É inegável que o mercado de board games está em franca aceleração. E com a quantidade cada vez maior de lançamentos anuais, parece que o público está literalmente num estado constante de saturação.
Esse tema já foi, e ainda é, amplamente debatido aqui no fórum.
Fatores se sobrepõem: preços em alta sobretudo após o ciclo de dólar justamente no momento da pandemia que houve explosão de número de hobbistas, o reposicionamento dos preços onde os jogos com componentes de luxo viraram a nova ''moda''; ciclos de hype muito curtos, tiragens cada vez menores para acomodar rapidamente ao mercado, FOMO...etc etc.
Apesar de todas essas questões, nunca vi o questionamento da insatisfação referente as mecânicas. Notei ultimamente na bgesfera que as pessoas tem reclamado mais sobre os lançamentos serem muito parecidos entre si do que há um tempo atrás. Será que o próprio mercado está ''conservador'' o bastante que matou a inovação ultimamente? Ou será que os designers e editoras tem sido tão "avessos" a possibilidade de insucesso que preferem a segurança do mais do mesmo?
Ironicamente, o lançamento que eu achei mais inovador em 2025 foi o Andromeda´s Edge. Tenho total noção de que a mecânica de alocação de trabalhadores já foi utilizada amplamente de diversas formas, mas o que os designers fizeram ali é bem interessante. Para entender mais ou menos o meu ponto é imaginar jogando Agrícola...até a hora que você aloca esse trabalhador no espaço, ele treta com outro trabalhador que estava lá, você chama outro trabalhador mais forte para ajudar na briga, arregaça tudo e ainda gera uma sequência de ações quando eles estão voltando para casa...quem esperava um jogo na navinha pew pew a estilo 4x twilight imperium, eclipse ou voidfall, encontrou algo muito mais estilo euro alocação de trabalhadores como core, apesar de mais rebuscado.
Mas me diga,
Qual jogo recente você considera que tenha alguma mecânica ou variação de mecânica mais inovadora?