Nessa resenha, apresentamos tudo sobre Tokaido, recente lançamento da Galápagos. Além das regras e componentes, apresentamos também um gameplay completo com cinco jogadores, em uma elegante e prazerosa viagem pela estrada mais lendária do Japão, que liga Kyoto a Edo (hoje Tokyo).
Ficha do Jogo
Ano: 2012
Rnk bgg: #392
# de jogadores: 2 a 5
Tempo de setup: 5min
Tempo de jogo: 45min
Dependência de idioma: nenhuma
Categoria: Viagem
Mecânicas: movimentação ponto a ponto/set collection
Vídeos: Visão Geral + Gameplay
Visão Geral: 00:00:00 a 00:10:00
Gameplay: 00:10:00 a 00:44:00
Componentes + Setup + regras completas
Resenha
Nesse jogo, assumimos o papel de viajantes japoneses procurando ter a melhor experiência possível ao viajar pela lendária estrada de Tokaido, que liga Kyoto a Edo. Durante a viagem procuramos acumular diversas experiências, que são convertidas em pontos de vitória. Ao final da viagem, aquele jogador com mais pontos de vitória representa aquele que teve a experiência mais rica e, portanto, é o vencedor.
A mecânica de movimentação é extremamente simples. Aquele viajante que está mais atrás na estrada escolhe qualquer ponto turístico à sua frente onde deseja parar, sendo que nunca é possível voltar em um ponto que já foi ultrapassado. As pousadas são as únicas paradas obrigatórias, onde os jogadores podem comer comidas típicas antes de seguir viagem. Só podemos seguir viajem quando todos os outros jogadores chegaram na pousada.
Existem oito ícones diferentes entre uma pousada e outra, que representam os oito diferentes pontos turísticos que podem ser visitados durante a viagem. Em cada parada podemos ser recompensados diretamente com pontos de vitória ou com dinheiro, que poderá ser aplicado posteriormente em alguma visita que renderá pontos de vitória, como lembrancinhas nas lojas, doações ao templo ou comidas na pousada.
Os panoramas são uma arte a parte. A cada parada em um dos ícones de panorama compramos a próxima carta de paisagem que irá completar uma imagem com três, quatro ou cinco cartas, dependendo do panorama (verde, cinza ou azul).
Os pontos de vitória conquistados são imediatamente contabilizados no track de pontuação do tabuleiro. Além disso, no final da viagem, são concedidos pontos extras para aqueles que mais visitaram cada um dos pontos, que mais doaram dinheiro ao templo e o que gastou mais dinheiro com comida nas pousadas. Aquele jogador com mais pontos de vitória vence.
Avaliação Pessoal
Eu amei esse jogo. Inicialmente a movimentação ponto a ponto não me pareceu muito interessante, deu a impressão de ser muito linear. Porém, é surpreendente a estratégia que é necessária para traçar o seu melhor roteiro de viagem, principalmente em um jogo com quatro ou cinco jogadores. O jogo envolve uma tensão em não conseguir fazer tudo aquilo que gostaria e muitas vezes nos vemos em situações que podemos escolher entre ganhar uns pontinhos a mais ou evitar que seu adversário ganhe muitos pontos se ele for em certo local primeiro que você. Ao mesmo tempo que é tenso, é gostoso, pois dá a sensação que você realmente está em uma viagem aproveitando suas férias ao máximo. Vai para qualquer mesa, da mais leve à mais pesada e tem diversão certa. Aprovadíssimo.
Ótimo review.
E, de fato, o jogo é lindo.
Mas, após algumas partidas na arenaboardgame.com, achei a rejogabilidade baixa. E também achei suas escolhas bem limitadas. Me diverti, mas não compraria o jogo. Acho que o melhor atributo dele é a beleza mesmo.