Danso::Quando eu paguei o jogo, a minha esposa não estava grávida.
A minha filha está fazendo três anos e ainda não tenho o produto que eu comprei.
Fiz as minhas correções manuais e improvisadas, já tenho cerca de vinte partidas do jogo, me viro muito bem com o que recebi e se nunca mais vier a reposição, passei boas horas com o Old World. Mas a lição foi aprendida: Esse foi meu único financiamento coletivo.
Caro
Danso
Rapaz, que bom que você entende a revolta que algumas pessoas, entra elas eu, tem em relação ao fiasco que foi o financiamento coletivo desse jogo. Muitas pessoas confundem a revolta com esse processo, com não gostar do jogo, e ninguém ou quase ninguém contesta a qualidade ou o valor do Old World. Eu por exemplo, tenho uma única restrição quanto ao Old Word e essa nem é uma crítica minha, mas de muitas pessoas lá atrás, quando o projeto foi anunciado, é que ele seria um jogo caro, mas um tanto o quanto genérico. Em outras palavras você paga uma grana, mas não joga com o Geralt, com a Yennefer, com a Ciri, ou com o Jaskier, mas sim com um personagem dentro do universo de The Witcher. Só que essa é apenas uma crítica menor, que não diminui tanto assim o Old World.
Por outro lado, as críticas em relação à forma como a Conclave gerenciou todo esse projeto, com uma cagada atrás da outra, essas sim são críticas sérias e grandes, porque os erros foram absurdos. Até mesmo se a Conclave não tivesse dito nada (o que já é bem ruim) ao invés de mentir descaradamente, em diversos momentos, nem assim a coisa teria sido tão feia. Só que na ânsia de defender o jogo (o que não faz o menor sentido porque o que se contesta é a atuação da Conclave e não o jogo em si), muita gente confunde as coisas e responde como se as pessoas estivessem falando mal do próprio jogo. E é por isso, ou seja, pelo fato do foco das críticas serem ao processo e não ao próprio jogo, que essa situação diz respeito não apenas a quem comprou o Old Wolrd, mas também às demais pessoas, que participam do hobby e que compram board games com alguma regularidade.
No mais, como eu já disse antes em alguns outros comentários, é realmente lamentável que a Conclave tenha enveredado por esse caminho tão lastimável de tentar ludibriar e iludir seus apoiadores. Isso porque o Old Wolrd tinha o potencial e ser um dos novos grandes board games da atualidade, baseado em uma franquia de enorme sucesso. Mas que fica difícil até divulgar ou falar do jogo, não apenas por conta dos absurdos do financiamento coletivo, com também pelo novo absurdo contínuo que está sendo esse processo de reposição, que até agora ainda não deu as caras. E mesmo que a reposição chgue algum dia, se é que isso acontecerá, mas mesmo que aconteça, mesmo isso não apagará a lembrança do tratamento ruim e desrespeitoso que a Conclave dispensou aos seus apoiadores.
Não é à toa que muita gente resolveu fazer feito você e consertou o jogo por conta própria mesmo, ao invés de ficar esperando pela Conclave. Se pelo menos o jogo não tivesse custado tanto...
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio