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  3. Terra Mystica: Era da InovaçÃ...
  4. Contradição em habilidade de Fortaleza.

Contradição em habilidade de Fortaleza.

Terra Mystica: Era da Inovação
  • maueze
    1413 mensagens MD
    avatar
    maueze23/07/25 11:45
    maueze » 23/07/25 11:45

    caiom88::A contradição fica em:

    Voar sobre 1 ou 2 exágonos significa que o exágono alvo não precisa estar adjacente a uma de suas estruturas.

    Na verdade NÃO PODE estar adjacente. Entrando em contradição no 3 parágrafo. É isso.

    Além de pessimamente escrito.

    O segundo parágrafo define voo, que elimina a necessidade de expandir em locais adjacentes e/ou navegáveis bem como seu alcance máximo. 
    O terceiro acrescenta a limitação de não poder se utilizar da habilidade meramente para ganhar pontos em uma expansão tradicional.
    Não há contradição. 

    1
  • marcelobrito
    114 mensagens MD
    avatar
    marcelobrito08/08/25 11:18
    marcelobrito » 08/08/25 11:18

    caiom88::
    PS bônus: Achei essa habilidade totalmente overpowered.

    Vou me ater a essa sua afirmação:

    A habilidade do palácio de pontuar por terrenos terraformados pode parecer extremamente poderosa, mas na prática, ela se equilibra bem com as outras estratégias do jogo.

    Levando em conta que não se trata de uma habilidade disponível desde o início. A construção de um palácio geralmente acontece na metade para o fim da partida (por volta da 4ª rodada), exigindo tempo e recursos valiosos. Conseguir o palácio na 3ª rodada é mais incomum e, quando acontece, exige um grande sacrifício que pode comprometer sua pontuação em outras áreas.

    Analisando a pontuação, a maioria das habilidades de palácio rendem em média 10 pontos. Essa habilidade pode render até 15 pontos em uma partida normal, o que a coloca na média das outras habilidades, não a tornando superior.

    Para pontuar ainda mais com essa habilidade, você precisa de mais Estudiosos e, principalmente, terraformar mais terrenos. A terraformação, especialmente no início do jogo, é uma ação cara e nem sempre simples de ser executada, o que limita o potencial de pontuação dessa estratégia.

    Para ter um bom desempenho com essa habilidade, é preciso fazer um planejamento de longo prazo, sacrificando pontuações em outras áreas para focar na terraformação. É uma estratégia de risco. Em mesas menos competitivas, onde os outros jogadores deixam mais espaço, a pontuação pode ser ainda maior (chegando a 20 ou 25 pontos), mas isso depende de escolhas e abdicações feitas durante o jogo.

    Em resumo, a habilidade de palácio não é "overpowered", mas sim uma opção estratégica poderosa. Ela exige planejamento e sacrifícios para ser maximizada, equilibrando-se com as demais estratégias do jogo.

    0
  • caiom88
    484 mensagens MD
    avatar
    caiom8808/08/25 11:22
    caiom88 » 08/08/25 11:22

    marcelobrito::
    caiom88::
    PS bônus: Achei essa habilidade totalmente overpowered.

    Vou me ater a essa sua afirmação:

    A habilidade do palácio de pontuar por terrenos terraformados pode parecer extremamente poderosa, mas na prática, ela se equilibra bem com as outras estratégias do jogo.

    Levando em conta que não se trata de uma habilidade disponível desde o início. A construção de um palácio geralmente acontece na metade para o fim da partida (por volta da 4ª rodada), exigindo tempo e recursos valiosos. Conseguir o palácio na 3ª rodada é mais incomum e, quando acontece, exige um grande sacrifício que pode comprometer sua pontuação em outras áreas.

    Analisando a pontuação, a maioria das habilidades de palácio rendem em média 10 pontos. Essa habilidade pode render até 15 pontos em uma partida normal, o que a coloca na média das outras habilidades, não a tornando superior.

    Para pontuar ainda mais com essa habilidade, você precisa de mais Estudiosos e, principalmente, terraformar mais terrenos. A terraformação, especialmente no início do jogo, é uma ação cara e nem sempre simples de ser executada, o que limita o potencial de pontuação dessa estratégia.

    Para ter um bom desempenho com essa habilidade, é preciso fazer um planejamento de longo prazo, sacrificando pontuações em outras áreas para focar na terraformação. É uma estratégia de risco. Em mesas menos competitivas, onde os outros jogadores deixam mais espaço, a pontuação pode ser ainda maior (chegando a 20 ou 25 pontos), mas isso depende de escolhas e abdicações feitas durante o jogo.

    Em resumo, a habilidade de palácio não é "overpowered", mas sim uma opção estratégica poderosa. Ela exige planejamento e sacrifícios para ser maximizada, equilibrando-se com as demais estratégias do jogo.

    Vou descordar totalmente de você,
    Se vc já jogou um pouco online sabe que é BEM COMUM fazer o palácio logo na primeira rodada, já que o poder liberado é geralmente muito útil logo no começo do jogo e os recursos iniciais são suficientes para todas as faccções. (totalmente contrário ao Terra Mystica que era bem raro, exceto para os nômades).
    As duas vezes que eu peguei essa ficha bonus eu passei o carreto. Uma online, outra com minha esposa. 

    1
  • marcelobrito
    114 mensagens MD
    avatar
    marcelobrito09/08/25 19:45
    marcelobrito » 09/08/25 19:45

    caiom88::
    marcelobrito::
    caiom88::
    PS bônus: Achei essa habilidade totalmente overpowered.

    Vou me ater a essa sua afirmação:

    A habilidade do palácio de pontuar por terrenos terraformados pode parecer extremamente poderosa, mas na prática, ela se equilibra bem com as outras estratégias do jogo.

    Levando em conta que não se trata de uma habilidade disponível desde o início. A construção de um palácio geralmente acontece na metade para o fim da partida (por volta da 4ª rodada), exigindo tempo e recursos valiosos. Conseguir o palácio na 3ª rodada é mais incomum e, quando acontece, exige um grande sacrifício que pode comprometer sua pontuação em outras áreas.

    Analisando a pontuação, a maioria das habilidades de palácio rendem em média 10 pontos. Essa habilidade pode render até 15 pontos em uma partida normal, o que a coloca na média das outras habilidades, não a tornando superior.

    Para pontuar ainda mais com essa habilidade, você precisa de mais Estudiosos e, principalmente, terraformar mais terrenos. A terraformação, especialmente no início do jogo, é uma ação cara e nem sempre simples de ser executada, o que limita o potencial de pontuação dessa estratégia.

    Para ter um bom desempenho com essa habilidade, é preciso fazer um planejamento de longo prazo, sacrificando pontuações em outras áreas para focar na terraformação. É uma estratégia de risco. Em mesas menos competitivas, onde os outros jogadores deixam mais espaço, a pontuação pode ser ainda maior (chegando a 20 ou 25 pontos), mas isso depende de escolhas e abdicações feitas durante o jogo.

    Em resumo, a habilidade de palácio não é "overpowered", mas sim uma opção estratégica poderosa. Ela exige planejamento e sacrifícios para ser maximizada, equilibrando-se com as demais estratégias do jogo.

    Vou descordar totalmente de você,
    Se vc já jogou um pouco online sabe que é BEM COMUM fazer o palácio logo na primeira rodada, já que o poder liberado é geralmente muito útil logo no começo do jogo e os recursos iniciais são suficientes para todas as faccções. (totalmente contrário ao Terra Mystica que era bem raro, exceto para os nômades).
    As duas vezes que eu peguei essa ficha bonus eu passei o carreto. Uma online, outra com minha esposa. 



    Meu caro, nao afirmei que é impossível. Recursos tem. Eu afirmei que em media isso nao acontece.

    Para um progresso sustentável eu nunca construiria um Palácio na primeira rodada.

    O bônus não seria eficiente pois nao teria Estudante pra pontuar.

    Nao fiz as contas mas você começaria a segunda rodada com quase zero moedas e 1 ferramenta.

    Dependeria totalmente de Comemoração/Ações de Poder e bônus de rodada pra tentar fazer alguma coisa Na sequência.

    Provável que na rodada 2 e 3 não tivesse nada pra fazer.

    Eu tenho os dois jogos físicos. TM e EdI. Tenho quase 20 partidas no EdI, principalmente jogando contra a automa. Ainda nao comprei esse poder de Palácio em jogo justamente por que sempre pareceu caro e ineficiente.

    0
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