Aqui em casa sempre jogo sem a seleção prévia das 4 cartas, jogando-as à medida em que avançamos, mas essa variante também funciona com as regras normais.
Eu sempre achei o combate neste ótimo jogo um pouco chato, então pensei em uma maneira de "ameritrashizar" ele de um jeito bom, então ficou assim:
Ao executar uma ação de Conquista, o atacante rola um dado por peão (ou 2 por monstro) que estiver atacando outro peão ou feudum, e pode adicionar um salitre para rolar mais um dado. Os cavaleiros podem adicionar quantos salitres desejarem/puderem, aumentando um dado por salitre. No entanto, só o número mais alto contará para o ataque. O defensor também rola tantos dados quanto os peões defensores (2 pro próprio feudum, se for o caso), e, se o resultado mais alto do atacante for maior que o resultado mais alto do defensor, a conquista é bem-sucedida. IMPORTANTE: Ambos os jogadores, atacando e defendendo, rolam os dados ao mesmo tempo. Se jogar com a seleção prévia de 4 cartas, o defensor pode usar a carta Defesa para aumentar seu dado mais alto em +1, conforme mostra a carta. Sem a seleção prévia de cartas, o jogador defensor pode só então decidir vai gastar uma de suas ações restantes pra fazer isso. Se houver um atacante ou defensor bêbado, o resultado mais alto receberá um -1 por bêbado. Aí, se o ataque for bem-sucedido, as regras normais se aplicam, e, se o ataque falhar, nada acontece.
Acredito que isso pode aumentar a quantidade de ações de ataque durante o jogo e tornar o combate em si mais imprevisível e emocionante.
O que vocês acham disso?