Antonio Ernande::O jogo fica legal em 2 sim. Mas sigo a galera q diz q funciona melhor em 3.
Como parâmetro, no BGG, 62.2% indicam, sendo 66.6% para 3 pessoas.
A questão da vaza, o jogo tem uma peculiaridade: vc só tem que ganhar da primeira carta jogada. Por isso que vc pode jogar em 2 e não vai fazer uma diferença absurda com mais jogadores, pq mesmo tendo mais jogadores, todos devem ganhar só da primeira carta jogada, e não dá última carta jogada pelo jogador anterior a vc na rodada. Por isso q eu acho q as considerações sobre a vaza, feita pelos colegas, não se sustentam.
A maior questão, em si, é o controle de área, pq com mais jogadores a parada vai ficando mais caótica rsrs como em qlq jogo de controle de area.
Uma coisa é certa, vc vai se divertir com o jogo mesmo em 2, msm q ele alcance todo o potencial em 3. Vão ter opiniões contra, mas pegue o percentual de votos do BGG, é o melhor parâmetro, pq os comentários aqui são só um pequeno corte de jogadores.
Concordo. Acho que o pessoal focou muito nisso da vaza, até pelo anúncio e lançamento coincidirem com a tendência de alta de carteados em geral, mas a vaza é só uma das facetas do jogo. Sou do time que gosta dele em 2p, mas que concorda que 3p é a contagem ideal. E o motivo predominante para isso, no que eu senti do jogo, é a interação – não a vaza. É você repentinamente apanhar de duas direções diferentes quando esperava que a mesa ia concentrar num outro local ou objetivo.
Para o
IgorVA: se tiver condições, dê uma olhada nos reviews que fizeram questão de comentar o jogo rodando em 2p. Salvo engano, o Allies or Enemies, Cardboard Herald, Board of It e o Rahdo (mas com review do Shea, por razões óbvias ?) comentaram como é a experiência em 2p. Todos canais gringos, infelizmente. Foi o que me fez colocar o Arcs no radar. Sou fã do Cole e gosto muito da Leder em geral, mas nunca considerei o
Oath, por exemplo, porque meu interesse no autor, na editora e no design não compensam a intensidade do "nah, vale a pena não" que escutei de quem fez review dele em 2p haha
O Arcs, pra mim, vale.
caiom88 acho que todo mundo que veio aqui mencionar a enquete de contagem de jogadores do BGG está com o coração no lugar certo, mas vale o mesmo alerta de "tome cuidado" haha
Os percentuais são por faixas. Vai ter jogo com contagem oficial de 3-5 jogadores, e aí vai ter lá 500 pessoas avaliando os tiers de 3p, de 4p e de 5p. Uma minoria vai lá e avalia de 1p e de 2p porque, né? Perda de tempo. Mas se um ou dois malucos votarem que 1p é até recomendado, como o conjunto de votantes daquele nível é significativamente menor, a porcentagem perde valor. Um 33% de 500 votantes tem valor diferente para o consumidor avaliando a compra que um 33% dos poucos 20 que votaram para 1p em, sei lá, party game.
Aquela enquete vale ouro! Mas (1) os tiers de contagem não são mutuamente comparáveis se o conjunto de votantes for muito discrepante, e (2) tiers com poucos votantes produzem valores percentuais de utilidade menor.