Olá, Starfinders! Talvez vocês já tenham ouvido por aí, mas temos notícias empolgantes. A Paizo tem o orgulho de anunciar uma colaboração com a Digital Extremes para criar uma aventura de Starfinder com tema de Warframe: Operation: Orias, chegando em outubro de 2025.
Nesta aventura, você joga como quatro Protoframes enviados para resgatar um espião de uma instalação Corpus em Orias. Operation: Orias é uma amostra do universo de Warframe usando as regras da Segunda Edição de Starfinder, criada para jogar com os amigos ao redor da mesa! Participantes da Gen Con poderão passar na nossa área de demonstração para jogar um trecho desse conteúdo completo.
Jogo Warframe há muitos anos (11, segundo o emblema divertido que tenho no jogo) e sempre me diverti muito. Não tem nada como saltar a velocidades absurdas, esmagar tudo com o impacto do Rhino e obliterar uma dúzia de inimigos em dois segundos. São esses momentos que me fazem voltar sempre.
Não sei o que me levou a entrar em contato com Rebb Ford numa segunda-feira qualquer, mas de repente senti uma compulsão de mandar uma mensagem. Eu sou Diretor Criativo. Ela é Diretora Criativa. Talvez, só talvez, a gente pudesse se unir e criar algo legal! Fiquei pasmo com o entusiasmo dela ao receber meu contato. Uma pequena reunião aconteceu logo depois, e dava pra sentir que todos estávamos animados e empolgados em fazer isso acontecer. A única pergunta era: o que seria possível fazer?
Queríamos lançar algo o mais rápido possível, mas nossos cronogramas editoriais não previam uma colaboração inesperada. Algo podia ser feito, mas teria que ser enxuto e preciso. Decidimos por uma pequena amostra do universo de Warframe, um cruzamento entre Starfinder e Warframe.
Tive a sorte de ser convidado para escrever uma aventura para essa colaboração, e trabalhei com o inimitável Kengineer para fazer algo legal acontecer. Trazer Warframe para o RPG de mesa foi um desafio divertido, e gosto de pensar que consegui traduzir bem a sensação de estar numa missão do jogo. No geral, foi uma experiência super empolgante e gratificante. Trabalhar com a DE tem sido um sonho até agora, e espero que todos gostem do que preparamos. Até a próxima, Tenno!
—
Luis Loza, Diretor Criativo (Pathfinder)
Oiê, aqui é a Jenny, Gerente Criativa de Starfinder. Não fui eu que tive essa ideia incrível nem fechei o acordo com a Rebb, mas Starfinder é minha área, então precisei me envolver em algum momento. O Thurston e o Luis organizaram a colaboração e de repente me disseram que precisavam que eu desenvolvesse um projeto de crossover super secreto. Claro que eu disse: “MEU DEUS, SIM! Tô dentro!” Veja bem, o Thursty e eu já jogamos Warframe juntos algumas vezes no passado. Se quiser saber sobre minha relação com Warframe, sou uma jogadora casual com cerca de 300 horas jogadas com amigos, de tempos em tempos, ao longo dos anos. Jogo Fashionframe, então escolho os Warframes tanto pela estética quanto pelo estilo de jogo. Meus favoritos são Garuda, Jade e Yareli. Enfim! Nunca imaginei que teria a chance de trabalhar com a Digital Extremes para criar um crossover oficial com o jogo deles. Mas faz total sentido—Starfinder Segunda Edição e Warframe combinam muito bem! Mal posso esperar para vocês jogarem o que o Luis criou e experimentarem Warframe em forma de RPG de mesa, com as regras da Segunda Edição de Starfinder.
—
Jenny Jarzabski, Gerente Criativa (Starfinder)
Thurston Hillman, Editor Associado da Paizo por aqui! Em Warframe, sou main Caliban há anos. (Brincadeira interna; na verdade, fui main Valkyr por anos, mas comecei a dizer isso assim que o Caliban foi lançado.)
Estava eu na Gen Con conversando com o Luis, quando ele comentou essa ideia divertida de entrar em contato com a Rebb Ford, da Digital Extremes, sobre fazer algo com Starfinder e Warframe. Eu disse: “Com certeza, vai lá e faz isso!” Avançando alguns meses, lá estava eu numa ligação com a Rebb e outras pessoas da Digital Extremes, animadamente conversando sobre possíveis colaborações. Ouvir que vários dos criativos da DE estavam jogando a mesma campanha de Rise of the Runelords foi o toque final, já que muitos de nós da Paizo também somos fãs fervorosos de Warframe.
Desde aquela reunião inicial, essa colaboração tem sido uma alegria de trabalhar, com ambos os lados compartilhando o entusiasmo por nossas propriedades. Trabalhamos juntos para criar esse produto que mal podemos esperar para compartilhar com ambas as comunidades.
—
Thurston Hillman, Editor Associado e Main Caliban de longa data
Fonte:
https://paizo.com/community/blog/v5748dyo71pkf?Starfinder-x-Warframe