Por: Linauro. Apaixonado por literatura, música e jogos, desde sempre. Descobriu nos jogos de tabuleiro uma desculpa perfeita para passar mais tempo com amigos e pessoas amadas.
Cansei da viagem
hoje faz quantos dias?
Vento de outono
(Bashō)
Mesmo nas ilhas pequenas
lavra-se a terra
As cotovias cantam
(Issa)
coisas do vento
a rede balança
sem ninguém dentro
(Leminski)
O haicai é uma tradicional forma poética japonesa, surgida no período Edo, em meados do século XVII, cujo maior expoente foi o mestre Bashō. Contemplativa e tradicionalmente inspirada na natureza, a forma poética propõe a descrição de uma cena a partir de sucessão de três imagens. Quase sempre introspectivo e impessoal, o haicai aborda a metamorfose experimentada tanto pela natureza quanto pela experiência humana. The White Castle, de Sheila Santos e Israel Cendrero, é um euro para um a quatro jogadores que retrata a então quase isolada sociedade japonesa, no mesmo período da história, através das três classes sociais - nobres/cortesãos, jardineiros/campesinos e militares/guerreiros -, que se organizavam em torno do belo Castelo Himeji, também conhecido como Castelo da Garça Branca.

Com uma forma estrutural fixa, o haicai é composto por três versos, com cinco, sete e cinco sílabas poéticas que representam, respectivamente, a sua introdução, desenvolvimento e conclusão. As suas sílabas poéticas, entretanto, incluem as sílabas finais átonas e permitem o uso de tônicas no fim dos versos. É, por esse motivo, uma métrica curta e concisa, contudo rítmica e completa. The White Castle, em sua estrutura, propõe as mecânicas de alocação de trabalhadores, gestão de recursos, ordem de turnos variável e, principalmente, alocação de dados. O jogo é dividido em três rodadas, durante as quais cada jogador executa três turnos. Em seu turno, cabe ao jogador escolher um dentre os dados disponíveis nas três pontes que dão acesso ao castelo e resolver os efeitos decorrentes. Dentre os possíveis efeitos, destaca-se a alocação dos três tipos de trabalhadores (cortesão, jardineiro e militar) nas três diferentes áreas do tabuleiro principal: castelo, poço e região fora das mulharas. Ao final, alcança a vitória o jogador que reunir mais pontos de vitória, chamados de pontos de clã.

O haicai, com sua métrica simples, porém fixa e precisa, busca a valorização dos sentidos e das imagens em detrimento de estruturas linguísticas complexas. Proporciona, com isso, uma reflexão sobre o fluir do tempo através da contemplação de imagens naturais e humanas em transformação. The White Castle, numa pequena caixa, com componentes e arte caprichados, dispensa aos jogadores a construção de imagens, ainda que em relance, do complexo arranjo que compunha a sociedade japonesa do século XVIII, especialmente, da sua rígida hierarquização social. Na poesia ou no jogo, trata-se de imprimir o máximo de sentido em cada uma das palavras ou ações, escolhidas nos três versos ou três rodadas, nas dezessete sílabas ou nove turnos.
Referências
FRANCHETTI, Paulo; DOI, Elza Taeko. HAIKAI: Antologia e História. Campinas: UNICAMP, 2012.
LEMINKSI, Paulo. Toda Poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
Imagens
Acervo pessoal.