Pois é, saiu o preço do Food Chain Magnate. Algo em torno de 700 reais, talvez alguns centavinhos a menos. E antes mesmo de sair, já tinha tópico reclamando do preço (só na suposição, imagino), e comparando com o valor do financiamento coletivo, numa comparação que eu vou chamar aqui, com bastante esforço pra respeitar o autor, de "infundada". Teria termo melhor. Ô, se teria!
Mas esse não é meu assunto. Ou até é...
Sim, eu tô aqui (no hobby, na Ludo, no planeta) há bem mais tempo do que a média da galera que habita o nosso hobby, hj. Tava aqui "'desde que tudo isso aqui era mato". 700+ vendas pela Ludo, 1.000+ vendas pelo Brasil, 10+ anos no hobby e nesses fóruns. Uma coleçãozinha e um total de partidas que não é de se jogar fora. Desde o tempo da Tia Ieda de Ijuí! E isso acho que me dá um pouco de lugar de fala. Então vou falar... contrariando o senso comum, com bastante propriedade, posso afirmar: nunca foi tão barato montar uma coleção de boardgames MUITO boa. Nunca!!!
"Ah... pronto... lá vem... cara maluco... o governo isso, o amazon aquilo, os correios aquilo outro, a RF tá impossível, nossa moeda blábláblá..."
Sim, à luz de um FCM "caro" de 700 reais, eu reafirmo: tá barato, pessoal. Tá barato!!!
Eu vou dar a real, e no final vou dar umas dicas, pra ninguém seguir (pq neófito é assim, não segue mesmo!).
* 5-10 anos atrás a nossa moeda valia MUITO, mas MUITO mais do que vale hj, ou seja, 10 reais no passado dava uma sensação de poder de compra pelo menos 10x maior do que 10 reais hj! (afirmação puramente baseada em feeling e não tem nenhuma ciência nela!)
* FCM, que tá sendo lançado por 700 reais, eu vendi e/ou vi vender PELO MENOS TRÊS por mais de mil reais (aqui sim, fato!, não intuição)
* Não para por aí, e vai beeem mais longe... lembro de um Suburbia que vendi, com insert de foamcore, por coisa de 800 reais
* Um jogo como Great Western Trail, alguns anos atrás, não saia por menos de 300 reais de jeito nenhum!
* Caverna era jogo de 600 reais pra fora
* Jogos da Splotter, da MindClash, se vendiam praticamente sozinhos, e raramente por menos de mil reais (quando mil reais era MIL reais!!!)
Então, meu querido jovenzinho: sim, tá barato!!! Tá barato, pq...
* Vc encontra Pulsar 2849 por coisa de 200, 240 reais... né!?
* It's a Wonderfull World que é um jogaço por 150, talvez ainda, talvez pouco tempo atrás
* Quem não viu Caverna por 300? E Hallertau por menos que isso!? E o Golem que andava em promoção abaixo de 300, tbm... !?
* Anachrony por 300? Trickerion COLLECTOR'S ED. por menos de 700!? WTF!?!?!?!
* Marco Polo!? Marco Polo por 200 e poucos!?!?!?!
* E o Distilled, com aquela super produção, que eu comprei por 200 e poucos!?
* Viram que o GWT Argentina andava abaixo dos 300?
* Hansa Teutônica big box por 200 e poucos.... Zapotec por CEM PILAS!? Esse é um jogaço!!!!
* Sem nem falar na comparação com importações, pq daí é um capítulo à parte (nem queiram saber como era no passado conseguir manter AH LCG em dia)
Ih, a lista não tem fim. E com a mais absoluta certeza vc vai pegar alguns desses acima e dizer "me mostra onde tá esse xyz por esse preço". Aí eu preferia que vc nem estivesse lendo até aqui, pq claramente vc não tá acompanhando o raciocínio, e fugiu do tema.
Retomando.... eu sei, vc sabe, as editoras sabem, os criadores de conteúdo (mais do que ninguém!) sabem qual o problema. O ser humano deu muito errado. O cara não quer o Caverna por 300, pq tem o Fields of Arle por 500. Reclamar é mais legal do que jogar? Nah.... minha falta de fé não vai tão longe. Mas é o culto ao "novo", é o fomo, é qualquer desses nomes e ondas modernas que desfilam por aí. "E a solução, afinal, seu velho dinossauro, qual é!?", vc perguntaria. Minha resposta: amadureça. Não no sentido de "eu-estar-querendo-ofender-vc". Amadureça como jogador. Entenda qual a mecânica que mais lhe agrada. Qual o tema que mais lhe agrada. Qual a estética, a dinâmica, o nível de satisfação que mais lhe agrada e agrada seu grupo. E procure SOLUÇÕES, títulos que entregam sem pedir em troca algum órgão vital de seu organismo. Pq o mercado, os criadores de conteúdo, as editoras... estão fazendo o papel deles: empurrar o novo pra vc. O problema não é esse. O problema é que VOCÊ está fazendo o seu papel: consumindo.
Pensei em falar sobre importações, ou em falar sobre os lançamentos hiper-gourmetizados de jogos que fazem igualzinho ao que as versões originais tbm fazem, mas já tá bom parar por aqui. Muita gente teria preferido que eu parasse bem antes. É da vida!
*** Cada um faz o que bem entender com o seu dinheiro!!! ***
Só pra constar! 