Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Geral
  3. Precisamos falar da postura da Ludofun na sua última Live

Precisamos falar da postura da Ludofun na sua última Live

  • avatar
    hpcaria2501/08/25 12:48
    avatar
    hpcaria25
    01/08/25 12:48
    28 mensagens MD

    Boa tarde gente,

    Precisei vir aqui desabafar um sentimento que tive agora mesmo, após ter visto a live da Ludofun que aconteceu ontem no seu canal do Youtube. 
    Para ser sincero, eu nem sabia que ia ter live (ou até mesmo que a Ludofun fazia lives)...estava completamente focado na ansiedade da live da Galapagos (asmodee) que também aconteceu ontem.

    Soube através de discussões de um grupo de Whatsapp e lá fui eu assitir. A pergunta que ficou na minha cabeça após assistir foi: 


    Como pode uma editora que não tem nem um terço dos recursos que uma Galapagos da vida tem (ou pelo menos eu acredito que não tenha), ter uma melhor noção de como se deve comunicar com o seu público?  

    O Rafael Verri dá uma aula em como devem ser passadas atualizações e anúncios, prezando algo que geralmente falta às editoras comuns: transparência.
    A live é só o Rafael e uma câmera gravando ele e a sua mesa - Mesa essa que ele utiliza para mostrar os jogos a que está se referindo no momento, abrindo eles, mostrando os componentes, etc. 
    Passa por cada jogo sem pressa, toma o seu tempo e faz questão de ler os comentários/dúvidas do chat sobre o que está apresentando.


    Em algum momento ele fala algo como "A gente primeiro quer cumprir as obrigações e depois apresentar novos jogos para vocês". Perfeito! Qualidade sempre superará quantidade e, adiciono também: qualidade também é, para a quantidade de jogos mencionados, eu saber quando devo esperar o seu lançamento, conseguindo me planejar caso tenha interesse em adquirir algo (o que também aconteceu nessa live - para todos os jogos mencionados, foi apresentada uma data ou um período de lançamento)

    Um último ponto - agora relativo ao que talvez tenha sido a principal surpresa da live:
    A razão pela qual eu acabei assistindo, foi porque ouvi dizer que a editora traria o jogo Earthborne Rangers que está no meu radar há algum tempo. A ludofun trará o jogo de uma forma que não estamos acustomados... 
    Para quem tiver interesse no jogo, está sendo pedido que vão até o site da Ludofun e que dêm um "sinal" para registrar o interesse e, posteriormente, quando o jogo for lançado, quem deu esse sinal somente precisará pagar a diferença que faltará para comprar o jogo (que, para quem demonstrou interesse, sairá mais barato do que para quem não pagou esse "sinal").

    Primeiro estranhei este approach mas, de novo, como o Rafael se preocupa em ter uma comunicação clara, entendi que, na verdade, talvez esta seja uma melhor opção que um financiamento coletivo. Neste último, você teria de pagar o valor completo de uma só vez, recebendo o jogo somente quando fosse lançado. Já neste caso não, você "dá uma entrada no jogo", se uma quantidade legal de pessoas fizerem o mesmo, o projeto segue e você paga o restante na hora do lançamento, se não, o valor é devolvido.
    A razão por estar sendo feito desta forma? Perfeitamente explicado e com transparência pelo Rafael - assistam a Live, não me alongarei.

    Para finalizar gostaria, inveitavelmente, de fazer uma comparação entre esta live e a da Galapagos. Como pode, né? Não irei entrar no mérito de os anúncios da Galapagos ou da Ludofun terem sido bons ou não - isso dependerá de gosto e gosto é igual àquela outra coisa que cada um tem só sua... Mas, fora isso, serve de lição que uma simples live sem perfumaria (transições mirabolantes, 1001 apresentadores, QR Codes na tela, fotos genericas na tela vs uma apresentação do jogo na mesa, etc.), com comunicação clara de datas/períodos de lançamento (que faltou por inteiro na outra live) e com transparência (explicando os porquês das coisas estarem acontecendo da forma que estão acontecendo, explicando o porquê de algumas demoras estarem acontecendo, etc.), podem impactar positivamente o público alvo das editoras, como eu que escolhi tirar alguns longos minutos do meu dia para vir aqui escrever este texto.

    Em resumo: Parabéns Rafael Verri pelo trabalho e por nos respeitar e, à Galapagos e demais editoras, apelo à humildade de vocês em aprender com quem sabe fazer.

    Obriagdo aos que clicaram e leram até o fim.

    7
    0
    47
  • Thokmay
    124 mensagens MD
    avatar
    Thokmay01/08/25 13:23
    Thokmay » 01/08/25 13:23

    hpcaria25::Boa tarde gente,

    Precisei vir aqui desabafar um sentimento que tive agora mesmo, após ter visto a live da Ludofun que aconteceu ontem no seu canal do Youtube. 
    Para ser sincero, eu nem sabia que ia ter live (ou até mesmo que a Ludofun fazia lives)...estava completamente focado na ansiedade da live da Galapagos (asmodee) que também aconteceu ontem.

    Soube através de discussões de um grupo de Whatsapp e lá fui eu assitir. A pergunta que ficou na minha cabeça após assistir foi: 


    Como pode uma editora que não tem nem um terço dos recursos que uma Galapagos da vida tem (ou pelo menos eu acredito que não tenha), ter uma melhor noção de como se deve comunicar com o seu público?  

    O Rafael Verri dá uma aula em como devem ser passadas atualizações e anúncios, prezando algo que geralmente falta às editoras comuns: transparência.
    A live é só o Rafael e uma câmera gravando ele e a sua mesa - Mesa essa que ele utiliza para mostrar os jogos a que está se referindo no momento, abrindo eles, mostrando os componentes, etc. 
    Passa por cada jogo sem pressa, toma o seu tempo e faz questão de ler os comentários/dúvidas do chat sobre o que está apresentando.


    Em algum momento ele fala algo como "A gente primeiro quer cumprir as obrigações e depois apresentar novos jogos para vocês". Perfeito! Qualidade sempre superará quantidade e, adiciono também: qualidade também é, para a quantidade de jogos mencionados, eu saber quando devo esperar o seu lançamento, conseguindo me planejar caso tenha interesse em adquirir algo (o que também aconteceu nessa live - para todos os jogos mencionados, foi apresentada uma data ou um período de lançamento)

    Um último ponto - agora relativo ao que talvez tenha sido a principal surpresa da live:
    A razão pela qual eu acabei assistindo, foi porque ouvi dizer que a editora traria o jogo Earthborne Rangers que está no meu radar há algum tempo. A ludofun trará o jogo de uma forma que não estamos acustomados... 
    Para quem tiver interesse no jogo, está sendo pedido que vão até o site da Ludofun e que dêm um "sinal" para registrar o interesse e, posteriormente, quando o jogo for lançado, quem deu esse sinal somente precisará pagar a diferença que faltará para comprar o jogo (que, para quem demonstrou interesse, sairá mais barato do que para quem não pagou esse "sinal").

    Primeiro estranhei este approach mas, de novo, como o Rafael se preocupa em ter uma comunicação clara, entendi que, na verdade, talvez esta seja uma melhor opção que um financiamento coletivo. Neste último, você teria de pagar o valor completo de uma só vez, recebendo o jogo somente quando fosse lançado. Já neste caso não, você "dá uma entrada no jogo", se uma quantidade legal de pessoas fizerem o mesmo, o projeto segue e você paga o restante na hora do lançamento, se não, o valor é devolvido.
    A razão por estar sendo feito desta forma? Perfeitamente explicado e com transparência pelo Rafael - assistam a Live, não me alongarei.

    Para finalizar gostaria, inveitavelmente, de fazer uma comparação entre esta live e a da Galapagos. Como pode, né? Não irei entrar no mérito de os anúncios da Galapagos ou da Ludofun terem sido bons ou não - isso dependerá de gosto e gosto é igual àquela outra coisa que cada um tem só sua... Mas, fora isso, serve de lição que uma simples live sem perfumaria (transições mirabolantes, 1001 apresentadores, QR Codes na tela, fotos genericas na tela vs uma apresentação do jogo na mesa, etc.), com comunicação clara de datas/períodos de lançamento (que faltou por inteiro na outra live) e com transparência (explicando os porquês das coisas estarem acontecendo da forma que estão acontecendo, explicando o porquê de algumas demoras estarem acontecendo, etc.), podem impactar positivamente o público alvo das editoras, como eu que escolhi tirar alguns longos minutos do meu dia para vir aqui escrever este texto.

    Em resumo: Parabéns Rafael Verri pelo trabalho e por nos respeitar e, à Galapagos e demais editoras, apelo à humildade de vocês em aprender com quem sabe fazer.

    Obriagdo aos que clicaram e leram até o fim.

    A Galápagos em breve se tornará a próxima Estrela, vendendo seus jogos e brinquedos em supermercados e em qualquer outra loja que tenha brinquedos, livros e coisas do gênero.
    O foco deles está em vender jogos festivos e jogos familiares em larga escala, além de apostar em jogos medíocres vestidos com franquias famosas, se afastando do nicho dos veteranos do hobby e voltando-se para o grande público. Com essa mudança de foco, também muda a qualidade do serviço, pois o objetivo passa a ser vender o maior número de unidades para clientes diferentes ao invés de fidelizar os clientes que entram e permanecem no hobby. A rotatividade dos leigos é que vai contribuir com a maior parte do faturamento deles.
    Quem gosta de um bom jogo de tabuleiro não é mais o público alvo da Galápagos.


    Falando sobre transparência, é curioso que fazem um evento e uma "live" de anúncios, mas ainda nem trouxeram todos os anúncios da edição passada. Alguns tiveram as datas alteradas, enquanto outros foram completamente apagados do Spoiler Board sem nenhuma palavra dita. Para saber mais sobre esses anúncios é necessário garimpar frases ditas pelos responsáveis em entrevistas feitas com vários criadores de conteúdo diferentes, e ir juntando as peças.

    Ainda sobre transparência, mas trocando de editora, posso falar sobre a MeepleBR e o recente problema de impressão no tabuleiro do Arcs.
    Não vou entrar no mérito sobre o problema em si, se interfere ou não no jogo, se é grande ou pequeno, mas quero chamar a atenção pela atitude da editora.
    Eles sabiam do problema? É claro, afinal, enviaram junto com o jogo um adesivo para "resolver" o problema.
    Eles avisaram aos lojistas e aos consumidores finais a respeito desse problema em algum momento? Não.
    Por quê? Medo de não vender o suficiente? Covardes.

    E, nessa senda, essa falta de transparência também é observada nos lojistas, inclusive os que estão há mais tempo no hobby.
    Nessa semana começaram a ser entregues por uma loja que possui muita coragem, muita bravura, o jogo Tiranos da Umbreterna. No site, o anúncio dizia claramente sobre a possibilidade de conter avarias (mofo), e também, em letra vermelha e negrito, estava escrito "Lacrado".
    O que aconteceu? Os jogos começaram a chegar e a comunidade começou a reportar que esses jogos não estavam lacrados, e sim abertos.
    Se os jogos estavam abertos, existiu realmente a possibilidade de mofo? Ou era uma certeza de mofo?
    A loja em questão abriu e escolheu os exemplares mofados para enviar aos clientes? Como saberemos?
    Ao serem questionados, disseram que já receberam as caixas abertas da editora, e que foi um erro de quem fez o anúncio no site. Será mesmo?

    Enfim, creio que cada um de nós aqui deste fórum consegue lembrar de um caso em que não existiu transparência entre uma editora, lojista, criador de conteúdo, e nós, jogadores.
    Nosso hobby realmente é construído na base da má-fé? Lucro > Honestidade?
    Até quando eu e você, consumidores e jogadores, vamos continuar aceitando isso como se fosse algo normal?
    Vocês se sentem bem ao dividir mesas em eventos e jogatinas com essas pessoas que agem dessa forma?

    12
  • Grumer
    24 mensagens MD
    avatar
    Grumer01/08/25 13:34
    Grumer » 01/08/25 13:34

    Acredito que muito da forma como a Galápagos se comporta nas lives e na comunicação com o cliente é reflexo do modelo das "grandes empresas", onde o marketing é super desenvolvido, mas a comunicação fica falha com base em justificativas um tanto quanto questionáveis (mesmo a gente sabendo que hoje em dia é complicado lidar com redes sociais, comentários tóxicos, cobranças, etc). 

     Esse modelo de comunicação realmente não funciona, por mais que esteja em moda, e que "seja assim mesmo" que as empresas maiores hajam, utilizam o tamanho, a quantidade de projetos, o "profissionalismo", para não serem transparentes e evitar pressões (como tempo de entrega, qualidade de projetos, preços, etc). Pra mim o pior exemplo hoje é da Conclave com a comunicação pífia.

     Acredito que a Ludofun tem feito diferente muito em função do Parma, a forma como ele escolhe lidar pessoalmente com os projetos, o cuidado e respeito com a comunidade. Isso vale demais. Hoje, inclusive, apoio vários projetos da Ludofun (assistindo lives, divulgando, comprando jogos) por acreditar na forma como trabalham, e gostar dessa forma de agir.

     Veja que sendo transparente, tempestivo, e diligente, o Parma consegue passar segurança, carinho com os projetos e respeito pelo público. Acho que isso não é só uma questão pessoal também, tem toda a questão do tamanho das empresas, quantidades de projetos, visão de mercado, etc. Mas, ainda assim acredito que quando se quer trabalhar com transparência é sim bem possível.

     Por fim eu torço para o público ir notando essa diferença, que através do nosso apoio financeiro (que é nossa principal forma de influenciar o mercado) possamos demonstrar o que queremos de verdade, mostrar que a comunicação transparente tem muito valor. Com o crescimento da Ludofun acredito que ficará cada vez mais evidente para as outras grandes que esse aspecto tem valor financeiro também, e que talvez seja muito mais importante do que imaginam. Por esse mesmo prisma hoje não colaboro mais com projetos de algumas outras empresas, até que eu perceba que mudaram o comportamento nesse sentido (não me privo dos jogos em si, as vezes busco usados, algo assim, mas não engajo, nem divulgo, nem apoio financeiramente empresas que eu acredito não me respeitarem como eu espero).

     O produto não é só o material vendido, a experiência do novo, mas também o respeito e inclusão do seu cliente de forma clara e responsável.

    5
  • iuribuscacio
    3181 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio01/08/25 13:36
    iuribuscacio » 01/08/25 13:36

    Thokmay::
    Até quando eu e você, consumidores e jogadores, vamos continuar aceitando isso como se fosse algo normal?
    Vocês se sentem bem ao dividir mesas em eventos e jogatinas com essas pessoas que agem dessa forma?

    Caro Thokmay

    Concordo plenamente e vou além para lembrar um velho ditado, cada dia mais pertinente. 

    Diz a sabedoria popular que todo dia saem de casa um esperto e um otário, e se eles se encontram, fazem negócio. Todos nós já sabemos, que algumas editoras nacionais de board games representam o primeiro. E eu acho que já passou da hora, do público consumidor de jogos deixar de representar o segundo.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 

    5
  • ChrisOliveira
    496 mensagens MD
    avatar
    ChrisOliveira01/08/25 14:03
    ChrisOliveira » 01/08/25 14:03

    iuribuscacio::
    Diz a sabedoria popular que todo dia saem de casa um esperto e um otário, e se eles se encontram, fazem negócio. 

    Atualmente os espertos nem precisam mais se encontrar com os otários. Nem é preciso sair mais de casa. Basta os otários "darem um google" ou "navegar nos fóruns especializados".

    6
  • maueze
    1413 mensagens MD
    avatar
    maueze01/08/25 14:04
    maueze » 01/08/25 14:04

    Parma é uma pessoa sensacional, profissional já muito respeitadono nosso meio, mas o modelo dele nem se compara à Galápagos. 

    Primeiro que a estrutura de capital dele é financiado parcialmente pelo cliente através de financiamento coletivo, pré venda e agora essa intenção de venda.

    Entenda que o risco de atraso, não entrega dele está em outro patamar, e portanto faz todo sentido em focar na entrega ao invés de novos anúncios. 

    A galápagos está focando outro segmento, lentamente disputando espaço com copag, grow e estrela. Saindo um pouco do nicho, onde a ludofun está 100% entrincherada.

    Sempre achei a curadoria do Parma brilhante, e ele está aproveitando essa força com um catálogo excelente, tomara que tenha fôlego financeiro para tornar a ludofun um sucesso.

    12
  • leokula
    144 mensagens MD
    avatar
    leokula02/08/25 09:27
    leokula » 02/08/25 09:27

    É a mesma coisa que comparar o serviço da pequena pizzaria de família na esquina com o serviço do mcdonald's do shopping.

    0
  • viniciusjf
    2722 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf02/08/25 10:48
    viniciusjf » 02/08/25 10:48

    hpcaria25::Boa tarde gente,

    Precisei vir aqui desabafar um sentimento que tive agora mesmo, após ter visto a live da Ludofun que aconteceu ontem no seu canal do Youtube. 
    Para ser sincero, eu nem sabia que ia ter live (ou até mesmo que a Ludofun fazia lives)...estava completamente focado na ansiedade da live da Galapagos (asmodee) que também aconteceu ontem.

    Soube através de discussões de um grupo de Whatsapp e lá fui eu assitir. A pergunta que ficou na minha cabeça após assistir foi: 


    Como pode uma editora que não tem nem um terço dos recursos que uma Galapagos da vida tem (ou pelo menos eu acredito que não tenha), ter uma melhor noção de como se deve comunicar com o seu público?  

    O Rafael Verri dá uma aula em como devem ser passadas atualizações e anúncios, prezando algo que geralmente falta às editoras comuns: transparência.
    A live é só o Rafael e uma câmera gravando ele e a sua mesa - Mesa essa que ele utiliza para mostrar os jogos a que está se referindo no momento, abrindo eles, mostrando os componentes, etc. 
    Passa por cada jogo sem pressa, toma o seu tempo e faz questão de ler os comentários/dúvidas do chat sobre o que está apresentando.


    Em algum momento ele fala algo como "A gente primeiro quer cumprir as obrigações e depois apresentar novos jogos para vocês". Perfeito! Qualidade sempre superará quantidade e, adiciono também: qualidade também é, para a quantidade de jogos mencionados, eu saber quando devo esperar o seu lançamento, conseguindo me planejar caso tenha interesse em adquirir algo (o que também aconteceu nessa live - para todos os jogos mencionados, foi apresentada uma data ou um período de lançamento)

    Um último ponto - agora relativo ao que talvez tenha sido a principal surpresa da live:
    A razão pela qual eu acabei assistindo, foi porque ouvi dizer que a editora traria o jogo Earthborne Rangers que está no meu radar há algum tempo. A ludofun trará o jogo de uma forma que não estamos acustomados... 
    Para quem tiver interesse no jogo, está sendo pedido que vão até o site da Ludofun e que dêm um "sinal" para registrar o interesse e, posteriormente, quando o jogo for lançado, quem deu esse sinal somente precisará pagar a diferença que faltará para comprar o jogo (que, para quem demonstrou interesse, sairá mais barato do que para quem não pagou esse "sinal").

    Primeiro estranhei este approach mas, de novo, como o Rafael se preocupa em ter uma comunicação clara, entendi que, na verdade, talvez esta seja uma melhor opção que um financiamento coletivo. Neste último, você teria de pagar o valor completo de uma só vez, recebendo o jogo somente quando fosse lançado. Já neste caso não, você "dá uma entrada no jogo", se uma quantidade legal de pessoas fizerem o mesmo, o projeto segue e você paga o restante na hora do lançamento, se não, o valor é devolvido.
    A razão por estar sendo feito desta forma? Perfeitamente explicado e com transparência pelo Rafael - assistam a Live, não me alongarei.

    Para finalizar gostaria, inveitavelmente, de fazer uma comparação entre esta live e a da Galapagos. Como pode, né? Não irei entrar no mérito de os anúncios da Galapagos ou da Ludofun terem sido bons ou não - isso dependerá de gosto e gosto é igual àquela outra coisa que cada um tem só sua... Mas, fora isso, serve de lição que uma simples live sem perfumaria (transições mirabolantes, 1001 apresentadores, QR Codes na tela, fotos genericas na tela vs uma apresentação do jogo na mesa, etc.), com comunicação clara de datas/períodos de lançamento (que faltou por inteiro na outra live) e com transparência (explicando os porquês das coisas estarem acontecendo da forma que estão acontecendo, explicando o porquê de algumas demoras estarem acontecendo, etc.), podem impactar positivamente o público alvo das editoras, como eu que escolhi tirar alguns longos minutos do meu dia para vir aqui escrever este texto.

    Em resumo: Parabéns Rafael Verri pelo trabalho e por nos respeitar e, à Galapagos e demais editoras, apelo à humildade de vocês em aprender com quem sabe fazer.

    Obriagdo aos que clicaram e leram até o fim.

     Mas eu percebo que uma postura que tem sido recorrente entre as editoras grandes é justamente a soberba de achar que não precisa do cliente.

    1
  • iuribuscacio
    3181 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio03/08/25 14:19
    iuribuscacio » 03/08/25 14:19

    leokula::É a mesma coisa que comparar o serviço da pequena pizzaria de família na esquina com o serviço do mcdonald's do shopping.

    Caro leokula

    Rapaz, foi justamente o Ray Croc, o verdadeiro gênio empresarial (inescrupuloso, mas ainda sim um gênio), que transformou o McDonald's, no gignante que essa marca é, que dizia, "cuide do seu cliente, que o seu negócio se cuida sozinho". As grandes editoras nacionais de board games se esforçam muito, mas muito mesmo, para fazer exatamente o oposto disso.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio  

    2
Responder
Precisamos falar da postura da Ludofun na sua última Live
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.