Considero a variante oficial para 2 jogadores um tanto injusta e pouco criativa (sortear uma peça para definir a posição acionária de um jogador fictício).
Desde que ganhei este jogo (versão americana 2023), há cerca de um ano, li alguns fóruns no BGG (esse jogo é MUITO jogado nos EUA) e fiz uma variante baseada em algumas outras que achei por lá.
Nas minhas jogatinas com minha esposa as partidas ficam quase sempre bem acirradas e tensas, decididas no detalhe, em que um passo errado pode custar a vitória.
Vou enviar o arquivo em PDF aqui no Ludopedia para aprovação, mas as regras seguem abaixo:
Visão geral
Dois jogadores competem para ganhar mais dinheiro comprando e vendendo ações. Porém, também há no jogo um “Corretor”, que recebe comissões (representadas por cartas/ações) sempre que os jogadores compram papéis de uma empresa. Os corretores não colocam peças e não recebem qualquer dinheiro durante o jogo. Suas posições acionárias em cada empresa serão importantes para definir acionistas primários, secundários e terciários durante e no final da partida.
Esta variante usa as regras Acquire regulares sempre que possível. Se estiver em dúvida sobre uma situação, as regras devem ser aplicadas com isso em mente.
Configuração
Cada jogador possui NOVE e não seis peças sob seu controle.
Deve-se utilizar o Modo Tycoon (Modo Magnata).
A informação sobre a quantidade de ações e dinheiro deve ser fechada.
Comissões do Corretor
Sempre que qualquer jogador comprar ações, o corretor recebe uma comissão (da mesma empresa) de acordo com a quantidade comprada:
Se o jogador comprar 1 ou 2 ações, o corretor recebe UMA ação.
Se o jogador comprar 3 ações, o corretor recebe DUAS ações.
A informação sobre a quantidade de ações do corretor deve ser fechada. Empilhe cada tipo separadamente com as ações viradas para cima. Conte somente quando houver fusões e no fim do jogo.
Fusões e Bônus aos Acionistas
Quando ocorrerem fusões, contam-se as ações dos dois jogadores e também do corretor para definir quem são os acionistas primários, secundários e terciários. Os jogadores recebem seus bônus correspondentes, diferentemente do corretor, que não recebe qualquer pagamento.
Manter, Vender ou Negociar
Após a fusão e distribuição do bônus aos acionistas, deve-se decidir sobre manter, vender ou negociar as ações da empresa absorvida. O jogador que criou a fusão é o primeiro a resolver, seguido SEMPRE do outro jogador, e, por fim, do corretor.
Os corretores sempre negociam suas ações (troca duas ações da empresa absorvida por uma da empresa sobrevivente), se possível. Caso não haja mais ações da empresa sobrevivente, o corretor mantém as ações e NUNCA as vende.
Fim do Jogo
O jogo termina conforme as regras normais. As ações do corretor influenciam a distribuição de bônus de acionistas para todas as empresas ativas no fim da partida, mas ele não recebe dinheiro por elas.
Após vender todas as ações restantes pelo preço de mercado das empresas, os jogadores somam seu dinheiro e o mais rico é o vencedor do jogo.