caiom88::
PS bônus: Achei essa habilidade totalmente overpowered.
Vou me ater a essa sua afirmação:
A habilidade do palácio de pontuar por terrenos terraformados pode parecer extremamente poderosa, mas na prática, ela se equilibra bem com as outras estratégias do jogo.
Levando em conta que não se trata de uma habilidade disponível desde o início. A construção de um palácio geralmente acontece na
metade para o fim da partida (por volta da 4ª rodada), exigindo tempo e recursos valiosos. Conseguir o palácio na 3ª rodada é mais incomum e, quando acontece, exige um grande sacrifício que pode comprometer sua pontuação em outras áreas.
Analisando a pontuação, a maioria das habilidades de palácio rendem em média
10 pontos. Essa habilidade pode render
até 15 pontos em uma partida normal, o que a coloca na média das outras habilidades, não a tornando superior.
Para pontuar ainda mais com essa habilidade, você precisa de mais Estudiosos e, principalmente,
terraformar mais terrenos. A terraformação, especialmente no início do jogo, é uma ação cara e nem sempre simples de ser executada, o que limita o potencial de pontuação dessa estratégia.
Para ter um bom desempenho com essa habilidade, é preciso fazer um
planejamento de longo prazo, sacrificando pontuações em outras áreas para focar na terraformação. É uma estratégia de risco. Em mesas menos competitivas, onde os outros jogadores deixam mais espaço, a pontuação pode ser ainda maior (chegando a 20 ou 25 pontos), mas isso depende de escolhas e abdicações feitas durante o jogo.
Em resumo, a habilidade de palácio não é "overpowered", mas sim uma
opção estratégica poderosa. Ela exige planejamento e sacrifícios para ser maximizada, equilibrando-se com as demais estratégias do jogo.