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  2. Customizações
  3. Caverna: The Cave Farmers
  4. Modo Família - Excesso de Regras

Modo Família - Excesso de Regras

Caverna: The Cave Farmers
  • avatar
    calebertoluci12/08/25 21:31
    avatar
    calebertoluci
    12/08/25 21:31
    7 mensagens MD

    Estive pensando em abrir um novo tópico para discutir um “modo família” para o Caverna, inspirado no modo família do Agricola — regras mais enxutas e intuitivas para partidas com jogadores iniciantes.
    Gostaria da opinião de quem já tem mais experiência no jogo.

    Motivação
    • Joguei Caverna com minha esposa pela primeira vez e foi frustrante pela quantidade de micro-regras e detalhes que facilmente passam despercebidos.
    • Explicar tantas exceções para novos jogadores tira o ritmo do jogo, gerando reações do tipo: “Sério? Agora tem mais isso também?”.
    • A ideia é criar um conjunto de ajustes para deixar o jogo mais fluido, direto ao ponto e amigável, sem perder o desafio de alimentar os anões.

    ⸻

    Propostas de Simplificação

    1. Javalis
    • Regra oficial: Javalis podem ser criados soltos na floresta se houver um estábulo.
    • Problema: É uma exceção desnecessária, pouco intuitiva, e aumenta a carga de explicação.
    • Proposta:
    • Todos os animais, exceto cachorros (e a excessão cachorros + ovelhas), devem ficar dentro de cercados.
    • Remove a exceção do estábulo para javalis, deixando a regra mais simples e fácil de memorizar.

    2. Colheita em Todas as Rodadas
    • Regra oficial: Nem todas as rodadas têm colheita; a presença da “pedrinha vermelha” define eventos especiais ou ausência de colheita.
    • Problema: Diminui a tensão da alimentação e adiciona mais uma complexidade desnecessária.
    • Proposta:
    • Ao final de toda rodada, há colheita (alimentar a família + reprodução de animais, etc).
    • Deixa claro desde o início: “Se prepare para alimentar todo final de rodada”.
    • Mantém o jogo tenso e estratégico, sem sorte nas fases de colheita.
    • Não é isso que tanto atrai os defensores do Agricola? A difícil realidade de alimentar, ser um jogo “punitivo”, saber lidar com recursos disponíveis, etc.

    3. Minas e Burrinhos
    • Regra oficial: Minas de rubi e minério dão um bônus inicial (1 rubi ou 3 minérios), mas não produzem nada automaticamente. Burrinhos só “ficam” lá, sem gerar recursos.
    • Problema: Pouca utilidade prática; jogadores experientes relatam que esses tiles são frequentemente ignorados.
    • Proposta:
    • Toda mina de minério produz 1 minério por rodada.
    • Toda mina de rubi produz 1 rubi por rodada.
    • Se houver 1 burrinho na mina, ela produz +1 recurso (do mesmo tipo da mina).
    • Limite de 1 burrinho por mina.
    • Traz sensação de progresso (“farming” de recursos) e aumenta a relevância de burrinhos e minas no jogo.
    • Isso também pode ajudar no contrabalanceio em relação as colheitas que agora serão todas rodadas.

    4. Expedição Simplificada
    • Regra oficial:
    • Expedições permitem pegar uma variedade de recompensas, incluindo recursos, animais, campos, cercas e até mobílias.
    • Após a expedição, a arma do anão aumenta +1 de nível.
    • Problemas:
    • Recompensas pouco temáticas (um guerreiro “trazendo” um campo ou uma escavação da aventura).
    • O aumento de nível automático adiciona mais manipulação de fichas, atrasando o jogo.
    • Proposta:
    • Expedições só concedem itens e recursos temáticos: animais, comida, vegetais, madeira, pedra, minérios, rubis.
    • Remover ganho automático de nível após expedição.
    • Simplificar explicação: “Escolha a quantidade de itens permitida pelo nível da expedição, sem repetir o mesmo bônus”.
    • Elimina manipulação constante de fichas de nível e mantém a ação mais rápida e clara.

    ⸻

    Resumo

    Essas mudanças visam:
    • Reduzir micro-regras e exceções.
    • Manter o desafio da alimentação.
    • Tornar a explicação inicial mais simples e direta.
    • Deixar o jogo mais tenso e estratégico desde o início.

    ⸻

    Convite à Comunidade

    E vocês?
    • Compartilham dessa frustração com esse excesso de micro-regras de Caverna?
    • Têm outras regras caseiras que deixam o jogo mais fluido?

    Vamos criar juntos um modo família comunitário para Caverna que preserve a essência do jogo, mas com menos barreiras para novos jogadores.

    4
    0
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  • dreameroftheshore
    119 mensagens MD
    avatar
    dreameroftheshore12/08/25 22:25
    dreameroftheshore » 12/08/25 22:25

    calebertoluci::• Compartilham dessa frustração com esse excesso de micro-regras de Caverna?

    Sim.
    calebertoluci::• Têm outras regras caseiras que deixam o jogo mais fluido?

    Sim, pega outro jogo.
    Esse tipo de mudança grosseira vai quebrar o jogo de forma bizarra. 

    13
  • Lembas
    224 mensagens MD
    avatar
    Lembas13/08/25 01:30
    Lembas » 13/08/25 01:30

    Caverna já é um jogo fluido. Só não é para iniciantes.

    Vendo os outros jogos da sua coleção, acho que você deu um salto muito grande em complexidade com este jogo.

    Você quer deixar a experiência mais amigável colocando colheita ao final de todas as rodadas?! Nem o agrícola é tão cruel assim.

    Sobre deixar o jogo mais temático, lembre-se que este é um euro game. Seus anões são bolachas coloridas de madeira!

    Entendo sua frustração, mas sua esposa não é obrigada a gostar de todos os jogos.

    Enfim… o jogo é de vocês e espero que se divirtam com ele, seja lá como for.

    12
  • dharrebola
    735 mensagens MD
    avatar
    dharrebola13/08/25 06:58
    dharrebola » 13/08/25 06:58

    Voto com os relatores.
    .
    Caverna é um Euro, e um euro dos bons.

    Como citado pelos amigos, é um salto de complexidade para quem não está habituado.
    Eu tentaria inserir primeiro euros mais simples.
    O próprio Caverna: Cave vs Cave, famoso Caverninha.
    É exclusivo para dois e as regras são bem mais amigáveis.

    Até o Hallertau é bem mais amigável.

    Caverna, Agrícola são dedo no olho e gritaria.

    5
  • calebertoluci
    7 mensagens MD
    avatar
    calebertoluci13/08/25 08:03
    calebertoluci » 13/08/25 08:03

    Acho que o problema não é a complexidade das regras, eu já esperava ser um jogo mais pesado quando comprei.

    E sim a deselegância em alguns mini-detalhes que poderiam ser apenas skipados sem afetar muito o resultado para facilitar a entrada de novos jogadores.

    Tipo a regra do javali solto no estábulo… wtf !?
    É uma regra solta, que facilitaria muito apenas dizer: “O estábulo dobra a capacidade de animais na cerca” só. Sem curva. Direto ao ponto. Isso não quebra o jogo. Apenas simplifica algo que não tem necessidade de complicar.

    0
  • RMaia8
    2280 mensagens MD
    avatar
    RMaia813/08/25 08:18
    RMaia8 » 13/08/25 08:18

    calebertoluci::Acho que o problema não é a complexidade das regras, eu já esperava ser um jogo mais pesado quando comprei.

    E sim a deselegância em alguns mini-detalhes que poderiam ser apenas skipados sem afetar muito o resultado para facilitar a entrada de novos jogadores.

    Tipo a regra do javali solto no estábulo… wtf !?
    É uma regra solta, que facilitaria muito apenas dizer: “O estábulo dobra a capacidade de animais na cerca” só. Sem curva. Direto ao ponto. Isso não quebra o jogo. Apenas simplifica algo que não tem necessidade de complicar.

    Dizer que Caverna é "deselegante" em qualquer aspecto beira a blasfêmia. 
    O jogo só não é pra vc. Procure outro jogo, mais simples. 

    5
  • mayconalmeida7
    89 mensagens MD
    avatar
    mayconalmeida713/08/25 08:24
    mayconalmeida7 » 13/08/25 08:24

    Para ser bem sincero eu concordo com o relator do post.
    Acho que o caverna podia ter bem menos regrinhas do que tem...e poderia ser bem mais fluido.
    Só não concordo com a parte de alimentação.
    No início só tem 2 anões..não tem sentido ficar destinando os anões só pra ficar catando comida, pois o recursos de comida no início será bem pouco. Se for toda rodada alimentação, não sobrara nenhum turno pra ir em outras ações do jogo a não ser comida. N tem sentido.

    1
  • calebertoluci
    7 mensagens MD
    avatar
    calebertoluci13/08/25 08:27
    calebertoluci » 13/08/25 08:27

    mayconalmeida7::Para ser bem sincero eu concordo com o relator do post.
    Acho que o caverna podia ter bem menos regrinhas do que tem...e poderia ser bem mais fluido.
    Não vejo sentido nenhum colocar um "Anão guerreiro" em jogo de fazendinha. Poderia ser algo tipo profissão...especialista em colheita, em escavação, em criação de gado, etc etc.


    Legal! Obrigado por se pronunciar. Eu vou ver se crio um apêndice imprimível com regras simplificadas. Dessa forma facilitamos a entrada de novos jogadores na comunidade.

    Eu acho muito legal a mecânica de anões guerreiros/saques/expedições, essa mecânica só poderia ser um pouco mais simplificada como coloquei no post original.

    0
  • igorknop
    951 mensagens MD
    avatar
    igorknop13/08/25 08:31
    igorknop » 13/08/25 08:31

    O legal de jogos de mesa é que são "hackeaveis". Você pode fazer o que quiser com ele para aumentar a sua diversão e também usar a criação dessas regras da casa como uma atividade em si. Se isso faz aí um bom momento para vocês, tá perfeito. Aqui eu tinha esse hábito com a minha esposa e a gente ainda fazia componentes de biscuit e outras coisas que aumentavam o engajamento com o jogo. Aproveite!

    Mods criam sub comunidades e são bem aceitos nos videogames. Nos jogos de tabuleiro eu já vi as pessoas excursionarem entre a customização e o purismo*. No purismo o jogo só pode ser aproveitado se jogado exatamente como criado pelo autor (algumas vezes nem sugestões posteriores/variações/expansões do próprio autor são aceitas). Se jogo tem um elemento que não agrada, bora pro próximo. Não se perde tempo tentando adaptar a experiência. Uma frase que ouvi uma vez: "Se eu não tenho tempo para arrumar os jogos que criei, por que vou arrumar jogos dos outros?".

    Não tem certo ou errado, só perfil e escolha com base no seu grupo. Se vocês têm o tempo e vontade de criar as variações que deixam o jogo com a sua cara, façam. Na comunidade você vai ter contato com ambos os perfis e vai ter retorno de todas as direções. É um exercício difícil separar o que você pode usar para aproveitar e melhorar do que é uma opinião enviesada e vai só te desanimar (todo autor de jogos passa por isso durante a criação). Jogue, observe, mude e repita. Se o processo for divertido para vocês, continue. 

    Boa sorte!

    *hoje tenho um perfil mais purista por falta de tempo. Mas super apoio deixar os jogos do seu jeito, se isso for divertido. Só não manda o discurso arrogante de "vou arrumar o jogo": o autor tomou as decisões em um contexto que você não conhece, para um perfil que você ainda pode não ter identificado ou diferente do que você quer.

    9
  • AdalioSiqueira
    127 mensagens MD
    avatar
    AdalioSiqueira13/08/25 08:48
    AdalioSiqueira » 13/08/25 08:48

    Eu acho Caverna um dos piores euros que já joguei. E não é por complexidade. Amo (Anachrony, Brass, Nucleum, Revive)...
    E concordo com as regras dele que não agregam na temática.
    A alocação em cartas, é totalmente fora de qualquer sentido para a temática do jogo. Ações aleatórias espalhadas em cartas, as vezes juntando ações totalmente desconexas.
    Mas pra mim a pior de todas as aleatoriedades das regras nem foi citada: Pra que demônios em uma expedição, você tem que mandar primeiro o anão X e não o Y...

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