Um grupo de profissionais da indústria de jogos de tabuleiro recebeu indicações para o Wonder Women Awards deste ano, premiação que busca destacar mulheres que estão moldando o futuro dos brinquedos, jogos, produtos de consumo, licenciamento e entretenimento.
Nove funcionárias da gigante dos jogos de tabuleiro Asmodee e de sua subsidiária Exploding Kittens foram indicadas à premiação — organizada pelo grupo Women in Toys, Licensing & Entertainment (WiT) — ao lado de designers independentes, executivas de varejo e marketing, e proprietárias de editoras.
Julien Sharp, gerente nacional da Asmodee USA, concorre ao prêmio WiT Champion, que celebra uma mulher que “exemplifica o espírito da WiT por meio de voluntariado, liderança e compromisso inabalável com o avanço da comunidade e da missão”.
Ray Billings, especialista em conteúdo digital da The Op, que liderou o bem-sucedido avanço da empresa no marketing via TikTok, concorre ao prêmio de Inovadora Digital, assim como Daisy Ritz, vice-presidente de marketing da Exploding Kittens.
Jillian Schumacher, gerente de marketing da Brotherwise Games, foi indicada como Visionária de Marketing, reconhecimento por seu trabalho em campanhas como a do RPG Cosmere de Brandon Sanderson, que arrecadou US$ 15 milhões no Kickstarter. Estelle Vareilles, vice-presidente global de marketing em tempo real da Asmodee, também concorre na mesma categoria. Já Céline Bucki, diretora jurídica global da Asmodee, foi indicada ao prêmio de Heroína Anônima para empresas com mais de 500 funcionários.
A designer britânica Ellie Dix, proprietária da editora familiar The Dark Imp, foi indicada na categoria Designer/Inventora – Pequena Empresa/Empreendedora — um ano após ser revelado que ela está desenvolvendo um jogo de tabuleiro com a Hasbro, fruto de sua vitória no desafio Women Innovators of Play da empresa.
Elaine Chase, diretora de categoria de jogos de cartas colecionáveis da Ravensburger North America, foi indicada ao prêmio de Líder Emergente (para empresas com mais de 500 funcionários) por seu trabalho no bem-sucedido TCG Disney Lorcana. Na mesma categoria, mas para empresas com menos de 500 funcionários, está Kellee Vopelak, vice-presidente de operações criativas da Exploding Kittens.
Heather O’Neill, proprietária e designer-chefe da 9th Level Games, concorre ao prêmio de Empreendedora do Ano – Pequena Empresa, enquanto Lisa Boatman, diretora sênior de pessoas da Exploding Kittens, está entre as indicadas ao prêmio Catalisadora da Mudança, que reconhece mulheres “que promovem mudanças sistêmicas na indústria, incentivando práticas éticas e inspirando transformações positivas em suas organizações e além”.
Arianna Ryan, diretora de pessoas e vice-presidente executiva de sustentabilidade da Asmodee, foi indicada à mesma categoria para grandes organizações.
Bree Woodward, diretora criativa da Office Dog (estúdio da Asmodee) e da Z-Man Games, foi indicada na categoria Designer/Inventora – Corporativa. Já o prêmio Heroína Anônima (para empresas com menos de 500 funcionários) pode ir para Amy Baker, vice-presidente de finanças e contabilidade da Exploding Kittens, ou para Christine Smith, executiva de longa data nas áreas de compras, marketing e experiência do cliente da Miniature Market.
Em nota, a WiT afirmou: “Nossas finalistas representam o que há de melhor na indústria — de executivas influentes e empreendedoras inspiradoras a campeãs dos bastidores que causam impacto duradouro.
“O Wonder Women Awards é onde suas histórias são celebradas, suas contribuições reconhecidas e suas comunidades elevadas.”
Profissionais da indústria de jogos de tabuleiro indicadas na edição anterior da premiação incluem Danni Loe, que recentemente deixou o Flat River Group para ajudar na retomada da distribuidora Luma Imports como parte da ACD Distribution.
A votação para a edição deste ano está aberta aos membros da WiT de 14 de julho a 1º de agosto, e as vencedoras serão anunciadas no Wonder Women Awards Gala, em 11 de setembro.
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/07/16/board-game-industry-professionals-from-asmodee-brotherwise-games-the-op-among-nominees-in-this-years-wonder-women-awards/