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  3. The Capitals
  4. Review – The Capitals, a melhor cidade!

Review – The Capitals, a melhor cidade!

The Capitals
  • avatar
    tabulaquadrada05/09/16 09:20
    avatar
    tabulaquadrada
    05/09/16 09:20
    954 mensagens MD

    Postado originalmente em: http://tabulaquadrada.com.br/review-the-capitals-a-melhor-cidade/ por @thferri

    Equilibre todos os atributos de sua cidade para que ela esteja pronta para ser colocada no mapa como a Capital dos Jogos de Tabuleiro.


    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/Ficha-Tecnica-The-Capitals.png

    Componentes
    A arte é bem bacana, lembrando os jogos digitais Sim City mais antigos. Todo material é em um cartonado bem espesso e ótimo, cubos, carros e marcador de turno são todos de madeira, a parte ruim é que o verso de todos os cartonados são em preto e branco, mas nada que atrapalhe a experiência.
    - 1 tabuleiro;
    - 35 marcadores de jogador;
    - 5 marcadores de turistas;
    - 75 cubos de energia;
    - 1 marcador de turno;
    - 10 marcadores de construção;
    - 110 marcadores de prestigio;
    - 143 marcadores de construção;
    - 5 marcadores de ajuda ao jogador;
    - 1 marcador de maior cultura.


    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/DSC_0086.png
    Alguns componentes do jogo com foco nos carrinhos de turismo que são muito legais

    Objetivo do jogo
    Cada jogador deve elevar todos os atributos da cidade afim de conseguir o maior número de pontos de prestigio no final do jogo.


    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/DSC_0090.png
    Tabuleiro preparado para 3 jogadores

    Preparação do jogo
    Coloque o tabuleiro no centro da mesa, distribua a cada jogador suas construções iniciais, marcadores de construção, usina inicial, marcadores de jogador e turismo.
    O jogador deve montar sua cidade inicial usando suas construções e marcadores de construção. A usina não faz parte da cidade, sendo controlada separadamente.


    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/DSC_0091.png
    Cidade inicial de um dos jogadores

    No tabuleiro, coloque um marcador de jogador em cada trilha no ponto inicial, e separe os marcadores de construção divididos por era (I, II, III) e os marcadores de usinas por nível de 2 a 6 (a 1 é a inicial).
    Selecione aleatoriamente a ordem dos jogadores na marcação de iniciativa no canto superior esquerdo do tabuleiro, entre os turnos haverá um leilão para decidir o primeiro jogador.


    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/DSC_0087.png
    Iniciativa do primeiro turno

    O jogo
    The Capitals se passa durante 12 turnos, que são divididos em 3 eras, sendo que cada era acontece em 4 turnos que são divididos em 5 fases, e uma fase complementar no final dos turnos 4, 8 e 12.


    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/DSC_0093.png
    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/DSC_0092.png
    Trilha de turnos com o marcador no primeiro turno e os marcadores de cada era

    A cidade
    Como devemos administrar uma cidade, cabe a nós escolher o que cuidar. As trilhas de cada cidade são divididas em Serviço Público, Cultura, Emprego, População, Desenvolvimento e Financeiro.
    Cada cidade tem uma usina que dá cubos de energia para a fase de ativação, que pode ser aprimorada conforme a cidade aumenta seu desenvolvimento, dando mais cubos e mais ativações.
    Fase 1 - Política
    Conhecida também como fase de iniciativa, na primeira rodada, a ordem de jogadores é decidida aleatoriamente. Perceba que a trilha de iniciativa é dividida em 2, sendo que a cima é o valor pago no primeiro turno e embaixo o multiplicador que será utilizado na compra da escolha da ordem das fases posteriores. A partir do primeiro jogador, os participantes vão decidir em que colocação querem ficar. Detalhe para a nova colocação, o custo para escolher uma posição será o valor abaixo do local atual, vezes o valor da nova posição.
    Exemplo: Um jogador que começou sendo o primeiro estando na segunda coluna (não havia jogador na primeira coluna), no primeiro turno pagou $3, agora ele quer se manter na mesma posição, então deve pagar 4 x $3, pagando 12 para se manter no mesmo local. Vale ressaltar que o segundo jogador pode ainda escolher a primeira coluna e jogar antes que ele, pagando o valor do lugar que ele está vezes 6, que é o multiplicador do lugar.


    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/DSC_0089.png
    Observe os indicadores para a escolha das colocações de cada turno. Em cima o valor pago normalmente e embaixo os multiplicadores


    Fase 2 - Construção

    Após escolhida a ordem dos jogadores, eles escolherão construir o que fazer. As construções são divididas em 3 linhas. Ao final de cada turno, as que sobrarem na primeira linha vão para segunda, da segunda para terceira e da terceira são descartadas. As construções da primeira linha não tem custo para construção, da segunda tem custo $2 e da terceira $4.
    Quando uma construção é feita, seu efeito imediato acontece, ele está descrito eu seu canto direito com simbolo de exclamação. No lado esquerdo estão outros efeitos, podendo ser efeito de ativação (quando representado por um RAIO), ou de construção (representado por uma CHAVE), além de efeitos imediatos diferentes.
    Atenção: ao construir, a construção deve ficar ao lado de um marcador de construção, caso contrario terá um custo adicional de $2. Outro detalhe, que se já houver uma construção daquele tipo, ela também deverá ser construída ao lado de outra do mesmo tipo, caso contrário, mais um custo adicional de $2.
    Fase 3 - Turismo
    Nessa fase é verificada a cidade com maior cultura, que recebe o marcador de maior cultura, ganhando uma ativação extra para a próxima fase e um ou mais dos Carrinhos/Turistas das outras cidades que serão usados em suas ativações.
    Fase 4 - Execução
    Algumas construções têm um efeito de ativação que deve ser pago nessa rodada, que é o seu custo de ativação. Nessa fase serão utilizados os cubos de energias e os Carrinhos/Turistas. É importante lembrar que nessa fase é possível fazer muitas combinações conforme o formato e construções que o jogador fez em sua cidade.
    Observe no exemplo abaixo que o Cobbler (sapateiro) pode ser ativado nessa fase custando inicialmente 2 cubos de energia. Já a Train Station (estação de trem) só recebe o bônus quando uma construção de turismo for construída próximo a ela.



    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/DSC_0096.png
    Exemplo de duas contruções. Cobbler e Train Station

    Fase 5 - Administração
    Pode-se dizer que é a fase final do turno, em que tudo é reposto em seu lugar. Os marcadores de iniciativa são baixados para linha de baixo a fim de representar seu multiplicador para próxima fase de iniciativa, as construção passam a linha para baixo e a primeira linha é restabelecida.


    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/DSC_0094.png
    As construções são restituídas e as antigas tomam novos valores

    Avaliação Mundial de Exposição
    Acontece somente no final dos turnos 4, 8 e 12. Nessa fase, vários fatores são calculados, como taxa de emprego atual, situação do serviço público e os cubos de energia utilizados voltam a pilha de recursos.
    Fim da partida e vencendo o jogo
    Ao final do turno 12 e da fase da avaliação de exposição mundial é feita a contabilidade dos pontos de cada cidade. Cubos de energia, cultura e dinheiro contam como extra nessa fase, além dos pontos adquiridos durante a partida.
    Considerações Finais
    The Capitals é um euro médio, extremamente punitivo. A grande maioria das construções dão algo positivo e negativo, deixando o jogador como dizem,  “em uma sinuca de bico”. As ações devem ser tomadas com muito cuidado, pois a cidade tem que ter um equilíbrio. As regras são simples para os acostumados ao jogos euro, porém o jogo tem uma curva de aprendizagem ao saber o que construir e em que hora construir, pois o grade ápice em The Capitals são as estratégias e combinações que são possíveis de serem feitas, já que algumas construções ativam outras, criando uma reação em cadeia.
    Como comentado anteriormente, todos os marcadores tem seu verso em preto e branco, nada que atrapalhe o jogo, mas poderia dar uma cor e ficar melhor aos olhos.
    A parte da frente das construções são lindas, relembrando muito os SimCitys antigos, amantes do jogo irão adorar, felizmente aqui não é possível destruir sua cidade (risos).
    Prós:


    • Temática interessante;
    • Estrategicamente difícil;
    • Muito competitivo;
    • Extremamente Equilibrado.

    Contras:


    • Marcadores com verso preto e branco;
    • Design um pouco confuso aos não experientes;
    • Não lançado no Brasil.

    Recomendado para: apreciadores do bom euro, jogadores que gostam de estratégia, ideal para novos/intermediários jogadores, amantes de SimCity e jogos de construção de cidade.

    3
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    Comentários:

  • Dodow
    239 mensagens MD
    avatar
    Dodow05/09/16 09:25
    Dodow » 05/09/16 09:25

    Eu achei mto demorado não gostei muito não.

    0
  • PATCH_BSB
    509 mensagens MD
    avatar
    PATCH_BSB05/09/16 09:40
    PATCH_BSB » 05/09/16 09:40

    Gosto muito desse jogo, muito estratégico, punitivo, um verdadeiro "queima-mufa".

    Jogo do nosso companheiro de HGB tboaventura.

    Recomendo a jogadores que apreciam um euro com um "quê" de jogo de civilização. A forma de evoluir a cidade e a gestão dos recursos são muito interessantes. Não é um jogo para qualquer tipo de jogador (afinal, que jogo é assim?), mas eu, particularmente, o tenho com grande estima, e está no meu Top 20 jogos que já joguei.

    É uma pena que um jogo desse calibre não tenha sua versão em português (apesar de o Thiago ter disponibilizado o manual traduzido por ele mesmo).

    0
  • gravitypool
    672 mensagens MD
    avatar
    gravitypool05/09/16 10:00
    gravitypool » 05/09/16 10:00

    Adoro esse jogo. É demorado mas é um excelente recriação do Sim City em boardgame.

    1
  • RFreitas
    1594 mensagens MD
    avatar
    RFreitas05/09/16 10:17
    RFreitas » 05/09/16 10:17

    Outro jogo que quero muito experimentar.
    E, de fato, é uma pena ainda não ter sido lançado aqui.
    Quem sabe, com sorte, ainda vem?

    0
  • diegosalerno
    245 mensagens MD
    avatar
    diegosalerno05/09/16 10:57
    diegosalerno » 05/09/16 10:57

    Eu tive e até achava interessante esse jogo.

    Meu problema com ele é que ele é mto punitivo. Você passa quase 2/3 do jogo só sofrendo. É muito trabalho e não é tão recompensado. Acabei me desfazendo dele.

    1
  • Victor
    2501 mensagens MD
    avatar
    Victor05/09/16 10:58
    Victor » 05/09/16 10:58

    Quanto à demora, eu gostaria que o jogo tivesse 3 rodadas a menos, como por exemplo, se fossem tres eras com tres rodadas. É claro que para fazer isto, precisaria mexer com muito cuidado para não desequilibrar a mecânica.

    EDIT: o que o Diego falou. E olha que gosto de jogos punitivos.

    1
  • rejolope
    1121 mensagens MD
    avatar
    rejolope05/09/16 14:05
    rejolope » 05/09/16 14:05

    Ah eu não vejo problema no tempo não. O jogo sendo bom, pode demorar um pouco, sem problemas. A questão de ser punitivo quer ver pra descobrir como é. Mas, existem diversos assim, tem que conhecer bem pra não se ferrar então hehe

    0
  • leandrofvaz
    1242 mensagens MD
    avatar
    leandrofvaz05/09/16 14:50
    leandrofvaz » 05/09/16 14:50

    Acho que demora, mas não mais do que deve, enfim isso é uma opinião pessoal, já vi outras queixas sobre a duração dele também. Acho que demora para pegar o ritmo do jogo e fazê-lo fluir, muitas nuances, etc.

    Eu também acho ele bastante punitivo caso fracasse em alguma estratégia, isso significa fazer poucos pontos no fim do jogo e não da muito tempo para recuperar-se. Quanto ao jogador que ir melhor, a vitória é quase garantida em relação a esses "fracassos".

    Eu gosto muito dele, apesar de que, eu devo assumir que nem lembro mais das regras ao certo, visto que joguei a última vez a mais de um ano (exemplar de amigos).

    Enfim, acho um jogo bem bom.

    0
  • Victor
    2501 mensagens MD
    avatar
    Victor05/09/16 15:27
    Victor » 05/09/16 15:27

    Leandro, para não deixar a falsa impressão de que fui muito crítico e negativo na mensagem anterior, quero esclarecer que o tempo alongado (em ingles há uma frase para esse termo que se adequa bem para mim: the game overstay its welcome) e a sensação de lutar contra os pontos negativos até o momento de reverter a situação no 1/3 final do jogo são as únicas críticas que tem no jogo e concordo que podem ser subjetivas sim. O Thiago já explicou anteriormente a importância final do delta de pontos de vitória (quanto você evoluiu, não importando se partiu do negativo para o positivo ou do zero para incremento crescente em VP) e nem todos irão sentir a fadiga que tive. 

    Dito isso, se fizesse um ranking de boardgames de cidade que já joguei e que me lembro agora, ficaria assim:

    1) Suburbia: mecanicamente é menos jogo que o The Capitals e a sorte da ordem dos tiles incomoda, mas ficou na frente por achar uma experiência mais agradável. Ainda assim, considero o Castles of Mad King Ludwig superior.

    2) The Capitals: Se não fosse os dois poréns que assinalei, ficaria em primeiro. Fácil

    3) City Tycoon: o draft de tiles é interessante, mas a escassez de dinheiro é um pouco maior do que gostaria, gera um AP na hora da busca de água e energia e acaba tendo menos interação que esperava.

    4) Sunrise City: Uma idéia interessante na alocação dos prédios, mas fica repetitivo, mecanicamente não manteve meu interesse, apesar da escolha de papéis. 

    5) Urban Sprawl: Demorado demais e decepcionante, apesar de enxergar a mecânica.

    6) Flip City: Foi dificil saber se colocava esse jogo ou o Urban Sprawl em ultimo. Acabei decidindo pelo Flip City porque a experiência foi um LIXO, no sentido de "pelo amor de Deus, acaba logo isso porque não aguento mais". Uma partida de 4 jogadores cuja idéia da pilha de cartas se esgotou até a metada da partida, ficando demorada e arrastada. Para uma partida de 2 jogadores que querem um jogo leve e introdutório pode até ser uma idéia. Mas só isso. 

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