A Wizards of the Coast lançou um novo Unearthed Arcana para Dungeons & Dragons. Este mais recente conjunto de material de playtest apresenta novas subclasses de personagem com temática apocalíptica, o que pode indicar que a empresa esteja preparando o retorno a um de seus cenários mais antigos e sombrios.
Como sempre, o novo Unearthed Arcana de Dungeons & Dragons está disponível gratuitamente para download no D&D Beyond. O material de playtest utiliza as regras de 2024 e traz quatro novas subclasses para o Druida, o Guerreiro, o Feiticeiro e o Bruxo. Cada subclasse assume um tema mais sombrio e pós-apocalíptico.
O Círculo da Preservação (Druida) é focado em proteção. Druidas desse círculo podem gastar um uso de sua Forma Selvagem para criar uma grande área de vegetação que cura aliados e remove certas condições. Em níveis mais altos, é possível ignorar componentes materiais caros para magias avançadas e fazer com que essas áreas sagradas causem dano radiante a inimigos.
O Gladiador (Guerreiro) combina proeza marcial com um estilo sangrento de espetáculo. Sua mecânica Brutalidade permite aplicar efeitos adicionais de maestria de armas a cada ataque, como Vex ou Derrubar, além de adicionar o bônus de Carisma a certas jogadas de perícia. Em níveis mais altos, o Gladiador ganha a habilidade de Amparar e Mutilar, que pode enfraquecer inimigos já feridos.
A terceira subclasse é a Feitiçaria Profanada (Feiticeiro). Esse Feiticeiro pode gastar dados de vida para aumentar o dano de um ataque de magia — podendo usar seus próprios dados de vida ou os do inimigo. Em níveis posteriores, ganha auras que concedem resistência a certos tipos de dano e ajudam a recuperar pontos de feitiçaria.
Por fim, existe o Patrono Rei-Feiticeiro (Bruxo). Como o nome sugere, os Bruxos fazem um pacto com um semideus tirânico ou um déspota mágico incrivelmente poderoso. Com isso, podem conjurar certas magias como Comando ou Imobilizar Pessoa sem componentes verbais ou somáticos, além de criar auras que causam medo nos inimigos. Suas habilidades finais incluem forçar adversários a falharem automaticamente em ataques.
À primeira vista, este novo Unearthed Arcana pode parecer apenas mais um conjunto de material de playtest. Mas não é segredo que os UAs frequentemente dão pistas sobre livros ou suplementos futuros da Wizards of the Coast. O UA de subclasses arcanas apontou para novos livros de Forgotten Realms, assim como a versão revisada do Artífice antecipou o novo livro de Eberron.
Com isso em mente, há uma forte chance de que este Unearthed Arcana sugira que a Wizards of the Coast esteja considerando revisitar o mundo apocalíptico de Dark Sun em um futuro livro. Isso representaria uma grande mudança em relação à alta fantasia de Faerun ou ao estilo steampunk de Eberron.
Dark Sun se passa no mundo pós-apocalíptico de Athas, cheio de desertos estéreis, escravidão e magos tiranos que usam a vida de seus súditos para alimentar magias. O cenário tem muito mais em comum com Mad Max ou as histórias clássicas de Conan, o Bárbaro, do que com O Senhor dos Anéis. É também um cenário notoriamente problemático, repleto de estereótipos negativos.
Diante do tom temático e das mecânicas apresentadas no UA, essas subclasses se encaixariam perfeitamente em Dark Sun. Mas fica a questão de como a WOTC abordará os temas sombrios desse cenário, caso decida revisitá-lo em 2024.
Fonte:
https://techraptor.net/tabletop/news/new-dungeons-dragons-unearthed-arcana-may-hint-at-return-to-dark-sun-setting