IgorVA::Por nada!
Também achei complicado de entender o manual.
E pelo que vc falou, vai ser uma luta maior ainda aprender a jogar o viajantes caso eu consiga compra-lo um dia kkkk.
Eu gostei do estúdiosos, mas tive a sensação de ele ser muito mecânico. E jogando em 2 tá levando mais de 2h
Qual sua opinião sobre o viajantes?
Ele flui bem?
É mais dinâmico que o estudiosos?
Qual a duração em 2 jogadores?
Desde já, obrigado.
Cara, o Viajantes pra mim foi uma baita surpresa.
Por tudo o que li nos fóruns da internet, ele é o jogo que mais divide opiniões. Vi gente falar bem mal do jogo; e vi gente falar bem. Mas diferente de outros jogos, o Viajantes parecia ser menos unanimidade. Tem um canal no YouTube de que eu gosto bastante, que é o Rainbow Meeple, e elas fizeram um Review do jogo que me deixou ainda mais com um pé atrás.
Tanto que eu nem pensava em comprar o Viajantes. E só comprei porque, na promoção de aniversário da Caixinha, os 3 jogos estavam por um preço muito bom.
Pra minha surpresa, eu gostei demais da minha primeira (e até aqui única) partida do Viajantes. Foi uma delícia! Acho mesmo que gostei mais até do que do Paladinos do Reino Ocidental, que é o queridinho de muita gente, dentre os jogos do Shem Phillips e do S. J. Macdonald. [Só ressalto que, como só tive 1 partida no Viajantes, essa primeira impressão pode ir sendo ajustada, na medida em que for jogando ele mais vezes.]
Mas o manual é tenebroso. A organização dele, na minha opinião, ficou bem pouco didática. O recurso que tive foi ler o manual e recorrer a Gameplays e vídeos no YouTube pra sanar as dúvidas que tive.
E eu tenho pra mim que o manual ruim talvez seja, em parte, o que estraga a primeira experiência de muita gente com esse jogo. É só um palpite.
Eu acho que, no Viajantes, tudo é lindamente amarrado. O lance da otimização da sua caravana, no tabuleiro de jogador; o set collection que, ao mesmo tempo que te dá pontos, abre novos espaços de alocação de dados, com as ações correspondentes; te dá benefícios e recursos; e novos critérios de pontuação, que poderão orientar a sua estratégia. Some-se a isso os efeitos agregados pelas cartas de habitantes.
E o tabuleiro principal, em que você tem uma série de requisitos para avançar; e pode traçar uma rota que julgue mais interessante à sua estratégia no jogo -- gostei demais. O jogo é mais aberto, menos roteirizado - e entendo que vai ter gente que não vai gostar tanto disso, que vai se sentir meio perdido. Mas eu gostei demais! E gostei muito do lance de ir ganhando novos dados à medida que você avança na trilha.
Pra não dizer que não tem nenhum ponto negativo, eu acho que o Viajantes tem um defeito, que é a temática bastante ausente. O jogo não me passa uma sensação de viagem, de exploração, etc. As paisagens formadas com as cartas do set collection não me trazem essa impressão. E o tabuleiro central é um pergaminho. Acho que seria muito mais interessante se ele representasse paisagens, constituindo o itinerário da viagem. E aí, comparando com o Paladinos do Reino Ocidental, eu acho que no Paladinos o tema é mais presente.
Talvez eu revise essa impressão com mais partidas, mas comparando o Viajantes com o Estudiosos até aqui... talvez eu tenha gostado mais da experiência de jogo do Viajantes.
O Estudiosos tem algumas coisas mais interessantes. Por exemplo, o controle de área nos minaretes fica muito mais interessante com o lance das cartas dos califas, que permite aos jogadores mais bem posicionados no momento escolher entre três benefícios.
Eu achei o Estudiosos excelente. Mas eu acho que cometi um erro, que foi jogar a minha primeira (e até aqui única) partida no modo épico. Deveria ter acatado a orientação do manual e iniciado com uma partida casual. Resultado: uma primeira partida que durou 4 horas e, ao final, estávamos já cansados. rsrs
Sobre a duração da partida no Viajantes, jogando em 2 jogadores, deu 3h23. Mas tenha em mente que foi a primeira partida. E primeira partida sempre é uma coisa mais truncada, com muitas dúvidas ao início e consultas ao manual. Demora alguns turnos até a coisa começar a fluir mais naturalmente. Acho que dá pra melhorar bastante esse tempo. [Em favor do jogo, eu digo que nem senti o tempo passar.]