Essa foi minha sexta partida solo no Gears of War: depois de "acumular" 2 vitórias (em 5 partidas
) finalmente tomei coragem p encarar o General Skorge, o tal do "chefão" do jogo base, na fortaleza subterrânea dos Locusts, cenário HIVE! Bem, é sabido que o Berserker Insandecido do cenário CHINA SHOP é o monstro cegueta do capeta Locust mais osso duro de roer do GoW mas acredito que o Skorge aqui fica com uma merecida medalha de prata. Enfim, vamos ao confronto...

Fenix vs Skorge no momento da pesagem
PS: OS PRÓXIMOS 2 PARÁGRAFOS SÃO CHATOS PQ NÃO TEM FIGURA! (mas servem p entender o panorama: só comecei a tirar as fotos da partida quando ela ficou, de fato, emocionante!)
Comecei calculista, sabia que teria um cenário difícil e longo pela frente até chegar ao General. Tão logo despachei um Theron Guard, atirando com o fuzil Lancer e com a pistola Snub (gastando munição extra), aproveitei para pegar um equipamento que estava já no primeiro tile do primeiro nível: tirei as cartas da pistola Boltok e do Rifle Longshot! Preferi ficar com o Rifle, a matemática o favorecia (4 dados de ataque e 3 de alcance vs 5 dados de ataque e 4 de alcance), sem falar na sua ótima habilidade especial: obtendo caveira no ataque vc pode ignorar os dados de defesa que resultam 1 escudo! Com o rifle em mãos dei um tiro certeiro num Kantus. Logo após, matei um drone com o Lancer e um outro abusado avançou: momento que usei a reação "Guard", fatiando-o com minha baioneta de motosserra! Entre um danozinho ou outro, foi um bom começo!
No entanto, minha alegria logo logo foi embora quando tirei a carta de Reforço dos Locusts, fazendo a saída do primeiro nível ficar cheia deles! Em seguida, tomei um ataque de dano 4 de um Theron Guard e, mesmo estando sob cobertura (3 dados de DEF), não obtive nenhum escudo. Após descartar 4 boas cartas (ô escolha difícil) tive que modificar minha estratégia: já estava quase morrendo e, com uma horda de Locusts à minha frente (mix dos Reforços recém-chegados com os que já rondavam por ali) achei que não adiantaria tentar o padrão ataque e defesa usando as coberturas, seriam tiros demais p sustentar.
Foi quando me veio à cabeça uma frase de um filme que revi recentemente: "run Forrest, run!". E foi exatamente isso o q resolvi fazer: sebo nas canelas! Usei minha "Roadie Run" que estava guardando na mão: movi 5 espaços, atravessei a horda de Locusts e cheguei ao segundo nível! Como o Fenix já havia incorporado o personagem, continuei correndo (agora com carta mais trivial, das q permite avançar 3 e/ou atacar). O problema é que, nesse instante, me sai a carta "The Horde", que faz com que todos os Locusts a 4 ou mais de distância se movam 3 espaços. Enfim, considerando os Locusts que vinham atrás tirando o atraso mais os que estavam já no cenário à minha frente e fecharam o cerco, me deparei com a seguinte situação...

Fenix quase sentando e chorando!
Nesse momento comecei a achar que valia a pena registrar a partida e tirei uma foto desse panorama incomum e altamente desesperador! A única notícia boa era que a uns 2 turnos atrás tinha comprado a carta "Explore" então não hesitei em usá-la mediante minha iminente fagocitose! Movi assim mais 4 espaços driblando geral e, ignorando solenemente uma granada no chão (ainda tinha a inicial comigo), terminei numa área de equipamento (no caso munição), aumentando a capacidade atual do rifle de 2 para 5 tiros concentrados. Lógico que tal audácia não passou impune e acabei tomando uns tiros de 1 dos drones mas, convenhamos, saiu barato! Daí me veio um presentão do baralho de ações: outra carta "Roadie Run!". Fiz os Locusts comerem poeira de vez e fugi o mais rápido possível para o terceiro nível...

Fenix dando um olé nos Locusts
Como a maioria das minis para este cenário já estavam no tabuleiro (felizmente, nesse caso) não deu para encher o terceiro nível de Locusts então continuei fugindo feliz: usando a reação "Guard" matei mais um drone no caminho e, atirando num Theron Guard, continuei minha corrida, ignorando munição extra fora de rota.
Após passar pelo Theron Guard (do lado do Fenix na foto acima) passei a usar a reação "Follow", me movimentando 4 espaços por turno, mesmo tendo que gastar 2 cartas para isso (uma trivial que me desse 3 MOV + 1 MOV do Follow) já que não havia riscos à frente certo? À frente mesmo não, o problema é que atrás sim! Saiu nesse instante a carta "Swarm", fazendo com que todos os Locusts a 5 movimentos ou mais se movessem até ficarem a 4 de distância. Ou seja, TODOS os Locusts em jogo ficaram num mesmo espaço a 4 de distância (já que não havia ninguém à minha frente) e o pior: com linha de tiro desimpedida para me reduzirem a cinzas...

Pelotão de Fuzilamento pronto!
Nesse instante eu até que estava bem protegido: com 5 cartas na mão e atrás de uma cobertura, totalizando 3 dados de DEF mas ainda assim mal posicionado, por não ter considerado tal hipótese (se estivesse 1 área atrás, os Locusts estariam também uma área atrás e, neste caso, estariam sem linha de tiro). O grande problema é que a carta de ativação geral "Swarm" é daquelas que vêm acompanhadas de outra carta em seguida, ou seja: o próximo ataque seria maciço! Se os Theron Guards ativassem seriam 3 ataques de 4 dados: caixão fechado quase certo! Se os Drones ativassem seriam 5 ataques de 3 dados: o Fenix morreria muito! Aconteceu, entretanto, que os Kantus é que atiraram e seus 3 ataques de 2 dados foram moleza de resistir da minha posição: só causaram 1 dano!
Após esse sufoco foi minha vez novamente e a minha vontade era de voltar 2 espaços e tacar uma granadona bem ali no meio daquele amontoado de Locusts, espalhando (muita) morte e destruição! Só que essa vontade logo passou quando me dei conta de que os sobreviventes provavelmente me matariam em seguida, então resolvi continuar correndo (como faria o bom Forrest)! 4 movimentos depois e entrei na câmara do General Skorge, terminando meu turno no primeiro espaço do tile, que já me dava uma boa cobertura e me permitia atirar nele com meu rifle no turno seguinte...

Fenix (ainda ofegante) em posição, após meter o pé na porta do General
A má notícia é que o Skorge tem 4 dados de ATK, 4 de DEF, um bônus fortíssimo no ataque corpo-a-corpo, imunidade a baioneta de motosserra, 5 de vida (2 se estiver ferido) e uma probabilidade altíssima de se regenerar completamente a cada turno. A boa notícia foi q o Skorge não ativou na próxima carta dos Locusts e eu usei a "Active Reload", que estava guardando na minha mão especialmente para esse momento: para fazer 2 ataques consecutivos no General com o Rifle e usando munição extra (5 dados) em ambos! O primeiro tiro resultou em 5 danos e ele totalizou 2 escudos com seus 4 dados de defesa, ficando ferido. O segundo tiro resultou em 4 danos e ele rolou 3 escudos. A questão é que tinha saído uma caveira na minha segunda rolagem de ataque e consegui assim ativar a habilidade especial do Rifle, ignorando os dados de DEF q resultam em 1 escudo (no caso ignorei todos os dados DEF já que nenhum deles resultou em mais de 1). O Skorge, portanto, tombou ali mesmo, sem nem ter tido a oportunidade de se regenerar ou me dar um único tiro!

Nem mesmo o General Skorge resiste a 2 tiros certeiros de Rifle!
Fim do chefão e dessa empolgante corrida partida que me fez repensar o quanto Gears of War é um jogo tático e desafiador, com a vitória vindo quase sempre bastante apertada (se o jogador tiver alguns poucos azares consecutivos costuma ser game-over). Que bom que nesse caso intercalei momentos bem difíceis com outros bem melhores, conseguindo vencer. E valeu pela inspiração, Forrest Gump: foi uma corrida épica!

As cartas que me ajudaram na vitória