Vou te passar o bisu.
Leia este tópico, sobre o uso do NotebookLM para pesquisas específicas de IA baseadas em documentos que vc carrega:
https://ludopedia.com.br/topico/90992/como-usar-a-ia-para-te-ajudar-com-as-regras-nao-usem-chatgp
Diferente de das IAs genéricas, aqui é certeiro, ele não erra, porque se baseia somente nos documentos que vc carrega.
Tenho usado direto para qualquer jogo e tem funcionado perfeitamente, principalmente pra tirar dúvidas no meio da partida de forma instantânea e não ficar travado...
Para o caso do Ragnarok, carreguei o manual e mais 3 pdfs de FAQ do BGG.
-------
Vou colar aqui a resposta das suas perguntas:
1 - Não, um jogador não pode recuar para um território que ainda não foi dominado por nenhum oponente (ou seja, uma região neutra).
As regras de Recuo (Withdrawal) especificam que os exércitos devem ser movidos para qualquer Região adjacente controlada pelo seu proprietário. Se não houver tal Região disponível para recuo, os exércitos devem ser mortos (removidos do tabuleiro para a Reserva do jogador). Embora o Drakkar possa funcionar como uma "ponte" para movimento, tornando as regiões adjacentes ao mar com o Drakkar adjacentes entre si para fins de movimento, a condição principal de que a região de destino seja controlada pelo proprietário ainda se aplica ao recuo.
2- Não, um jogador não pode recuar para um território dominado por um oponente.
Conforme as regras de Recuo, o destino do exército deve ser uma Região "controlada pelo seu proprietário". Um território controlado por um oponente, mesmo que não tenha exércitos, não atende a esse requisito. As regras de recuo referem-se apenas ao controle da Região, e os exércitos de outros jogadores não afetam o recuo
3 - Não, um jogador não pode recuar para um território que contenha exércitos de um oponente ou para qualquer território não controlado por ele.
A regra de Recuo exige que os exércitos se movam para uma Região adjacente controlada pelo seu proprietário. Portanto, o cenário de recuar para uma região não controlada pelo jogador que recua (mesmo que com exércitos de um oponente) não é permitido. Além disso, o recuo não é considerado movimento para fins de efeitos de jogo, embora uma Batalha deva ser resolvida no final de qualquer etapa do turno em que exércitos de dois jogadores diferentes estejam na mesma Região. No entanto, a condição primária para o recuo (Região controlada pelo proprietário) impede que essa situação ocorra.
4 - Ao utilizar a Ação Especial de Recrutar (Reinforce), o jogador pode apenas Recrutar um novo exército. Isso significa colocar um novo exército de sua Reserva no tabuleiro, com um valor igual à sua Autoridade. Este exército pode ser colocado em qualquer Região adjacente ao seu Drakkar ou em uma Região controlada pelo jogador que possua um Assentamento (Settlement).
Aumentar a força de um exército que já está no tabuleiro em um Assentamento é uma ação distinta, que pode ser feita durante a etapa de Manobras (Maneuvers) como parte da Ativação de um Exército, ou por meio da Ação Especial Preparar (Prepare), que oferece a opção de "Aumentar o valor de um Exército em 1, mas apenas se esse Exército estiver na Região do jogador com um Assentamento". Portanto, a Ação Especial de Recrutar é exclusivamente para recrutar um novo exército, e não para aumentar a força de um existente.