Caros Mestre dos Magos, JC_Selva, danielbatz, ChrisOliveira e Adjair
Rapaziada, em primeiro lugar, muito obrigado pelas respostas de vocês.
Em segundo lugar, eu gostaria de esclarecer que o meu questionamento na verdade não passa por discutir a validade do aplicativo, ou se ele é melhor ou pior. Eu sou muito favorável ao uso do aplicativo, desde que ele seja uma ferramenta, e não a parte predominante da experiência lúdica, caso contrário você deixa ter um board game que usa aplicativo e passa a ter um jogo eletrônico que usa alguns recursos físicos, e não é essa a proposta para quem curte jogos de tabuleiro.
Nesse sentido o aplicativo do Mansions of Madness é magistral, porque ele apenas apoia o jogo. Não é à toa que muita gente, mas muita gente mesmo, considera o Mansions of Madness como a melhor implementação de um aplicativo para boardgames, e eu concordo com isso totalmente. Aliás, tem muitos anos que eu não jogo RPG, porque a vida adulta e com uma família simplesmente não dá espaço para certos hobbies, então estou bastante desatualizado nesse assunto, mas eu acho que seria fenomenal que um aplicativo do quilate do aplicativo oficial do Mansions of Madness ou do Valkyrie fosse utilizado para substituir o lugar do Mestre, nos RPG. Isso seria um sonho de consumo, principalmente para quem teve que penar horrores, sendo quase sempre o Mestre de AD&D, D&D, Gurps, Call of Cthulhu, Vampire, Lobisomem, Mage, Shadowrun, etc, nos anos 80 e 90. Assim sendo, eu acho o aplicativo do Mansions of Madness excelente, e pessoa alguma que tenha experimentado a 1ª edição, totalmente analógico, nem sonha em voltar a jogar sem o aplicativo.
Do mesmo modo, a questão aqui também não é a possibilidade, que eu também concordo que é bastante remota dos aplicativos saírem do ar. Com toda a certeza, o Valkyrie é uma experiência coletiva, com a qual uma verdadeira legião de fãs contribui, criando as aventuras, e, por isso, é quase certo que se houvesse algum problema tanto com o aplicativo oficial, quanto com o Valkyrie, alguns desses fãs, mais conhecedores de programação dariam um jeito de contornar o problema e reativar o aplicativo, ao menos o Valkyrie. Eu também acredito nisso.
O problema é que eu já passei dos cinquenta, portanto fui criado em uma época em que o mundo virtual era sinônimo de irreal porém possível ou potencial, e que a internet era sinônimo de ficção científica. Portanto, mesmos tendo consciência de que o material físico seria uma redundância, com pouca chance de ser usada, ainda assim eu me sentiria mais seguro, tendo as aventuras do Mansions of Madness impressas e guardadas em um cofre de adamantium reforçado, antimofo e anti-incêndio. 


Eu também concordo com o JC_Selva, que uma aventura impressa de Mansions of Madness implicaria em uma quantidade grande de papel, e uma trabalho enorme para o Mestre do Jogo. E isso para não falar no aumento de tempo médio das partidas, que já não são curtas. Mas a minha pergunta pressupõe uma pessoa que se predisponha a fazer esse papel, independente do trabalho, e de um grupo que se predisponha a jogar, independente da duração da partida.
Dito isso, eu renovo minha pergunta se há algum lugar onde se consiga obter as aventuras do Mansions of Madness, seja as do aplicativo, ou de materiais oficiais, em PDF, para baixar ou mesmo para comprar, independente das questões que eu coloquei acima. Alguém tem alguma ideia, ou informação nesse sentido?
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio