Nos familiarizamos com Thargos ao longo dos anos. É o cenário de fantasia da série de jogos de cartas de batalha da SBG Editions, incluindo Cursed Empire: Heroes of Thargos e Battle Mages. Voltamos a Thargos em Ascendia: Seasons of Thargos, mas desta vez em um jogo de aventura com um forte elemento de "forçar sua sorte".
Criado por Philipp Kehl, a premissa de Ascendia é que 2 a 4 jogadores (embora também haja um modo solo) competem para serem selecionados para o Senhorio do vale. Para se candidatar com sucesso à seleção como Senhorio e vencer o jogo, o jogador precisa apenas ter seu personagem no hexágono central da vila e atingir o limite (10 no jogo básico). Ao fazer um lance para o Senhorio, rola dois dados de seis lados, mas apenas o seu resultado mais baixo conta; sempre que você tirar um 5 neste jogo (o máximo no d6 personalizado), é tratado como um dado explosivo (ou seja, pode rolar outro dado e adicioná-lo ao total). Antes de fazer seu lance, porém, terá coletado fichas de Renome por aventurar-se, e estas também contam para o seu total; então vá para a vila com nove fichas de Renome e só precisa tirar um 1 para vencer o jogo. Exceto... sempre que tirar um símbolo de Guardião neste jogo, é uma falha automática. Se fizer uma tentativa de Senhorio e não conseguir, perderá todo o Renome que arriscou na tentativa. Portanto, é aconselhável também vir equipado com pelo menos algumas fichas de "pontos de história" ativas que podem ser usadas a qualquer momento do jogo para comprar relançamentos.
O caminho para fazer seu jogo final correr para a glória é explorar o tabuleiro modular de 18 hexágonos. Tentará coletar matérias-primas, usadas para criar itens que aprimoram a capacidade do seu personagem de lutar, encantar ou forragear, e para apaziguar os Guardiões que aparecem sempre que um jogador rola aquele símbolo. Se todos os Guardiões estiverem no tabuleiro quando outro Guardião for rolado, o jogo termina para todos. Ascendia tem o subtítulo " Estações de Thargos" e a cada rodada uma carta revela qual hexágono deve ser virado para o seu lado de inverno. Peças no lado de inverno normalmente não permitem forrageamento ou exploração, então pode esperar que o tabuleiro fique cada vez mais restrito ao longo do jogo. E a virada de peças também serve como um cronômetro: o jogo termina se todas as peças estiverem no lado de inverno e, novamente, todos perdem.
Embora isso possa parecer implacável, Ascendia é na realidade um jogo de aventura leve e família com arte atraente de James Churchill , Martin Paz Romero e Ryan Verhagen . O sucesso ou fracasso de tudo o que você faz é determinado pelas jogadas de dados, então inevitavelmente há um alto fator sorte, mas você pode esperar mitigar os azares equipando seu personagem com itens que aprimoram suas habilidades (dando a ele dados extras ou um acréscimo à jogada) e adquirindo e gastando fichas de pontos de história que permitem que jogue novamente.
Descobrimos em nossas jogadas no Board's Eye View que cada partida de Ascendia tem um arco distinto. Alguns jogadores se concentram inicialmente em coletar e aprimorar recursos, outros se dedicam desde o início a buscar "encontros" que envolvem principalmente lutar contra bandidos ou envenenar enxames de ratos. O sucesso nesses encontros é recompensado com dois pontos de Renome. Ao encontrar animais, pode lutar contra eles por sua pele (uma matéria-prima essencial para vários dos itens criados) ou pode domar um animal como companheiro para adicionar sua habilidade passiva. Alguns companheiros animais permitem que vire um dado para o lado oposto, o que significa que pode transformar uma jogada de Guardião (falha automática) em um 5 explosivo! Embora seja um jogo competitivo, haverão momentos em Ascendia em que os jogadores se encontrarão trabalhando juntos. Pode precisar fazer isso para evitar o gatilho de derrota dos Guardiões, mas o jogo, de qualquer forma, incentiva o semi-cooperativo porque, um empreendimento conjunto, recompensa todos que contribuem.
No final das contas, porém, o jogo termina com uma corrida pela glória — uma tentativa de conquistar o Senhorio antes que o inverno tenha tomado conta de toda a terra. Se for muito cedo e mal equipado, provavelmente não terá sucesso, perdendo todo o seu Renome e, na prática, ficando completamente fora da disputa...O timing é tudo!
Traduzido*** por Marcelo GS ***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto • Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.