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  4. Análise: Arydia

Análise: Arydia

Arydia: The Paths We Dare Tread
  • avatar
    gabrielasandrini22/10/25 08:00
    avatar
    gabrielasandrini
    22/10/25 08:00
    140 mensagens MD

    https://ludopedia-postagem.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a8871_4fr0ig.png



    Post original: https://coopgestalt.com/2025/01/04/a-review-of-arydia-the-paths-we-dare-tread-part-i-unboxing-set-up-solo-play-and-first-impressions-after-20-hours-of-play/


    Arydia: The Paths We Dare Tread é uma campanha de aventura cooperativa ambientada em um universo de fantasia. Estava no Kickstarter em agosto de 2021 , e prometia entrega em dezembro de 2022. Chegou na minha casa em 30 de dezembro de 2024! Então, está com 2 anos de atraso! Quer dizer, estava esperando por isso há algum tempo: estava em 6º lugar no meu Top 10 de Jogos Cooperativos Antecipados de 2022!

    Valeu a pena esperar? Vamos dar uma olhada!

    Unboxing: Dia 0 (30 de dezembro de 2024)

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/979c2_4fr0ig.png


    Esse é um grande jogo! Ocupou a caixa de entrega inteira sem espaço extra! Assim que esse jogo chegou, fui até a sala de jogos e imediatamente o abri! Veja a lata de Coca-Cola abaixo para ver a escala! É ENORME!

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    O livro de regras tem um tamanho razoável e uma ótima arte: fica bem no topo. Há alguns punchouts abaixo do livro de regras: estes são punchouts REALMENTE bons: são de papelão grosso e muito bem escritos (e legíveis). São todos tokens que saem lentamente conforme joga: não precisa socar as coisas até precisar delas (o que é legal).

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    E o que é tudo isso? Tanta coisa legal!

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    Existem alguns tokens (vermelho para dano, laranja para “desgaste” e dados de combate), bem como algumas minis. Os minis são SEM CABEÇA! Você me ouviu! Sem cabeça! Veja abaixo!

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    Você quem escolhe uma cabeça que combine com o personagem que escolheu!  

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    Então, se escolher esse cara com esse corpo, pode fazer a mini! Essa é uma ideia legal, mas precisa ter muito cuidado ao colocar a cabeça... Estava com medo de quebrar alguma coisa! Funcionou, mas...só tome cuidado. Há muitas caixas em cores diferentes; cada cor está correlacionada a um “Caminho” ou a um tipo de personagem (Classe) que pode escolher. Existem essencialmente 3 caixas para o seu Caminho: as caixas de cartas, os Baús de Tesouro…E as caixas longas e finas . Essas são todas para seu personagem!

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    Mas quero terminar meu unboxing da mesma forma que terminei o Dia 0: montando os decks de cartas e mapas. Esses decks de cartas (veja três caixas acima) controlam como o jogo se desenrola: as histórias, os combates, as voltas, as reviravoltas... todo o jogo está nesses três decks.

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    Uma das primeiras coisas que precisa fazer é colocar os suportes nas caixas de papelão para indicar onde as diferentes seções começam e terminam. Esta é literalmente uma das primeiras instruções no início rápido: “Inserir divisores”...

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    Então, no final do meu primeiro dia de desempacotamento, acabei colocando os divisores. Isso foi... mais trabalhoso do que esperava, pois os baralhos de cartas têm uma maneira muito precisa de serem montados. Acho que passei uns bons 30-45 minutos inserindo os divisores (não ria! É verdade!).

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    Há também divisores para os mapas (sobre os quais falaremos na seção Dia 1 abaixo) que tem que inserir. Sério! Dá mais trabalho do que pode esperar colocar esses encartes! Então, no final do Dia 0, configurei todos os divisores e desempacotei o jogo básico. No geral, provavelmente gastei 2 horas para chegar a esse ponto.


    Começando a Primeira Partida: Dia 1 (31 de dezembro de 2024)

    NOTA: Algumas coisas aqui podem ser consideradas spoilers, já que são do Guia de Início Rápido, mas são as primeiras coisas que verá, então não é um spoiler. Sinta-se à vontade para pular essa parte se quiser ficar completamente surpreso.

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    Não focamos muito nisso no Dia 0, mas há um Guia de Início Rápido muito bom (veja o livro acima) para orientar os jogadores durante o jogo.  Este Guia de Início Rápido tem 16 páginas... sim, absorva essa informação...um Guia de Início Rápido com 16 páginas! Isso porque o livro de regras tem 36 páginas! E ainda assim, o Guia de Início Rápido faz um ÓTIMO trabalho para entrar no jogo! Passei o Dia 0 configurando os decks e mapas (o que é descrito na página 1 do Guia de Início Rápido). A próxima página tem os componentes! Os componentes são listados de forma interessante tanto no Guia de Início Rápido (veja acima) quanto no Livro de Regras. Quer dizer, uma boa lista de componentes e texto correlato é ESSENCIAL para qualquer bom livro de regras, então sou totalmente a favor!

    O próximo passo, no qual passei boa parte do Dia 1, é a Criação de Personagem (veja a página 4 do Guia de Início Rápido acima). Isso o guia pelo processo de escolha de um Caminho (Ladino, Clérigo, etc., basicamente uma Classe de Dungeons and Dragons).

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    Escolhi as caixas roxas, então eu sou um Ladino! (pode ler o resumo de cada tipo se quiser mais informações antes de escolher). A pequena caixa de cartas contém um d20, alguns cubos coloridos e cartas descrevendo suas habilidades. A caixa longa e fina contém suas fichas de personagem… que são todas placas de camada dupla!

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    Veja acima como meu Ladino tem seu quadro de habilidades (esquerda), quadro de personagem com habilidades e inv (direita), o perfil do personagem (acima, direita) e as cartas de habilidades mais descritivas (acima, esquerda). Neste ponto, também escolhe seu nome, mini personagem, cabeça (o que ainda soa estranho) e raça. Sua raça escolhida, também recebe algumas habilidades especiais (o Humano ganha uma jogada gratuita de vez em quando).

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    Esse processo de escolha de personagens foi muito bem feito! Eles até dão uma dica de como o combate vai funcionar: veja como uma página tem um perfil blindado, qual armadura cobre quais áreas? O próximo passo é começar o mundo! Este jogo é uma combinação de exploração, combates, quebra-cabeças e missões! Começa no Mapa do (“the Basin”, veja abaixo) e explora, procurando por coisas!

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    Há um mecanismo REALMENTE LEGAL para descobrir os hexágonos: os hexágonos são inseridos, mas pode "empurrar" o furo do hexágono no mapa e retirá-lo facilmente, pois há uma pequena saliência abaixo do hexágono! Isso torna MUITO FÁCIL retirar um novo hexágono! O mundo começa inexplorado, exceto pelo acampamento do Exílio! Veja abaixo!

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    Quando explora um local (como o acampamento do Exílio), o jogo vai direcioná-lo para usar alguns dos mapas que vêm com o jogo! Os mapas são LNG (longo), MED (médio), SML (pequeno) e BIG (grande). Um lado dos mapas descreve a cena com palavras e texto!  Nesses mapas estão POI (Pontos de Interesse), FOE (inimigos, potenciais), NPC (Personagens Não-Jogadores) e outras coisas! Interage com um lugar movendo-se até ele (se começar um tabuleiro com um FOE... começa o combate imediatamente! Ainda não chegamos lá!)

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    Interagir com um NPC (ou POI) é basicamente o mesmo: todos os interessados vão para aquele Local! Pega a carta deles e lê! O primeiro NPC que encontra é o Líder da Guilda, Thades ! Então um jogador "lê" a carta para todo o grupo, e o grupo toma decisões! O grupo pode perguntar sobre a GUILD, os SQUILLS, PRACTICE DUMMY ou LEAVE! Basicamente, essa interação é como algumas das aventuras de apontar e clicar que já vimos antes (veja nossos Top 10 Jogos de Aventura Cooperativos de Apontar e Clicar )! E às vezes essas interações apontarão para um novo mapa, uma nova carta, uma nova CHAVE (uma maneira de manter o controle de aventuras abertas) ou outras coisas! Este jogo definitivamente tem muito combate! Estamos lutando contra o Practice Dummy!

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    Cada caixa FIG tem um monte de caixas fechadas, então não podemos ver o que está por vir... só podemos ver a caixa da mini que queremos! Isso mesmo! As minis estão todas “escondidas” até encontrá-las! Tão legal! (Calendário do Advento!)

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    Então, neste ponto, mudamos para OUTRO livro de regras, o livro Combat Example! Cada Caminho (Classe de personagem) tem um livro de exemplo de combate diferente ! Veja todos os 6 acima! Isso mesmo, você tem um passo a passo específico PARA CADA Classe (Caminho) DIFERENTE!!!

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    Isso é muito legal, pois meio que conta como o personagem funciona! A classe Rogue-like (quero dizer, Path) é muito sobre se esconder e armar armadilhas! Este tutorial de 4 páginas leva você por um combate com o Practice Dummy, mostrando todas as coisas diferentes que pode fazer! Basicamente, o combate alterna entre os bandidos (o boneco de treino aqui) e os mocinhos (você e seu grupo).   Um deck controla o que os Bad Guys fazem: geralmente aumentando o nível de THREAT ou realmente atacando usando o nível de THREAT atual! Quanto mais THREAT houver, mais intensos serão os ataques dos Bad Guys! Quando os Bad Guys atacam você, eles “acertam” automaticamente (a menos que  tenha algum mecanismo como o Rogue para ficar escondido) e causam dano com base no dado que rolam. O Practice Dummy rola um dado VERMELHO e acerta bem no meio! Vimos um mecanismo semelhante para revidar em Sleeping Gods ( veja nossa análise aqui )! Esta foi uma das nossas partes favoritas de Sleeping Gods ! Parecia um mecanismo de combate muito legal ter seu corpo “mapeado” para golpes!

    Os Bad Guys têm um sistema similar, onde eles têm uma série de "acertos" e só mata os Bad Guys se acertar todos os pontos! Os Bad Guys posteriores têm significativamente mais locais que contêm pontos de dano, então eles são mais difíceis de matar! (Pequeno spoiler na imagem acima, mas acredite em mim, você não verá este cara chegando!)

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    Então, consegui explorar uma pequena parte do mundo e ter meu primeiro combate! E ainda estava apenas na metade do Guia de Início Rápido ! No entanto, fiquei sem tempo. Foram umas boas 4 horas de preparação, exploração e jogo. Mas esse Guia de Combate é TÃO BOM!!! Adorei! Realmente senti que entendi o combate depois disso!



    Recompensas, Níveis e Exploração: Dia 2 (1º de janeiro de 2025)

    Então, agora na metade do Guia de Início Rápido, tinha o dia todo para jogar no dia 1º de janeiro!! Recebi minhas recompensas (alguns pontos de experiência) e segui em frente. Aliás, os Pontos de Experiência facilitam o aumento de nível e o aprimoramento do seu personagem. Deixe-me repetir: você pode aprimorar seu personagem! Consegui explorar o Local um pouco mais e encontrei uma caverna bacana na mesma área. Isso me deu uma CHAVE (pense em palavra-chave) que me permitiu sair do mapa e seguir para mais explorações.

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    Assim como o NPC, a interação com um POI parece um videogame!!! O Guia de Início Rápido também fala mais sobre CHAVES e MUDANÇAS DE ESTADO (uma maneira de manter o controle de missões completas). Uma MUDANÇA DE ESTADO representa algo “mudado” na Aventura e a maneira como a carta lida com isso. Em seguida, pode ir a uma cidade e se curar. Para aqueles que já jogaram Dungeons and Dragons, as cidades são pontos de passagem muito importantes para se curar e obter coisas novas! Neste caso, o Campo do Exilio também permite que suba de nível! O verso da carta Path tem um Guia de evolução!

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    Optei por fazer uma cópia, para não usar as cartas originais (também pode baixá-las e imprimi-las). Subir de nível é um ótimo momento para o aventureiro, pois ele pode escolher novas melhorias para suas habilidades!Também podem escolher uma nova habilidade na árvore de habilidades (se tiverem os pré-requisitos)! Agora, depois de subir de nível (e curar), estamos prontos para explorar o mundo! O deck de exploração acima é usado para lhe dizer como a exploração está indo! Basicamente, dependendo do terreno pelo qual está viajando, pode ter um simples sucesso viajando ou alguma dificuldade!! Veja a carta acima, como Montanhas, mar e placas/estradas são apenas uma viagem simples, mas Planícies, Pastagens, Florestas e Gelo fica frustrado! Basicamente, pode virar algumas de suas fichas para representar as dificuldades. Não é um grande problema quando começa as viagens, mas é possível que as dificuldades comecem a atrapalhar caso não descanse depois de muitas viagens! Achei esse mecanismo bastante temático, simples e interessante!

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    Neste ponto, o Guia de Início Rápido terminou e estava pronto para enfrentar o mundo! O Guia de Início Rápido leva você por tantos mecanismos do jogo tão bem, que não senti necessidade de ler o livro de regras!! Aprendi Viagem, Dias e Descanso, Pontos de Interesse, Personagens Não-Jogáveis, Combate, Experiência, Subida de Nível, Viagem pelo Mapa-Múndi, Viagem por Localização, Ações da Cidade, Andares e Escadas, Eventos, Criação de Personagem e muito mais!

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    Explorando o Mundo (Dia 3, Dia 4, …)

    Desse ponto em diante, estava explorando o mundo sozinho, subindo de nível e encontrando as histórias desta terra!  Arydia acabou na minha mesa continuamente por cerca de 6 a 7 dias. Alguns dias, jogava por horas, ou alguns dias era apenas um combate. Mas não conseguia me obrigar a colocá-lo de volta na caixa... há um mecanismo de SALVAR, mas ainda dá muito trabalho SALVAR e CARREGAR de volta. É mais fácil mantê-lo na mesa.

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    Livro de regras


    Ótimo livro de regras. Ele cai um pouco, mas o livro de regras é tão bem feito que estou disposto a ignorar isso. Honestamente, não precisava de um livro de regras (porque o Guia de Início Rápido é tão incrível) a menos que estivesse procurando uma regra específica! E adivinha?? Há um Índice! Há um Índice muito bom na última página! Então, este livro de regras entregou e se tornou um bom recurso quando precisei. Vamos ser claros, este é um jogo complicado, então sempre há perguntas que não são abordadas (qual é a ordem das operações de um golpe de combate se o último golpe danifica um ponto, o que cura outro ponto? A cura acontece antes da morte final?), mas no geral, fiquei muito feliz com o resultado.

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    Na verdade, o Guia de Início Rápido e o Guia de Combate me deram TANTA confiança para simplesmente começar! O Livro de Regras com seu Índice funcionou bem quando precisei. Este é um dos jogos mais bem documentados que já vi em algum tempo. Parabéns!


    O que é isso? Você sabe o que é Ultima IV?

    O que é esse jogo? Se tivesse que descrever o jogo para alguém que jogou videogames nos anos 80, diria que Arydia: The Paths We Dare Tread me lembra muito Ultima IV para Apple II e Commodore 64! Se você já jogou Ultima IV , sabe o que é isso! É um jogo onde a exploração é um componente importante do jogo! Você explora o mapa grande (como em Ultima IV) e os mapas pequenos (como em Ultima IV). Sua interação com os NPCS e o ambiente parece a mesma maneira como interage com NPCS em Ultima IV!  "Eu sou o rei de Eros! Sou tudo sobre Honestidade!" "Fale-me sobre Honestidade!"   O sistema de interação de palavras-chave parece Ultima IV! E o combate, que é uma parte importante do jogo, parece um pouco com o combate do Ultima IV! Interage em uma grade e se move! Mas Ultima IV também é sobre missões e exploração!

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    Mas, se você é um jogador mais moderno e não tem ideia do que é Ultima IV, diria que ele parece Gloomhaven: Jaws of the Lion ... com mais história e exploração. Jaws of the Lion é um jogo de exploração e combate de fantasia com ótima integração... parece familiar? Agora, não me entenda mal, eu gosto de Gloomhaven: Jaws of the Lion ( veja nossa análise aqui ), mas sempre senti que havia muito foco no combate. Claro, sempre havia alguma exploração e tal, mas no final do dia, parecia que a maioria das horas que investiu no jogo eram principalmente combate! Sinto que as pequenas histórias, missões e quebra-cabeças em Arydia são mais... divertidos? É por isso que faço a comparação com Ultima IV : o fim de todo Ultima IV é perseguir as missões e histórias, com o combate sendo parte disso, enquanto Gloomhaven (todos eles) parece ter muito mais jogabilidade focada em Combate.
    Arydia: The Paths We Dare Tread parece a manifestação do jogo de tabuleiro do videogame Ultima IV! 

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    Jogo Solo

    Então, Aydia: The Paths We Dare Tread tem um modo solo (obrigado por seguir a Lei de Saunders)! E adivinha? É um verdadeiro modo solo: um jogador jogando com um personagem! (Embora o Livro de Regras mencione que pode jogar com vários personagens, isso só vai deixar o jogo solo mais lento). Este jogo funciona muito bem como um jogo solo. Em alguns lugares no texto, há pequenos ajustes para jogos solo (os RP: Role Play Points, por exemplo, permitem que o Personagem Solo tenha mais RP do que o normal), mas em geral os jogos parecem escalar muito bem. Como dissemos antes, este jogo tem uma ótima documentação, então há poucos lugares (como Role Playing Points) onde acontecem ajustes para jogo solo, é muito bem documentado!

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    O combate parece escalar bem, já que alterna entre o cara mau e o cara bom (um do grupo). Por exemplo, considere um jogo de 4 jogadores: em quatro turnos, os caras maus vão 4 vezes, e cada membro do grupo vai uma vez. Para um jogo solo, esse equilíbrio permanece: os caras maus vão 4 vezes e os caras bons vão 4 vezes... é só que o jogador solo vai todas as 4 vezes! A única coisa com que me preocupo é que o jogador solo pode ter poucos pontos de vida, já que um jogo de 4 jogadores teria 4x os pontos de vida! O que equilibra isso, é claro, é que todas as atualizações são aplicadas ao personagem solo, então ele tende a ser mais um super-homem conforme sobe de nível...Francamente, essa foi uma ótima experiência solo. Provavelmente joguei cerca de 20 horas enquanto escrevo isso, e realmente estou gostando. Gosto da sensação de exploração e combate de videogame. Esse jogo provavelmente estará no meu Top 10 de jogos solo de 2025. 

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    2024  ou 2025?

    O jogo foi entregue na minha porta em 30 de dezembro de 2024. Li "muito" do Guia de Início Rápido em 31 de dezembro, mas terminei o Guia de Início Rápido em 1º de janeiro de 2025. Então, este é um jogo de 2024 ou de 2025? O BoardGameGeek lista a data como 2025 ! Já que está TÃO PERTO do fim do ano... e muitas pessoas no Kickstarter ainda não receberam sua cópia, estou chamando de um jogo de 2025!

    O que gostei

    Hidden Minis: A maneira como as figuras são reveladas apenas uma de cada vez por meio de um mecanismo tipo Calendário do Advento é muito boa. Não tenho ideia conta o que estarei lutando até abrir a portinha da Caixa da Figura!

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    O Sistema de Cartas: O estado do mundo é tratado nas três caixas de cartas acima. Quais aventuras jogou? Com quais NPCs conversou? Onde suas Viagens o levaram? Este sistema pareceu funcionar tão bem! Em vez de ficar preso em um grande livro cheio de referências cruzadas, este sistema de cartas torna a aventura "do tamanho de uma mordida" para que nunca se sinta sobrecarregado pelo texto! Há aventura suficiente nas cartas para manter o jogo interessante, mas não texto suficiente para ser esmagador! (Estou olhando para você, My Father's Work como um jogo exemplar com muito texto...).

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    O Guia de Combate: O fato de haver um guia de combate adaptado a cada tipo de classe (Path) no jogo é tremendo! Cada classe (Path) tem um estilo de jogo tão diferente, é ótimo ver Arydia abraçar todos os estilos diferentes! É como ter 6 especialistas diferentes em Cleric, Rogue, Mage, etc! Isso funciona muito bem!

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    A Aventura: adoro que esse jogo seja todo sobre aventuras também! As cartas apresentam histórias e interações que fazem com que pareça um videogame! Ultima IV!

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    Subindo de nível : Conforme explora este mundo, sobe de nível e se torna melhor! Escolhe habilidades que ficam cada vez melhores, e pode até mudar de direção na sua árvore de habilidades! Uma das minhas maiores reclamações sobre Sleeping Gods é que nunca dá pra sentir que estava melhorando, mas apenas se virando (tive uma reclamação semelhante sobre Lands of Galzyr , mas nunca revisamos isso). Aqui em Arydia , você fica definitivamente melhor, e sente que tem uma mão na escolha da direção! Sente-se envolvido conforme se torna mais poderoso! Simplesmente sinto que isso é muito envolvente!

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    Bem pensado: A produção é incrível e bem pensada. Tudo no jogo parece ser uma decisão bem pensada. Como esse jogo se encaixa? Há até um guia na lateral da caixa.

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    Combate: O combate em Arydia é interessante e diferente, mas não é o foco inteiro do jogo (como o combate de Gloomhaven é). Gosto do combate, mas não sinto que ele toma conta da minha vida. Posso explorar quando quiser e fazer combates também!

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    Resetável: Pode redefinir o jogo de volta ao seu estado original: este não é um jogo legado.

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    O que não gostei

    Sobrecarga: Às vezes me sentia sobrecarregado. Quando explora um novo local, tem que encontrar todos esses mapas, então todos esses POI e NPC, e todas essas novas minis, e preparar tudo. Às vezes era um pouco esmagador. Parte disso provavelmente desapareceria no jogo cooperativo com mais pessoas para dividir a carga, mas há muita manutenção pelo jogador solo para manter este jogo funcionando.

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    Apenas um jogo salvo: há apenas um jogo em andamento. Ponto final. O estado das caixas de cartas representa a maioria do estado deste jogo. Não pode ter vários jogos em andamento! Conseguimos ter um jogo solo e um jogo cooperativo rodando simultaneamente em Tidal Blades 2 ( veja nossa análise aqui ), mas apenas porque a maior parte do estado estava nas folhas e em algumas cartas. Aqui em Arydia, só pode ter um jogo em andamento.

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    Conclusão

    O jogo solo tomou conta da minha vida por cerca de uma semana! Amo Arydia: The Paths We Dare Dread ! Definitivamente valeu a pena esperar (do #6 no nosso Top 10 de Jogos Cooperativos Antecipados de 2022!) mesmo tendo demorado dois anos extras para chegar! Este é um 8,5 ou 9/10! Parece um videogame de exploração que continuei jogando!Infelizmente, não posso dizer nada sobre o jogo cooperativo (de 2 a 4 jogadores) porque só joguei solo! Por melhor que seja esse jogo, não posso ter vários jogos acontecendo ao mesmo tempo! Então, agora que joguei o jogo solo e realmente gostei...Vou reiniciar o jogo de volta ao estado original (esta campanha é reinicializável) para que meus amigos e eu possamos experimentar o Jogo Cooperativo! Isso me deixa muito triste, pois perderei todo o progresso na minha campanha de mais de 20 horas!  

    Se ver uma análise da Parte II disso, saberá que me desintegrei e reiniciei o jogo para poder jogar cooperativamente com meus amigos! Se, por outro lado, nunca encontrar uma Parte II desta análise... bem, talvez não quisesse perder meu progresso...e egoisticamente continuei jogando o jogo solo...

    Vamos ver o que acontece!



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    https://coopgestalt.com/
    Por Richard Saunders (saunders)


    Traduzido*** por Marcelo GS
    ***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
    •⁠  ⁠Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.

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    Comentários:

  • Kodo
    300 mensagens MD
    avatar
    Kodo22/10/25 08:28
    Kodo » 22/10/25 08:28

    Parece um jogão 

    2
  • ChrisOliveira
    866 mensagens MD
    avatar
    ChrisOliveira22/10/25 10:45
    ChrisOliveira » 22/10/25 10:45

    Mais um jogo épico, inovador, gigante, indispensável e inesquecível que praticamente ninguém fala mais nada. Com exceção desse post.

    1
  • samsgamecave
    406 mensagens MD
    avatar
    samsgamecave22/10/25 12:25
    samsgamecave » 22/10/25 12:25

    Jogaço. Não existe nada igual! Fiz gameplay detalhado dele lá no meu canal pra aqueles que ainda não viram:

    https://youtube.com/playlist?list=PLgdgdd5FGrjtKogFNC9JZFJhJTPF9SA-R&si=AXOOdn-IkKoAKBMn

    7
  • MatheusAleM
    257 mensagens MD
    avatar
    MatheusAleM23/10/25 02:20
    MatheusAleM » 23/10/25 02:20

    Gostei do que vi (não joguei), mas é muito tempo perdido arrumando componente e catando peça. Muita paração, quando começa a ficar empolgante vem uma instrução de arrumar componente e catar peça. Além disso, a rejogabilidade é bem prejudicada e a história é marromeno. Considerando o preço, a trabalheira e a proposta, acho mais prático e divertido chamar 2 pessoas, pegar uns 3 kits de dados e jogar uma aventura pronta de D&D.

    3
  • starfox
    62 mensagens MD
    avatar
    starfox22/11/25 19:28
    starfox » 22/11/25 19:28

    Está de novo no Gamefound

    0
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Arydia: The Paths We Dare Tread - Análise: Arydia
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