar o jogo, e explicar que ela não lançaria mais o jogo. Então veja como era simples: bastava soltar uma nota dizendo que o lançamento estava em compasso de espera por conta do cancelamento das tiragens mundiais, e depois soltar uma nota dizendo que não lançaria mais o jogo. Isso a Mosaico infelizmente não fez e essa falta de respeito, é o motivo da minha revolta e de muitas outras pessoas, que deixaram de comprar o jogo importado mesmo, para prestigiar um editora nacional que não merece, por conta desse tipo de prática tão lamentável. 

    Do mesmo modo, quando a MeepleBR deliberadamente "esconde" com um monte de cartas, a falha no tabuleiro do Arcs, como foi feito no DOFF, ela não está sendo honesta com o seu público consumidor.  Assim, nessa questão de respeitar o público consumidor, todas as duas (Mosaico e MeepleBR) agem exatamente igual ao que a Conclave fez com o Old World, tentando colocar a culpa do atraso e dos erros do jogo, na fábrica chinesa.

    Então veja que tudo é uma questão de respeitar e ser honesto e franco com o cliente, e isso, tanto a Mosaico, quanto a MeepleBR, quanto a Conclave, se recusam a fazer. E elas só fazem isso, porque as pessoas continuam comprando os jogos dessas empresas, apesar dos erros e desse tipo de comportamento tão ruim para com o público consumidor, que elas adotam. Além disso, com todo o respeito a você e ao seu entendimento, sempre aparece alguém para defender as editoras, por mais graves que sejam as falhas que elas comentem.

    Agora, essa é a minha opinião. Para mim, a empresa tem de, acima de tudo, respeitar o seu público consumidor, porque no final do dia, são eles que compram os produtos e mantém a empresa de portas abertas. E se você pensa diferente, ou seja o que a Mosaico e a MeepleBR fizeram não tem nada demais, você está no seu direito e eu respeito totalmente, apesar do meu entendimento ser totalmente contrário ao seu, e tenho certeza que muita gente aqui concorda comigo.

    E vida que segue.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio   


       

    6
  • vladsjr
    42 mensagens MD
    avatar
    vladsjr21/09/25 01:35
    vladsjr » 21/09/25 01:35

    Não deixo de frisar aqui que sim, a Mosaico nesse caso agiu de má fé.

    Claro que ao nosso ver foi sim uma manobra de fazer com que as pessoas não comprassem na loja do Bezos para comprar a eles, mas é o ponto que levantamos aqui, o custo da transparência e da honestidade com as pessoas que investem seu dinheiro e movimentam a indústria de bg aqui no Brasil.

    Erros acontecem? sim! E imprevistos também, seja em calendário de datas pra lançar os jogos ou nesse caso da "suposta" falta de agenda para com a fábrica fazer o manual, mas e ai?  lança do jeito que tá mesmo, afinal quem está sendo feito de idiota não são as editoras e sim os consumidores finais, já que o jogo vai acabar esgotando de uma maneira ou outra. Tanto no caso da meeplebr com o Arcs ou com a Mosaico agora: haveria mil formas de contornar essas situações de maneiras amigáveis sendo apenas HONESTA.

    3
  • LanderX
    186 mensagens MD
    avatar
    LanderX21/09/25 13:15
    LanderX » 21/09/25 13:15

    vladsjr::Não deixo de frisar aqui que sim, a Mosaico nesse caso agiu de má fé.

    Claro que ao nosso ver foi sim uma manobra de fazer com que as pessoas não comprassem na loja do Bezos para comprar a eles, mas é o ponto que levantamos aqui, o custo da transparência e da honestidade com as pessoas que investem seu dinheiro e movimentam a indústria de bg aqui no Brasil.

    Erros acontecem? sim! E imprevistos também, seja em calendário de datas pra lançar os jogos ou nesse caso da "suposta" falta de agenda para com a fábrica fazer o manual, mas e ai?  lança do jeito que tá mesmo, afinal quem está sendo feito de idiota não são as editoras e sim os consumidores finais, já que o jogo vai acabar esgotando de uma maneira ou outra. Tanto no caso da meeplebr com o Arcs ou com a Mosaico agora: haveria mil formas de contornar essas situações de maneiras amigáveis sendo apenas HONESTA.

    Sim, quando o mano lá comentou do prazo faz todo sentido. O jogo já estaria aqui, ou no mínimo vindo, então saberiam ter ou não o manual. 

    2
  • FlavioGuilherme
    69 mensagens MD
    avatar
    FlavioGuilherme22/09/25 12:05
    FlavioGuilherme » 22/09/25 12:05

    LanderX::Caro iuribuscacio, vou tentar ser breve.


    Em nenhum momento falei que a empresa é perfeita. Falei que acho uma das melhores. 


    Quanto a campeões de midgard, eu não ligo. Entendo que você liga já que cita há tanto tempo, mas de verdade, eu não vejo problema em anunciar e não trazer. Eles não abriram pré venda. Não pegaram dinheiro de ninguém. Como eu não ligo pra esse jogo, nunca perguntei por que atrasou, ou por que não vem mais. Qualquer coisa que eu disser aqui vai ser desculpa esfarrapada, mas sei que obviamente se não veio foi por questão logística. Afinal nenhuma empresa é imbecil de anunciar, fechar parceria, gastar com tradutor e etc pra não trazer por que mudou de ideia.


    Dito isso, eu só lembro desse jogo que foi anunciado e não veio. 


    E não vejo a mosaico com problema de tradução (e olha que traduziram até o hf4). Não vejo tópicos aqui com problemas de componentes ou falta de qualidade.


    Ja vi reclamarem de só trazer versão deluxe. Já vi reclamarem de só trazer retail. Mas de qualidade de tradução ou de componentes, é raro. 


    E o fato de ter um ou outro jogo q foi anunciado e não veio, não faz ser uma péssima empresa, ou q não merece confiança, por que pelo menos 95% dos anúncios vem e uns 98% vem sem problema nenhum. 


    Nenhuma empresa é perfeita e sinceramente não sei como é lá fora. Se o público é menos chato (por que jogos lá não custam um rim) ou se lá também tem problemas, etc, mas o complexo de vira latas que vejo aqui é grande. 


    Quanto a meeple, eu citei como uma que gosto também. Não significa q não façam safadezas mas no geral são bem ok. E não é q me contento com pouco, mas uma empresa q no geral mais faz bem do que mal, pra mim tá bom. Tem margem pra melhorar, mas não vejo eles sendo uns filhos da pu.. Como o pessoal da conclave (com o Witcher e vários outros jogos). Ou da Buró, que discute com o público na Internet. 


    Ok, foi errado tapar o erro lá. Não vou passar pano. Mas falar q todo trabalho da meeple é uma bosta por causa disso. Não, não é. 


    Bora lá. Eu fui um dos que deixou de comprar na Amazon, na verdade ja tinha feito o pedido e cancelei. Eu tenho uns 4 a 5 jogos lançados pela Mosaico na minha coleção (só ver minha coleção)  e de fato tenho zero reclamações sobre isso. a qualidade das caixa, componentes, impressões e manuais são ótima sim. As traduções também não estou lembrando de nenhuma com erro. Mas vamos ser sinceros, eles foram de um mau caratismo extremo de terem feito postagem dizendo que iria vir mais barato que a Amazon, dizendo do manual em português principalmente. Esse ponto não da pra defender, aliás se esse Fábio fosse meu amigo, ia tomar uma chamada e no mínimo eu diria pra ele respeitar o próprio publico que confiou na palavra furada dele e mandar ele se orientar. Além da questão do preço cuja diferença até pensei que poderia ser irrisória, mas realmente acreditei que seria pra menos, a questão do manual em português pesou, pq jogo com bastante gente que não dominam o idioma, e contrariando o colega, eu também pensei bastante na importância que seria fortalecer um comércio nacional, tipo a Mosaico em detrimento da Amazon, ou seja enquanto eu pensava na Mosaico, ela simplesmente enganava, e de forma bem feia a mim e a outros consumidores. Mas... o jogo esgotou né? ou seja... no mínimo ele ri desses tópicos enquanto apronta outra, pra dar dos dois lados na cara de gente que confia nele, feito eu!  

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O Inconsciente - O Inconsciente "retail" e suas controvérsias
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