Estive pensando em abrir um novo tópico para discutir um “modo família” para o Caverna, inspirado no modo família do Agricola — regras mais enxutas e intuitivas para partidas com jogadores iniciantes.
Gostaria da opinião de quem já tem mais experiência no jogo.
Motivação
• Joguei Caverna com minha esposa pela primeira vez e foi frustrante pela quantidade de micro-regras e detalhes que facilmente passam despercebidos.
• Explicar tantas exceções para novos jogadores tira o ritmo do jogo, gerando reações do tipo: “Sério? Agora tem mais isso também?”.
• A ideia é criar um conjunto de ajustes para deixar o jogo mais fluido, direto ao ponto e amigável, sem perder o desafio de alimentar os anões.
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Propostas de Simplificação
1. Javalis
• Regra oficial: Javalis podem ser criados soltos na floresta se houver um estábulo.
• Problema: É uma exceção desnecessária, pouco intuitiva, e aumenta a carga de explicação.
• Proposta:
• Todos os animais, exceto cachorros (e a excessão cachorros + ovelhas), devem ficar dentro de cercados.
• Remove a exceção do estábulo para javalis, deixando a regra mais simples e fácil de memorizar.
2. Colheita em Todas as Rodadas
• Regra oficial: Nem todas as rodadas têm colheita; a presença da “pedrinha vermelha” define eventos especiais ou ausência de colheita.
• Problema: Diminui a tensão da alimentação e adiciona mais uma complexidade desnecessária.
• Proposta:
• Ao final de toda rodada, há colheita (alimentar a família + reprodução de animais, etc).
• Deixa claro desde o início: “Se prepare para alimentar todo final de rodada”.
• Mantém o jogo tenso e estratégico, sem sorte nas fases de colheita.
• Não é isso que tanto atrai os defensores do Agricola? A difícil realidade de alimentar, ser um jogo “punitivo”, saber lidar com recursos disponíveis, etc.
3. Minas e Burrinhos
• Regra oficial: Minas de rubi e minério dão um bônus inicial (1 rubi ou 3 minérios), mas não produzem nada automaticamente. Burrinhos só “ficam” lá, sem gerar recursos.
• Problema: Pouca utilidade prática; jogadores experientes relatam que esses tiles são frequentemente ignorados.
• Proposta:
• Toda mina de minério produz 1 minério por rodada.
• Toda mina de rubi produz 1 rubi por rodada.
• Se houver 1 burrinho na mina, ela produz +1 recurso (do mesmo tipo da mina).
• Limite de 1 burrinho por mina.
• Traz sensação de progresso (“farming” de recursos) e aumenta a relevância de burrinhos e minas no jogo.
• Isso também pode ajudar no contrabalanceio em relação as colheitas que agora serão todas rodadas.
4. Expedição Simplificada
• Regra oficial:
• Expedições permitem pegar uma variedade de recompensas, incluindo recursos, animais, campos, cercas e até mobílias.
• Após a expedição, a arma do anão aumenta +1 de nível.
• Problemas:
• Recompensas pouco temáticas (um guerreiro “trazendo” um campo ou uma escavação da aventura).
• O aumento de nível automático adiciona mais manipulação de fichas, atrasando o jogo.
• Proposta:
• Expedições só concedem itens e recursos temáticos: animais, comida, vegetais, madeira, pedra, minérios, rubis.
• Remover ganho automático de nível após expedição.
• Simplificar explicação: “Escolha a quantidade de itens permitida pelo nível da expedição, sem repetir o mesmo bônus”.
• Elimina manipulação constante de fichas de nível e mantém a ação mais rápida e clara.
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Resumo
Essas mudanças visam:
• Reduzir micro-regras e exceções.
• Manter o desafio da alimentação.
• Tornar a explicação inicial mais simples e direta.
• Deixar o jogo mais tenso e estratégico desde o início.
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Convite à Comunidade
E vocês?
• Compartilham dessa frustração com esse excesso de micro-regras de Caverna?
• Têm outras regras caseiras que deixam o jogo mais fluido?
Vamos criar juntos um modo família comunitário para Caverna que preserve a essência do jogo, mas com menos barreiras para novos jogadores.