LanderX::Caro iuribuscacio, vou tentar ser breve.
Em nenhum momento falei que a empresa é perfeita. Falei que acho uma das melhores.
Quanto a campeões de midgard, eu não ligo. Entendo que você liga já que cita há tanto tempo, mas de verdade, eu não vejo problema em anunciar e não trazer. Eles não abriram pré venda. Não pegaram dinheiro de ninguém. Como eu não ligo pra esse jogo, nunca perguntei por que atrasou, ou por que não vem mais. Qualquer coisa que eu disser aqui vai ser desculpa esfarrapada, mas sei que obviamente se não veio foi por questão logística. Afinal nenhuma empresa é imbecil de anunciar, fechar parceria, gastar com tradutor e etc pra não trazer por que mudou de ideia.
Dito isso, eu só lembro desse jogo que foi anunciado e não veio.
E não vejo a mosaico com problema de tradução (e olha que traduziram até o hf4). Não vejo tópicos aqui com problemas de componentes ou falta de qualidade.
Ja vi reclamarem de só trazer versão deluxe. Já vi reclamarem de só trazer retail. Mas de qualidade de tradução ou de componentes, é raro.
E o fato de ter um ou outro jogo q foi anunciado e não veio, não faz ser uma péssima empresa, ou q não merece confiança, por que pelo menos 95% dos anúncios vem e uns 98% vem sem problema nenhum.
Nenhuma empresa é perfeita e sinceramente não sei como é lá fora. Se o público é menos chato (por que jogos lá não custam um rim) ou se lá também tem problemas, etc, mas o complexo de vira latas que vejo aqui é grande.
Quanto a meeple, eu citei como uma que gosto também. Não significa q não façam safadezas mas no geral são bem ok. E não é q me contento com pouco, mas uma empresa q no geral mais faz bem do que mal, pra mim tá bom. Tem margem pra melhorar, mas não vejo eles sendo uns filhos da pu.. Como o pessoal da conclave (com o Witcher e vários outros jogos). Ou da Buró, que discute com o público na Internet.
Ok, foi errado tapar o erro lá. Não vou passar pano. Mas falar q todo trabalho da meeple é uma bosta por causa disso. Não, não é.
Caro
LanderX
Com eu disse antes eu entendo o seu ponto de vista, mas rapaz, o que se está discutindo aqui é a postura da empresa. Não é apenas a editora que pega o dinheiro e some que merece o nosso repúdio. Obviamente, não é a mesma coisa, mas desrespeitar o consumidor, anunciar um lançamento, criar uma expectativa nas pessoas, e depois ignorá-las solenemente, como se a editora não tivesse nada com isso, para mim, ou seja, na minha opinião também é algo muito grave, e que não pode passar em branco.
Se a Mosaico tivesse vindo a público dar uma satisfação e dizer que infelizmente não pôde trazer o Campeões de Midgard ninguém diria absolutamente nada, eu principalmente. Isso sim seria ter respeito e consideração pelo seu público consumidor. Mas não foi isso que a Mosaico fez, ela simplesmente ficou cozinhando em banho-maria quem queria comprar o Campeões de Midgard, enganou as pessoas porque respondeu a diversos contatos dizendo que o jogo estava em produção, quando ela jamais iniciou isso esse processo, anunciou o lançamento no site e de repente, assim do nada, tirou o jogo do site e nunca mais falou dele. Teria sido mais digno simplesmente emitir uma nota se comunicando com o público informando que não traria mais o jogo porque ele havia deixado de ser interessante, ou até viável para a empresa. Ninguém vai esperar seriamente, que uma editora traga um jogo tendo um grande prejuízo, só porque no anto anterior ela disse que traria, mas é preciso que a empresa diga isso. E isso se torna ainda mais importante, porque para se comunicar anunciando o lançamento do Campeões de Midgard, inclusive no seu site, a Mosaico soube fazer isso muito bem, então é justo que a empresa haja da mesma forma, quando desistiu de trazer o jogo, tanto que tirou até do seu site.
Depois de passado o boom de jogos vikings, o Campeões de Midgard teve duas triagens mundiais canceladas, e isso obviamente não foi culpa da Mosaico. A editora não soube se organizar para participar das primeiras tiragens, mas isso acontece, e não é isso que é grave, nem que se condena na postura da Mosaico. O grave foi a Mosaico ver que duas tiragens mundiais do jogo foram canceladas, ou seja, a possibilidade do jogo sair ficava cada vez mais remota, mas a Mosaico agia como se o jogo estivesse em vias de sair. Nada justifica a Mosaico dizer para as pessoas que o jogo "estava em produção" e colocar isso estampando em letras garrafais no site, quando isso era mentira. E o mais grave é que a Mosaico não teve a hombridade de vir a público, de forma ampla como ela veio para divulgar o jogo, e explicar que ela não lançaria mais o jogo. Então veja como era simples: bastava soltar uma nota dizendo que o lançamento estava em compasso de espera por conta do cancelamento das tiragens mundiais, e depois soltar uma nota dizendo que não lançaria mais o jogo. Isso a Mosaico infelizmente não fez e essa falta de respeito, é o motivo da minha revolta e de muitas outras pessoas, que deixaram de comprar o jogo importado mesmo, para prestigiar um editora nacional que não merece, por conta desse tipo de prática tão lamentável.
Do mesmo modo, quando a MeepleBR deliberadamente "esconde" com um monte de cartas, a falha no tabuleiro do Arcs, como foi feito no DOFF, ela não está sendo honesta com o seu público consumidor. Assim, nessa questão de respeitar o público consumidor, todas as duas (Mosaico e MeepleBR) agem exatamente igual ao que a Conclave fez com o Old World, tentando colocar a culpa do atraso e dos erros do jogo, na fábrica chinesa.
Então veja que tudo é uma questão de respeitar e ser honesto e franco com o cliente, e isso, tanto a Mosaico, quanto a MeepleBR, quanto a Conclave, se recusam a fazer. E elas só fazem isso, porque as pessoas continuam comprando os jogos dessas empresas, apesar dos erros e desse tipo de comportamento tão ruim para com o público consumidor, que elas adotam. Além disso, com todo o respeito a você e ao seu entendimento, sempre aparece alguém para defender as editoras, por mais graves que sejam as falhas que elas comentem.
Agora, essa é a minha opinião. Para mim, a empresa tem de, acima de tudo, respeitar o seu público consumidor, porque no final do dia, são eles que compram os produtos e mantém a empresa de portas abertas. E se você pensa diferente, ou seja o que a Mosaico e a MeepleBR fizeram não tem nada demais, você está no seu direito e eu respeito totalmente, apesar do meu entendimento ser totalmente contrário ao seu, e tenho certeza que muita gente aqui concorda comigo.
E vida que segue.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio