piogovieira::gabriel::Codenomes só é popular, mas acho bem fraquinho. É impressionante que ele seja assinado pelo Vlaada.
Decrypto é infinitamente melhor mas é uma bosta de explicar.
O que tu disse do Decrypto já explica a popularidade do Codenames kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Party game, pra mim pelo menos, tem que ser algo que tu joga na mesa pra qualquer grupo, jogadores ou não, velhos ou jovens, mulas e gados e qualquer um deles consegue sair jogando sem muita explicação. Meia duzia de palavras e ta todo mundo entendendo já.
Então o melhor party game não é oq vc gasta meia duzia de palavras, é oq vc não gasta nada. O melhor jeito de explicar Decrypto é jogar uma rodada inicial, como já foi dito. Ao contrário de 99% dos board, o famoso "Vamos jogando que eu vou aprendendo" funciona aqui. Tentem.
Já joguei os dois, prefiro o Decrypto de longe. Pra mim, uma das suas principais vantagens: no Codenames, a mesma pessoa será a responsável por dar as dicas, durante toda a partida, oq pode ser cansativo (e/ou frustrante) para essa pessoa. Pode ser frustrante tb caso mais alguém, na mesma equipe, queira dar dica. E em caso de equipes grandes, alguns jogadores acabam naturalmente participando menos.
Decrypto resolve esses 3 problemas, pois a cada rodada da mesma partida, uma pessoa diferente pode ser responsável por criar as dicas. E ao mesmo tempo, se alguém não quiser ser o responsável, tudo bem também, no jogo é possível só fazer parte da equipe.