Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Geral
  3. "Quando tudo aqui era mato..."

"Quando tudo aqui era mato..."

  • adolfocaetano
    192 mensagens MD
    avatar
    adolfocaetano17/08/25 17:20
    adolfocaetano » 17/08/25 17:20

    Uma das coisas que ainda me espantam nesse hobby é que tem sempre um pessoal achando que pra você jogar tabuleiros, precisa necessariamente entrar na sandice de hypes e de propagandas de youtubers disfarçada de conteúdo. Realmente tem gente que acredita que se diverte somente quem comprar papelão a 1000,00 reais. E que pessoas que se divertem muito jogando War e outros "crassicões" cracudos da Grow e Estrela, ou um simples dominó e canastra são frustradas.
    E é com isso que editoras e criadores de conteúdo podem sempre contar pra manter o atual estado das coisas nos lançamentos: com muito lixo de papelão e plástico custando o valor de um tratamento dentário - e antes que algum desavisado queira me esculhambar - SOU DENTISTA ATUANTE, E TENHO LUGAR DE FALA, tanto em odontologia quanto em papelões e plásticos! Sei que valores de tratamentos variam, a depender do estado de caos da boca que não vê escova nem fio; mas no geral, se você conhece e usa os apetrechos de higiene bucal, não vai gastar tanto assim.

    E sim, pra mostrar que é possível hoje, tenho uma pequena coleção, na maioria formada com jogos comprados usados e a preços "de gente normal", ou novos que não custaram o valor de um tratamento odontológico.

    Boas jogatinas e mais um dia a todos.

    1
  • Doidera
    1033 mensagens MD
    avatar
    Doidera17/08/25 17:21
    Doidera » 17/08/25 17:21

    LuisPerdomo::Só mais um detalhe que me veio à cabeça sobre essa questão do "amadurecimento" do jogador. Isso que eu vou falar independe do hobby, mas certamente é muito presente aqui também.

    Inconscientemente, o FOMO está atrelado a uma espécie de elitismo dentro de seu meio e, por contraste, aquele que fica de fora se sente em uma posição inferior se comparado àquele que está em dia com o hype do momento.

    Essa relação de importância se traduz em dinheiro de fato.

    É por isso que o jogo do hype custa 2X, o jogo evergreen custa X, e o jogo do flop custa X/2. Você não paga para ter o jogo do momento, você paga para fazer parte da tendência.

    É inevitável, somos seres sociais, e aqui estamos discutindo nosso hobby. E é saudável discutir o hobby, não jogamos o tempo todo também. O senso de comunidade também faz parte do hobby. O problema é que a importância está sempre migrando para o hype, e muita gente não responde a isso de forma saudável, seja porque gastou dinheiro à toa, ou porque não tinha dinheiro suficiente, ou até mesmo porque tinha dinheiro, mas chegou atrasado, enfim.

    Novamente, isso não se resume à nossa bolha, e qualquer mercado vai estimular isso, não sejamos inocentes, mas de fato o jogador precisa amadurecer nesse aspecto.

    Quer fazer parte do hype? Tudo bem também. Não precisamos demonizar o hype, tudo faz parte da brincadeira, mas tudo tem um preço. As pessoas reclamam por esporte.

    Eu não tenho iPhone, nunca tive, e nem tenho vontade. Poderia comprar? Sim, parcelando, como todo bom brasileiro médio, mas eu não quero, porque não faz parte da minha cultura de consumo. Eu nem tiro foto com o celular direito. Só uso os aplicativos básicos do dia a dia, mal uso redes sociais. Um iPhone não faz sentido pra mim, mesmo que eu tenha o dinheiro. Agora tem gente que fica se mordendo porque não pode participar da elite dos smartphones, porque o preço é propositalmente proibitivo para gerar um distanciamento social, não pelo valor agregado do mesmo.

    Voltemos à nossa bolha. Tem dezenas, centenas de jogos baratos por aí no mercado. Os jovens colegas já citaram alguns, mas vou citar alguns dos meus favoritos, que estão na minha coleção pessoal depois de ter vendido centenas de jogos nos últimos anos:
    - Kingdom Builder. Tenho centenas de partidas no bolso. Tem ele no BGA para conhecer. Vejo toda hora sendo ofertado por cerca de 150 reais no mercado. Pra quem gosta de material, um jogo com vários tabuleiros e mais de cem pecinhas de madeira.
    - Paper Tales. Um dos melhores drafts que já joguei na vida. Vendido por aí a 60 reais.
    - Tigris & Euphrates. Flopado há anos por aqui. Lá fora, tinha gente vendendo um rim pra comprar porque estava out of print lá. Aqui é vendido por menos de 200 reais.
    - Fantasy Realms. Outro dos meus favoritos com dezenas de partidas no bolso. Card game barato que as pessoas colocam no carrinho para completar o frete grátis.

    Enfim, poderia ficar citando dezenas de exemplos. Mas não é sobre dinheiro, é sobre vaidade, e isso obviamente tem um preço.

    É possível participar da comunidade de outros jeitos, fora do hype. Ninguém fala do jogo tal? Por que você não dá o primeiro passo? Lá fora, no BGG, eu vejo gente discutindo estratégias, aqui é só reclamação mesmo.

    Como sempre, sábia palavras do mestre @LuisPerdomo!

    Também sinto falta de discussões sobre estratégia, cada vez leio menos tópicos porque a maioria é reclamação de "menino de vó".

    Não existe melhor reclamação que não comprar, quando o financeiro dá prejuízo, as empresas acendem o alerta.

    6
  • Doidera
    1033 mensagens MD
    avatar
    Doidera17/08/25 17:23
    Doidera » 17/08/25 17:23

    LuisPerdomo::Eu entendo o ponto do jovem colega, que, sim, existem jogos que são excepcionalmente bons e por isso também são caros. Um jogo com um designer de renome, ou então uma grande promessa que foi testada exaustivamente e virou sucesso de crítica, tudo isso requer investimentos que são convertidos no preço final. E em alguns casos, realmente não tem jeito, se você quiser obter o tal jogo, é irreal pensar que você eventualmente irá adquirí-lo por um preço módico.

    A recíproca é verdadeira. Tem jogo que é barato porque realmente é "ruim". Coloco "ruim" aqui entre aspas, porque isso também é relativo. Eu conheço um monte de gente que prefere jogar Uno, War, Banco imobiliário etc., mas se você tenta apresentar um Carcassonne, eles já torcem o nariz. "É muito difícil", "tem muita regra", está fora do verniz da nostalgia e da zona de conforto dos civis.

    No nosso caso aqui, apreciadores de jogos modernos, que têm um pouquinho mais de substância, ainda existe um meio termo saudável. É aí que eu procuro chegar, inclusive nos exemplos que eu citei anteriormente. Sim, um Fusca e uma Lamborghini chegam do ponto A ao B do mesmo jeito, um iPhone e um celular do idoso ligam do mesmo jeito, cumprem suas funções básicas alcançando o mesmo objetivo.

    Uno e [insira seu top 1 aqui] divertem do mesmo jeito?

    Para nós aqui, em sua imensa maioria, sem hipocrisia, a menos que o Uno seja de fato o top 1 da pessoa, a resposta é um grande "não".

    Mas aí entra a questão do acesso, da satisfação e da ignorância, no sentido de bênção. Durante meus 5 primeiros anos de hobby, eu tinha menos de 10 jogos. Eu era feliz no simples e não sabia. Era algo como Carcassonne, Zombicide, Munchkin, Catan, Ticket to Ride etc. E naquela época, sim, falo com tranquilidade, esses jogos me divertiam e me divertiram muito. Não eram jogos que sozinhos valiam um salário mínimo. Na verdade, esses jogos eu comprei antes mesmo de saber da existência da Ludopedia. Comprei em sites genéricos de vendas. Aquele era o meu escopo, eu era feliz na minha ignorância. E fui feliz assim por muito tempo.

    O tempo passou, consumi o fruto do conhecimento. O gosto foi refinando, e o $arrafo aumentando. Hoje esses jogos do início do hobby já não me satisfazem mais como era no começo.

    Mas aí vem a inflexão, e por isso eu falo que tudo isso é relativo demais.

    Como disse, vendi centenas de jogos nos últimos 2 anos. Eu tive quase 300 jogos, hoje tenho 40. E não era uma questão de dinheiro. Era preferência pessoal mesmo. Vendi jogo de menos de 100 reais e jogo de mais de 1000 reais. Do mesmo jeito que na coleção ficaram jogos de 1000 reais, mas ficaram outros de menos de 100 reais também, porque eu genuinamente gosto desses jogos, independentemente do preço de mercado.

    Existe a possibilidade de um jovem experimentar um jogo X num evento ou na casa de um amigo, morrer de amores por esse jogo, procurá-lo numa loja e perceber que é demais para o orçamento dele? Claro que existe. É frustrante? Sim, com certeza! É o fim do mundo? O fim do hobby para ele? "Vem jogar Uno fora dessa nave louca, brother!". Certamente que não.

    Quando o assunto é se divertir, tem alternativas boas para todos os públicos, inclusive diversas versões do mesmo jogo, deluxe, KS com tudo dentro, aberto para conferência etc. E quanto mais cedo o jovem percebe que não precisa e não tem como ele jogar tudo, mais ele se liberta e se conforma, tirando esse peso das costas. Tem jogo que só de olhar a lista de componentes eu já penso "Não é pra mim! Não tenho nem mesa pra isso!". E tudo bem! Talvez eu esteja errado? Talvez seja um falso negativo e aquele seria o jogo da minha vida se eu desse uma chance? Talvez, mas como disse lá em cima, a ignorância, nesse caso, é uma benção.

    Exatamente, meu amigo!

    1
  • Doidera
    1033 mensagens MD
    avatar
    Doidera17/08/25 17:29
    Doidera » 17/08/25 17:29

    gabriel::
    storum::
    gabriel::
    storum::
    gabriel::
    storum::O problema é que, hj o Governo aumentou consideravelmente a aplicação de impostos, tempos atras mercadoria de ate 50 dólares era isenta, hj não temos mais...isso independentemente de jogos, matérias primas, etc.

    Quanta besteira meu deus... sem nem precisar entrar na tecnicalidade dos métodos de importação disponíveis pela RFB, vc tá dizendo que quem importa matéria prima faz importações de até 50 dólares que antes não eram taxadas? Vc acha que a Ford e a VW importavam pequenas quantidades de 50 em 50 dólares para não ser taxado? Kkkkkkkk pelo amor de deus

    Quem esta dizendo isso é vc kkkk se vc nao entendeu, deixei bem claro que a área de tributos (todos de maneira geral) impactou consideravelmente na área de importação do país. O tarifaço de maneira global foi bem mais além...
    O problema no hobby é que desinformados como vc preferem atacar as editoras antes de entender a realidade.


    Ps " A regra dos 50 dólares sempre foi voltada pra pessoa física, não pra montadora. Estuda antes de vir pagar de entendido."

    pessoa fisica importa materia prima? hahahahahah boa tentativa

    Você está tentando inventar argumento onde não existe. Eu nunca disse que pessoa física importa matéria-prima em escala industrial, muito menos que montadora faria isso em pacotinho de 50 dólares.(tamanha burrice que vc falou e que se passa na sua cabeça). O que eu disse — e mantenho — é que a mudança nas regras de tributação e fiscalização afeta todo o fluxo de importação, desde compras pequenas até cadeias maiores, porque mexe no custo global. Se não consegue compreender essa lógica simples, não tenta desviar o assunto com piadinha. Informação não é tentativa, é fato.

    caro colega de fórum, eu afirmo com tranquilidade que nenhuma "mudança nas regras de tributação e fiscalização afeta todo o fluxo de importação". Talvez pq eu trabalhe com isso, mas isso é só um detalhe. Entrando na tecnicidade que eu estava tentando evitar, mas como eu já disse aqui diversas vezes nesse fórum (no qual infelizmente é impossível realizar busca de mensagens por usuário, senão eu poderia só citar o link):

    - pessoas físicas importam por meio do regime de tributação simplificada. Empresas também podem adotar este regime em remessas de até 3 mil dólares. Este é o regime afetado pelo ministro neoliberal Fernando Haddad.
    - empresas que trabalham com importação de insumos ou mesmo produtos prontos para revenda em grande quantidade - ou seja, acima do limite supracitado de 3k USD - não utilizam o regime de tributação simplificada. Neste caso cada mercadoria possui uma alíquota de II baseado na NCM e variando pelo tipo de mercadoria, IPI baseado na TIPI e variando pelo tipo de mercadoria, PIS e COFINS fixos. Existem uma série de benefícios fiscais, acordos e incentivos que podem reduzir ou isentar cada um dos impostos anteriormente citados. Dependendo do produto a tributação é nula (sim, há produtos que são importados a literamente ZERO custo tributário). 


    Por favor cite quais mudanças drásticas ocorreram na forma de tributação fora do regime de tributação simplificada nos últimos anos, para que seu "argumento" possa ser levado a sério. Caso contrário vc é só mais um doidinho de fórum mesmo. O ônus da prova é de quem alega. Spoiler: não houve nenhum.

    Parei de ler no "neoliberal"...

    0
  • storum
    1107 mensagens MD
    avatar
    storum17/08/25 21:00
    storum » 17/08/25 21:00

    RMaia8::Pois é, saiu o preço do Food Chain Magnate. Algo em torno de 700 reais, talvez alguns centavinhos a menos. E antes mesmo de sair, já tinha tópico reclamando do preço (só na suposição, imagino), e comparando com o valor do financiamento coletivo, numa comparação que eu vou chamar aqui, com bastante esforço pra respeitar o autor, de "infundada". Teria termo melhor. Ô, se teria!

    Mas esse não é meu assunto. Ou até é...

    Sim, eu tô aqui (no hobby, na Ludo, no planeta) há bem mais tempo do que a média da galera que habita o nosso hobby, hj. Tava aqui "'desde que tudo isso aqui era mato". 700+ vendas pela Ludo, 1.000+ vendas pelo Brasil, 10+ anos no hobby e nesses fóruns. Uma coleçãozinha e um total de partidas que não é de se jogar fora. Desde o tempo da Tia Ieda de Ijuí! E isso acho que me dá um pouco de lugar de fala. Então vou falar... contrariando o senso comum, com bastante propriedade, posso afirmar: nunca foi tão barato montar uma coleção de boardgames MUITO boa. Nunca!!!

    "Ah... pronto... lá vem... cara maluco... o governo isso, o amazon aquilo, os correios aquilo outro, a RF tá impossível, nossa moeda blábláblá..."

    Sim, à luz de um FCM "caro" de 700 reais, eu reafirmo: tá barato, pessoal. Tá barato!!!

    Eu vou dar a real, e no final vou dar umas dicas, pra ninguém seguir (pq neófito é assim, não segue mesmo!).
    * 5-10 anos atrás a nossa moeda valia MUITO, mas MUITO mais do que vale hj, ou seja, 10 reais no passado dava uma sensação de poder de compra pelo menos 10x maior do que 10 reais hj! (afirmação puramente baseada em feeling e não tem nenhuma ciência nela!)
    * FCM, que tá sendo lançado por 700 reais, eu vendi e/ou vi vender PELO MENOS TRÊS por mais de mil reais (aqui sim, fato!, não intuição)
    * Não para por aí, e vai beeem mais longe... lembro de um Suburbia que vendi, com insert de foamcore, por coisa de 800 reais
    * Um jogo como Great Western Trail, alguns anos atrás, não saia por menos de 300 reais de jeito nenhum!
    * Caverna era jogo de 600 reais pra fora
    * Jogos da Splotter, da MindClash, se vendiam praticamente sozinhos, e raramente por menos de mil reais (quando mil reais era MIL reais!!!)

    Então, meu querido jovenzinho: sim, tá barato!!! Tá barato, pq...
    * Vc encontra Pulsar 2849 por coisa de 200, 240 reais... né!?
    * It's a Wonderfull World que é um jogaço por 150, talvez ainda, talvez pouco tempo atrás
    * Quem não viu Caverna por 300? E Hallertau por menos que isso!? E o Golem que andava em promoção abaixo de 300, tbm... !?
    * Anachrony por 300? Trickerion COLLECTOR'S ED. por menos de 700!? WTF!?!?!?!
    * Marco Polo!? Marco Polo por 200 e poucos!?!?!?!
    * E o Distilled, com aquela super produção, que eu comprei por 200 e poucos!?
    * Viram que o GWT Argentina andava abaixo dos 300? 
    * Hansa Teutônica big box por 200 e poucos.... Zapotec por CEM PILAS!? Esse é um jogaço!!!!
    * Sem nem falar na comparação com importações, pq daí é um capítulo à parte (nem queiram saber como era no passado conseguir manter AH LCG em dia)

    Ih, a lista não tem fim. E com a mais absoluta certeza vc vai pegar alguns desses acima e dizer "me mostra onde tá esse xyz por esse preço". Aí eu preferia que vc nem estivesse lendo até aqui, pq claramente vc não tá acompanhando o raciocínio, e fugiu do tema.

    Retomando.... eu sei, vc sabe, as editoras sabem, os criadores de conteúdo (mais do que ninguém!) sabem qual o problema. O ser humano deu muito errado. O cara não quer o Caverna por 300,  pq tem o Fields of Arle por 500. Reclamar é mais legal do que jogar? Nah.... minha falta de fé não vai tão longe. Mas é o culto ao "novo", é o fomo, é qualquer desses nomes e ondas modernas que desfilam por aí. "E a solução, afinal, seu velho dinossauro, qual é!?", vc perguntaria. Minha resposta: amadureça. Não no sentido de "eu-estar-querendo-ofender-vc". Amadureça como jogador. Entenda qual a mecânica que mais lhe agrada. Qual o tema que mais lhe agrada. Qual a estética, a dinâmica, o nível de satisfação que mais lhe agrada e agrada seu grupo. E procure SOLUÇÕES, títulos que entregam sem pedir em troca algum órgão vital de seu organismo. Pq o mercado, os criadores de conteúdo, as editoras... estão fazendo o papel deles: empurrar o novo pra vc. O problema não é esse. O problema é que VOCÊ está fazendo o seu papel: consumindo.

    Pensei em falar sobre importações, ou em falar sobre os lançamentos hiper-gourmetizados de jogos que fazem igualzinho ao que as versões originais tbm fazem, mas já tá bom parar por aqui. Muita gente teria preferido que eu parasse bem antes. É da vida!

    *** Cada um faz o que bem entender com o seu dinheiro!!! ***
    Só pra constar! :)

    RMaia8, primeiro de tudo, parabéns pelo texto e pela análise. É sempre enriquecedor quando alguém com mais de uma década de hobby compartilha sua visão. De fato, concordo contigo em vários pontos — principalmente na ideia de que nunca tivemos tanta variedade de títulos acessíveis, inclusive em faixas de preço que antes seriam impensáveis. Hoje em dia você encontra um ‘Pulsar 2849’ na casa dos R$ 200–240, ou um ‘It’s a Wonderful World’ por algo em torno de R$ 150, o que seria considerado uma pechincha há alguns anos. Também já vimos edições de peso como ‘Caverna’ ou até ‘Hallertau’ aparecendo por R$ 300–350 em promoção, valores que, comparados com a realidade de 8–10 anos atrás, realmente soam como oportunidade.


    Mas acho que a questão que muitos levantam (e que talvez mereça ser olhada com calma) não é só se há bons preços pontuais ou se o mercado atual tem variedade — isso é inegável. O ponto é: o custo médio de entrada no hobby subiu consideravelmente e isso não veio do nada. Há uma soma de fatores econômicos concretos que empurraram os preços para cima, e que afetam até mesmo os jogos ‘médios’ ou de entrada.


     1. Pandemia e disrupção logística:
    O período de 2020–2022 foi um divisor de águas. O frete internacional explodiu de preço: o valor de containers vindos da Ásia, que antes girava em torno de US$ 2 mil, chegou a bater US$ 12–14 mil em alguns casos. Isso multiplicou por 4 a 6 vezes o custo de transporte de mercadorias. Como board games são volumosos e muitas vezes pesados (caixas grandes, com madeira, miniaturas, papelão espesso), o impacto foi direto. Jogos que antes poderiam chegar ao Brasil com um custo razoável passaram a vir encarecidos só pelo transporte.


     2. Aumento no preço de matérias-primas:
    Cartão, papelão, tinta, plásticos — tudo isso subiu no mercado internacional. Houve escassez de papelão no auge da pandemia (até gigantes como Amazon e Mercado Livre reclamaram disso). Como a maior parte da produção de jogos envolve esses insumos, o reflexo foi inevitável. Isso vale tanto para editoras nacionais quanto para importações.


     3. Câmbio e poder de compra:
    O real perdeu valor em relação ao dólar/euro. Há dez anos, o dólar girava em torno de R$ 2,00–2,50. Hoje, estamos na faixa de R$ 5,00 ou mais. Isso por si só dobra ou triplica o valor convertido. O autor do tópico mencionou bem a sensação de poder de compra: R$ 10 há uma década não são R$ 10 hoje. Isso reflete diretamente em board games, que em sua maioria são precificados internacionalmente.


     4. Tributação e fiscalização mais rígida:
    Embora não tenha havido uma “mudança de lei” dramática fora do regime simplificado, a forma como a Receita Federal passou a aplicar as regras alterou o jogo. Antes, remessas internacionais de até US$ 50 muitas vezes passavam batidas — hoje, com programas como o Remessa Conforme, praticamente tudo é tributado automaticamente. Isso significa que aquele espaço que o consumidor tinha para importar jogos menores ou expansões sem taxação praticamente sumiu. No agregado, isso pressiona o preço médio que chega ao consumidor final brasileiro.


    5. Exemplos práticos de encarecimento:
    – Great Western Trail (primeira edição): já foi encontrado a menos de R$ 300, hoje raramente se vê abaixo de R$ 500–600.
    – Anachrony (ed. Collector): houve casos de importação na casa dos R$ 600–700; atualmente, falar em menos de R$ 1.000 é quase impossível.
    – Suburbia (com insert e expansão): citado no tópico, que já foi vendido por menos de R$ 800, hoje beira R$ 1.200 dependendo da tiragem.
    – Jogos da Mindclash (Trickerion, Cerebria, etc.): já custaram por volta de R$ 700–800 em financiamento, mas hoje, entre câmbio, frete e impostos, facilmente passam dos R$ 1.200.


    6. Mercado interno e hype:
    Outro ponto que você tocou bem é o comportamento do consumidor. O hype e a busca pelo “novo” aumentam o preço artificialmente. Mas, mesmo tirando o hype da equação, os fatores econômicos citados acima continuam presentes. Ou seja, mesmo que ninguém corresse atrás de lançamento gourmetizado, ainda assim o hobby estaria mais caro hoje que há 10 anos.


    Em resumo: concordo contigo que há jogos baratos e boas oportunidades hoje em dia, e que reclamar por reclamar não resolve nada. Mas também acho importante reconhecer que os custos de frete, insumos, câmbio e tributação criaram uma nova base de preço que é inegável. Não é só cultura ou hype: há um contexto econômico real por trás.

    Talvez a conclusão seja que estamos num momento paradoxal: nunca houve tanta variedade de títulos acessíveis, mas também nunca foi tão pesado para o consumidor médio sustentar o hobby se quiser acompanhar lançamentos ou trazer jogos de fora. Acredito que quanto mais equilibrarmos essa discussão — respeitando a parte histórica que você trouxe e olhando para os fatores econômicos recentes — mais saudável será o debate sobre preços de board games no Brasil.”
    Logística internacional: o buraco aumentou mesmo

    Frete marítimo explodiu na pandemia: índices de referência (Drewry) saíram de ~US$2 mil por contêiner para picos acima de US$10 mil no agregado e US$9–10 mil só na rota Xangai–LA; houve momentos em que a China→EUA passou de US$20 mil por um 40’ (spot). 


    Além do preço, faltou navio/espaço. Congestão tirou ~16% da oferta efetiva de capacidade, e muita gente pagou “premium” para garantir embarque (serviços com prioridade de loading e descarga). 


    Teve até armador/forwarder cobrando taxas premium e, mesmo assim, rolando carga por falta de espaço — o que deixa claro o nível de estresse do sistema. 
    Fábricas na China: paradas, energia e “zero‑COVID”

    Em 2021, a crise de energia chinesa parou linhas inteiras (até fornecedores de Apple/Tesla), com racionamento em até 20 províncias. Isso bagunçou cronogramas de produção e entrega. Em 2021 rolou racionamento de energia em diversas províncias industriais (afeta papel, plástico, impressão).

    Com a capacidade apertada, clientes grandes/contratos de longo prazo receberam prioridade (decisão comercial normal).

    Em 2022, o lockdown de Xangai e o “zero‑COVID” travaram portos, rodovias e fábricas, com efeito cascata global. 
    O que se documenta de fato é premium no transporte e racionamento/priorização na produção. No mínimo, o efeito prático foi o mesmo: quem tinha mais poder de compra/volume ficou com a frente; o resto esperou mais e pagou mais.

    Insumos: papelão, plástico, etc.

    Papelão/corrugado ficou escasso e caro com o boom do e‑commerce e gargalos de reciclagem; várias matérias registraram alta e falta de embalagem em 2020–21. Papel/cartão/corrugado teve picos de preço e escassez no auge do e‑commerce. Isso bate direto na caixa, nos inserts, nos tabuleiros e nos punchboards.

    Plásticos (ABS/PS, miniaturas, inserts) variaram bastante; jogos com muita peça plástica sofreram duplamente: fábrica + frete (peso/volume).

    Tintas e acabamentos (vernizes, UV, metalizados) também ficaram mais caros e/ou com lead time maior.

    Mesmo em 2024 houve novas rodadas de aumento de papel para embalagem (liner/corrugating medium). 

    Câmbio & inflação de custos industriais

    O câmbio (real vs. dólar/euro) e a alta de commodities pesaram na formação de preço. A China, na saída de 2021, registrou PPI (inflação ao produtor) no maior ritmo em 13 anos — basicamente, insumos mais caros na origem. 
     O próprio setor de board games confirmou o repasse

    Asmodee anunciou reajustes em 2021/22 citando matéria‑prima e transporte; outras editoras (ex.: Steve Jackson Games) fizeram o mesmo. 

    Stonemaier Games detalhou publicamente que o custo de um contêiner ficou 300–400% maior (chegando a US$33 mil em um embarque no pico) — o tipo de choque que obriga a reprecificar. 
    O real perdeu poder de compra frente a dólar/euro. Converter custo de US$ 25–30 por unidade em 2014 não é a mesma coisa que converter hoje.

    Na saída da pandemia, houve inflação ao produtor (PPI) forte na China: insumos industriais ficaram mais caros já na origem.
    Por que a base subiu? Mini “simulador” de preço (exemplo simplificado)

    Imagine um euro game médio, tiragem relevante, produzido na Ásia.

    1. Custo fábrica (FOB): US$ 25 (papelão, impressão, montagem).

    2. Frete + seguro por unidade:

    Pré‑2020: ~US$ 2–3.

    Pico pandemia: ~US$ 8–12 (ou mais).

    Hoje: ~US$ 4–6 (varia MUITO por rota/época).

    3. Câmbio: multiplica tudo.

    4. Despesas de importação (capatazia, armazenagem, taxas fixas, despachante).

    5. Tributos (exemplo hipotético, porque alíquotas variam por NCM/regime): II + IPI + PIS/COFINS + ICMS sobre base ampliada (produto + frete + seguro + II; ICMS “por dentro”).

    6. Custos internos (logística local, embalagem extra, perdas).

    7. Margem (da importadora/loja) + impostos sobre venda + custo financeiro.

    Mesmo sem cravar alíquota, dá pra ver que o combo frete (x2–x4) + câmbio + insumos + tributação “por dentro” facilmente transforma um FOB de US$ 25 em preço final 2× a 3× maior antes de pensar em promoção/hype. Em tiragens menores (muito comuns no Brasil), o custo por unidade sobe ainda mais.

    Você apontou bem: hype/FOMO existe e piora o quadro (gourmetização, correria pelo “novo”). Mas mesmo sem hype, a conta já vinha mais cara por causa dos fatores objetivos.
    O que ajuda de verdade:

    Comprar usado/trocar;

    Aproveitar reprints/edições nacionais quando viáveis;

    Planejar compra (fugir de pico de frete, turmas/consórcio de frete interno);

    Focar no que seu grupo joga (mecânicas/temas que funcionam pra você) em vez de seguir “a maré”.

    Forte Abraço. 

    3
  • LuisPerdomo
    647 mensagens MD
    avatar
    LuisPerdomo17/08/25 21:25
    LuisPerdomo » 17/08/25 21:25

    Doidera::Como sempre, sábia palavras do mestre @LuisPerdomo!

    Também sinto falta de discussões sobre estratégia, cada vez leio menos tópicos porque a maioria é reclamação de "menino de vó".

    Não existe melhor reclamação que não comprar, quando o financeiro dá prejuízo, as empresas acendem o alerta.

    Salve, meu caro Doidera. O mais lúcido, apesar do nome.

    Bom te ver aqui.

    É aquele negócio: para falar sobre estratégia, tem que jogar, jogar e jogar, mas a gente sabe que esse é o último aspecto do nosso hobby.

    Abraço polar!

    1
  • adolfocaetano
    192 mensagens MD
    avatar
    adolfocaetano17/08/25 22:33
    adolfocaetano » 17/08/25 22:33

    Doidera::
    Como sempre, sábia palavras do mestre @LuisPerdomo!

    Também sinto falta de discussões sobre estratégia, cada vez leio menos tópicos porque a maioria é reclamação de "menino de vó".

    Não existe melhor reclamação que não comprar, quando o financeiro dá prejuízo, as empresas acendem o alerta.

    Pois é, Doidera. Mas o pior não é reclamar de preço; é reclamar que é caro, mas comprar mesmo assim. E do outro lado aparecer "pião" dizendo que a vida é assim e precisa comprar pois é essencial!

    Post editado: Antes que eu esqueça, não discuto estratégias pois não as tenho e não costumo entender quando as explicam para esse energúmeno que aqui escreve!

    Assim: boas jogatinas e mais um dia a todos!

    0
  • Doidera
    1033 mensagens MD
    avatar
    Doidera17/08/25 23:18
    Doidera » 17/08/25 23:18

    adolfocaetano::
    Doidera::
    Como sempre, sábia palavras do mestre @LuisPerdomo!

    Também sinto falta de discussões sobre estratégia, cada vez leio menos tópicos porque a maioria é reclamação de "menino de vó".

    Não existe melhor reclamação que não comprar, quando o financeiro dá prejuízo, as empresas acendem o alerta.

    Pois é, Doidera. Mas o pior não é reclamar de preço; é reclamar que é caro, mas comprar mesmo assim. E do outro lado aparecer "pião" dizendo que a vida é assim e precisa comprar pois é essencial!

    Post editado: Antes que eu esqueça, não discuto estratégias pois não as tenho e não costumo entender quando as explicam para esse energúmeno que aqui escreve!

    Assim: boas jogatinas e mais um dia a todos!

    Sem lhe conhecer, meu amigo, tenho certeza que sua capacidade está acima da média para entender estratégias. :D

    1
  • rogertad
    44 mensagens MD
    avatar
    rogertad20/08/25 07:07
    rogertad » 20/08/25 07:07

    Ao entrei aqui pra pegar as dicas de jogos baratos kkkk sobre as tretas todo hobby eh igual. Tem gente q paga 2mil para ir num palestra de um cara que vai em todos os podcasts disponíveis gratuitamente. Kkkkk

    Tigris & Euphrates. Destilled, kanban EV, Anachrony. Pulsar. Hansa.  Power grid. Wonderful world .... aceito aumento da lista

    1
  • ChrisOliveira
    516 mensagens MD
    avatar
    ChrisOliveira20/08/25 14:27
    ChrisOliveira » 20/08/25 14:27

    rogertad::

    Tigris & Euphrates. Destilled, kanban EV, Anachrony. Pulsar. Hansa.  Power grid. Wonderful world .... aceito aumento da lista

     Ark nova tá bem barato também 

    Acabei de ver aqui que vc já tem. Mas fica a dica

    1
Responder
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7(current)
"Quando tudo aqui era mato..."
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.