A plataforma de financiamento coletivo para jogos de mesa Gamefound comprou a veterana rival do Kickstarter, a Indiegogo, adicionando uma fonte potencialmente enorme de apoiadores às campanhas de seus criadores.
A aquisição-surpresa eleva a pressão sobre o Kickstarter por parte do concorrente emergente Gamefound, que vem reduzindo rapidamente a vantagem do gigante de crowdfunding no segmento de jogos de mesa nos últimos três anos.
O Gamefound começou em 2015 como um gerenciador de promessas do Kickstarter, antes de Marcin Świerkot, fundador da editora de jogos de tabuleiro Awaken Realms, mirar em superar o gigante do financiamento coletivo nesse nicho em 2022.
Em 2024, o Gamefound abocanhou seis das dez campanhas mais financiadas, incluindo US$ 7,6 milhões para o jogo de tabuleiro
Cyberpunk 2077 (2º lugar) e US$ 7,4 milhões para
Lands of Evershade. O Kickstarter emplacou apenas três entre as dez melhores posições (Cosmere, o quarto colocado
Altered TCG e o décimo Trench Crusade), enquanto o BackerKit figurou em quinto lugar com cerca de US$ 5 milhões para o RPG MCDM.
No início deste ano, Świerkot disse ao BoardGameWire que estabelecera uma “meta extremamente ambiciosa e, ao mesmo tempo, alcançável” de superar o Kickstarter em financiamento de jogos de mesa em 2025, depois que o site viu o valor total captado em projetos subir 49% em 2024, atingindo mais de US$ 85 milhões.
Somando também os valores levantados em operações de pós-venda e gerenciamento de pledges, o montante total angariado pelo Gamefound no ano passado chegou a cerca de US$ 156 milhões, contra US$ 220 milhões captados na categoria de jogos de mesa do Kickstarter em 2024.
Enquanto o Gamefound cresce de forma expressiva desde a pandemia de Covid-19, os totais de crowdfunding de tabletop no Kickstarter vêm caindo — com queda de 12,4% em 2022, cerca de 4,3% em 2023 e 2,7% no ano passado, segundo dados da Tabletop Analytics.
Lançado em 2008, um ano antes do Kickstarter, o Indiegogo já levantou quase US$ 3 bilhões e possui cerca de 14 milhões de contas de usuários que ao menos uma vez apoiaram uma campanha.
Embora o foco do Gamefound tenha sido até agora exclusivamente em jogos de mesa, a aquisição do Indiegogo traz uma empresa com ampla experiência em projetos de música, tecnologia de consumo, viagens, móveis de exterior — e até campanhas singulares, como a que arrecadou mais de US$ 700 mil para dar férias a uma monitora escolar após um vídeo viral de bullying.
Entre os maiores sucessos do Indiegogo estão quase US$ 15 milhões para o sistema Flow Hive (colmeias para apicultores), mais de US$ 6 milhões para bicicletas elétricas Sondor e cerca de US$ 4,6 milhões para o filme Super Troopers 2.
Embora o Indiegogo tenha categoria própria para jogos de mesa, nenhuma campanha alcançou os patamares multimilionários vistos no Kickstarter, Gamefound e BackerKit. A mais bem-sucedida nesse segmento foi Beware of Bears, com cerca de US$ 160 mil há quatro anos. Campanhas mais antigas incluem Sushi Go!, de Phil Walker-Harding (US$ 7,2 mil em 2012), e Among the Stars, da Artipia Games (US$ 43 mil no mesmo ano).
Sobre a compra do Indiegogo, Świerkot afirmou ao BoardGameWire que o acordo vai aumentar a visibilidade das campanhas do Gamefound, tornando-as encontráveis na plataforma adquirida.
Ele explicou que as campanhas do Gamefound começarão a aparecer no Indiegogo após “um curto período de transição para integrar o Indiegogo à nossa tecnologia”, mas não quis definir prazos exatos.
Ao ser questionado se a aquisição poderia fazer o Gamefound perder o foco no sucesso em jogos de mesa, Świerkot respondeu: “Não, pelo contrário — acho que é uma oportunidade incrível. Continua sendo a mesma plataforma, então não precisamos desenvolver dois serviços diferentes.
“Mas vamos ampliar nossa equipe, então espero o oposto — desenvolvimento mais rápido de recursos excelentes que funcionarão em todas as categorias.
“Além disso, estamos extremamente comprometidos em manter altos padrões no apoio e na comunicação com criadores e apoiadores.”
Świerkot acrescentou: “Nosso sucesso vem de uma filosofia simples: construir uma plataforma pelo menos duas vezes melhor que a concorrência e, então, contar com dedicação, trabalho duro e foco de nossa equipe para fazer isso acontecer.
“Agora, estamos levando essa filosofia ao Indiegogo, unindo a tecnologia do Gamefound com o alcance incrível do Indiegogo para revolucionar o crowdfunding em todas as categorias.”
Questionado se o movimento indicava a ambição de, via Indiegogo, ultrapassar o Kickstarter em outras áreas além de jogos de mesa, ele afirmou: “Como sempre, nosso objetivo é ter uma plataforma incrível para apoiadores e criadores — isso está no centro das nossas atenções.
“Graças a esse foco (e ao ritmo de progresso mensurável), nos tornamos a maior plataforma no espaço de jogos de mesa.
“Agora, isso se aplica de forma semelhante ao Indiegogo — sentimos que já temos muito a oferecer com nossa tecnologia e ainda temos mais por vir. Nosso foco será criar grande valor em outras categorias para criadores e apoiadores, do mesmo modo que fizemos em jogos de mesa.
“Vamos superar outros segmentos com isso? É difícil prever. Mas acredito muito em nossa tecnologia e na equipe por trás dela.”
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/07/24/gamefound-accelerates-challenge-to-kickstarter-by-buying-veteran-crowdfunding-pioneer-indiegogo