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  1. Fórum
  2. Fora da Redoma
  3. 010 - Educador(a)-Gamer

010 - Educador(a)-Gamer

  • avatar
    professor02/09/16 22:00
    avatar
    professor
    02/09/16 22:00
    1120 mensagens MD

    Todo hobby possui suas especificidades que só são compreendidas em sua plenitude por seus praticantes. Por isso existe uma valorização tão grande de profissionais que além da excelência em sua área de atuação são também jogadores.



    Um profissional da área gráfica pode ser muito bom e competente, mas se ele não conhecer os jogos de tabuleiro moderno ou se ele não é gamer tenha certeza de uma coisa: os desafios que ele enfrentará em um projeto envolvendo jogos serão muito maiores. Por isso quando se contrata qualquer tipo de serviço de empresas ou profissionais para desenvolver / produzir / aplicar algum jogo normalmente se valoriza a experiência com jogos. E isso pode ser generalizado ara todas as áreas da atividade humana.




    Toda vez que tenho noticias de que alguém está usando jogos, ludificação ou coisas semelhantes na educação fico duplamente preocupado. Primeiro pela experiência dessas pessoas com os jogos e qual o seu nível de conhecimento e engajamento com isso. Segundo para saber o quanto essa pessoa sabe da prática educacional (note que eu não estou falando da teoria educacional).



    Quase toda pesquisa que se faz na área a educação sobre jogos tenta ressaltar que os jogos possuem potencial para diversas características desejáveis no processo de ensino e aprendizagem. Quando a pesquisa/ trabalho tem o caráter de intervenção a aplicação dos jogos se restringe a mecânicas  sistemáticas de cunho quantitativo estatístico ou qualitativo subjetivo. Ou seja de conclusões bastante genéricas e restritas a um fenômeno específico.



    Por outro lado quando a aplicação de jogos acontece com caráter meramente de entretenimento ocorre o distanciamento do jogo com o seu “potencial educacional” visto que carece de um direcionamento pedagógico. E por mais que um gamer conheça muito bem de jogos e que possa se embasar em sua própria experiência como metodologia educacional,  a generalização dessa experiência pode fracassar sem as devida considerações fenomenológicas do aprender humano.  



    Então entre esses dois extremos surge o educado-gamer. Pessoa/profissional com experiência nessas duas áreas. Defendo que no que tange a educação se essas duas características não forem harmônicas a alguém que se proponha utilizar jogos para aprender e/ou ensinar as chances do fracasso ou dos equívocos são enormes.



    Chegando em uma escola, fiquei muito empolgado ao saber que ali já haviam em épocas passadas a tentativa de utilização de RPG como ferramenta de aprendizagem. Minha felicidade durou pouco pouco por que em seguida a mesma pessoa me disse que aquele projeto não havia dado certo e deu muita dor de cabeça a escola. Investigando o caso a fundo constatei algumas coisas:



    1) Os professores(as) a frente do projeto nunca tinha jogador RPG. Assistiram a uma palestra ministrada por pessoa ligadas a uma universidade pública aqui do Paraná e julgaram-se capacitadas para o projeto. 



    2) A receptividade de pais de alunos e alunas não foram das melhores e a escola sofreu ameaças de denuncias por incentivar praticas religiosas de caráter duvidoso. 



    3) Os livros adquiridos para o projeto por serem “caros” só podiam ser manipulados após uma série de procedimentos burocráticos serem cumpridos. A dificuldade de acesso a esses livros praticamente impedia que os envolvidos no projeto pudesse utilizá-los. 



    4) Em menos de 3 meses de projeto já se a gestão e a equipe pedagógica queri resultados imediatos do RPG: reflexos no comportamento dos alunos, melhoria nas notas, superação de seus problemas sociais, psicológicos  e etc. 



    Resultado: O projeto foi cancelado e o RPG ficou mal visto na escola. Em uma outra escola ex-alunos como voluntários passaram a ministrar RPG para alunos matriculados. A coisa acontecia sem nenhuma objetividade educativa e logo foi cancelado também.



    Assim como é preciso desconstruir a ideia de que qualquer um pode educar, é preciso desconstruir a ideia de que qualquer um que tenha um título acadêmico ou (vários deles) possui a receita para resolver os problemas da educação brasileira utilizando jogos. E nem estou entrando no mérito que   muitas vezes esses teóricos estão longe da sala de aula.

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    Comentários:

  • Ricardo Amaral
    163 mensagens MD
    avatar
    Ricardo Amaral03/09/16 06:06
    Ricardo Amaral » 03/09/16 06:06

    Olá Professor. 
    Excelente seu ponto de vista sobre o uso do lúdico na educação. Comungo da mesma perspectiva.

    Desenvolvo atividades com RPG na escola há mais de 10 anos e sempre que dou formações sobre esse tema, aviso da necessidade do professor ter alguma experiência enquanto jogador de RPG.

    Sobre a questão dos jogos, também é preferível ser gamer ou convidar um gamer para ajudá-lo a desenvolver atividades com objetivos didáticos. 

    Temos um canal aqui na ludopedia que apresenta resenhas sobre jogos aplicados na educação e um site que envolve, também, o RPG pedagógico. 

    Seria legal trocarmos experiências nesse sentido.

    2
  • DiegoAzevedo
    102 mensagens MD
    avatar
    DiegoAzevedo03/09/16 06:54
    DiegoAzevedo » 03/09/16 06:54

    Realmente, pesquisas que refletem sobre intervenção usando jogos na educação, geralmente, trazem resultados bem genéricos.

    Por outro lado, a escola tendo espaço para isso e não sendo no horário de aula, acho sem sentido cancelar um projeto de jogos apenas com fins de entretenimento. No mínimo, se o professor agir como monitor das partidas, o jogo desenvolve a sociabilidade, raciocínio lógico, trabalho em equipe, etc.

    Para fins de ensinar sobre algum conteúdo, o professor precisa sempre está disposto a se aprofundar no jogo e modificar regras. Já vi gente utilizar banco imobiliário para ensinar sobre as dificuldades do sistema capitalista e o mito da meritocracia. Para isso, alguns jogadores começaram com bem mais dinheiro. Para o RPG, aí que se deve modificar as regras mesmo, pra se adaptar a cada público e a cada objetivo pedagógico. Para ensinar matemática e raciocínio matemático pode ser útil um jogo com muitos cálculos de dados e estatísticas em combates, já para ciencias humanas, pode ser útil um jogo o mais reflexivo e narrativo possível.

    Se o professor for gamer, também é preciso vencer alguns preconceitos. As vezes um simples jogo de corrida com rolagem de dados e sem escolha do jogador, é suficiente para gerar uma tensão com a sorte, e portanto uma diversão, e ainda assim, aprender algumas coisas com as casas que o aluno cair.

    Além disso, o professor ele pode criar seus próprios jogos apenas pegando um jogo existente e mudando sua temática com algumas mudanças de regras. Eu trabalho em um Laboratório de História, e já desenvolvemos alguns jogos dessa forma. O resultado de alguns são muito bons. Quando estiverem prontos eu posto aqui. 

    2
  • Rodrigo Deus
    2303 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Deus03/09/16 09:39
    Rodrigo Deus » 03/09/16 09:39

    Acredito que tanto o RPG quanto os jogos tabuleiros sejam, de certa forma, complicados de se trabalhar DENTRO da escola ou da sala de aula. Ainda temos inúmeros profissionais que olham com maus olhos essas atividades e acabam por complicar e atrapalhar o processo de associar as atividades com o cunho pedagógico.

    Entretanto, uma vez quebrada a barreira, acredito que boa parte do processo seja só sucesso para os resultados na escola.

    Parabéns pela postagem!

    2
  • Ricardo Amaral
    163 mensagens MD
    avatar
    Ricardo Amaral03/09/16 10:11
    Ricardo Amaral » 03/09/16 10:11

    Rodrigo Deus::Acredito que tanto o RPG quanto os jogos tabuleiros sejam, de certa forma, complicados de se trabalhar DENTRO da escola ou da sala de aula. Ainda temos inúmeros profissionais que olham com maus olhos essas atividades e acabam por complicar e atrapalhar o processo de associar as atividades com o cunho pedagógico.

    Entretanto, uma vez quebrada a barreira, acredito que boa parte do processo seja só sucesso para os resultados na escola.

    Parabéns pela postagem!

    Verdade, Rodrigo
    A dificuldade não está no recurso em si, mas no próprio professor. É incrível a quantidade de educadores que se encantam com o RPG mas afirmam que esse recurso "não é para eles".
    Já desenvolvi atividades com RPG em duas escolas e sempre foi muito receptivo por parte de alunos, país e coordenação. 

    1
  • Rodrigo Deus
    2303 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Deus03/09/16 10:13
    Rodrigo Deus » 03/09/16 10:13

    Ricardo Amaral::
    Rodrigo Deus::Acredito que tanto o RPG quanto os jogos tabuleiros sejam, de certa forma, complicados de se trabalhar DENTRO da escola ou da sala de aula. Ainda temos inúmeros profissionais que olham com maus olhos essas atividades e acabam por complicar e atrapalhar o processo de associar as atividades com o cunho pedagógico.

    Entretanto, uma vez quebrada a barreira, acredito que boa parte do processo seja só sucesso para os resultados na escola.

    Parabéns pela postagem!

    Verdade, Rodrigo
    A dificuldade não está no recurso em si, mas no próprio professor. É incrível a quantidade de educadores que se encantam com o RPG mas afirmam que esse recurso "não é para eles".
    Já desenvolvi atividades com RPG em duas escolas e sempre foi muito receptivo por parte de alunos, país e coordenação. 

    Também penso assim. Não queria entrar exatamente no mérito do "professor", mas boa parte das dificuldades é bom porta do professor também (não exclusivamente). Um canal ou mais postagens sobre essas abordagens pedagógicas ou educados tem muito valor!

    1
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor04/09/16 05:01
    professor » 04/09/16 05:01

    Obrigado pelos comentários.

    Notem que quando digo educador(a) não quero dizer necessariamente que a pessoa deve ter formação acadêmica em licenciatura de alguma coisa. Qualquer pessoa pode ser um educador desde que possua alguma orientação pedagógica e siga alguma metodologia de ensino. Minha mãe é dona de casa, porém um ótima educadora.

    Jogo RPG desde 1991 e já vi todo tipo de comportamento relacionado aos jogadores de RPG. O bom é que os RPGsitas cresceram, fizeram faculdade e hoje estão espalhados por ai difundindo o hobby. Acredito que no Futuro isso acontecerá de forma mais expressiva com os jogos de tabuleiro moderno.

    Tenho alunos com dificuldade de relacionamento que superam isso quando estão jogando 4FUN em nossos encontros semanais. Tenho um aluno autista que passa minutos a fio explicando suas ideias de criação de jogos ou as regras de algum jogo específico para o grupo. Vejo meninas dando sacudida em jogos altamente competitivos nos meninos e quebrando a ideia de que isso é "coisa de menino". Tenho alunos que passam horas escrevendo regras de seus jogos para os colegas ou criando tabuleiros, peças e componentes com materiais improvisado.

    Então acho que uma proposta de trabalhar boardgames nas escolas deve ser orientada, objetiva e documentada. Se o objetivo for apenas a diversão isso deve estar claro para todos os envolvidos, para a escola e para os pais. Se o objetivo for ensinar algum conteúdo isso deve estar claro nos documentos diretivos da escola  (PPP, PPC PTD, etc).




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  • Silvestre
    5 mensagens MD
    avatar
    Silvestre25/10/16 19:34
    Silvestre » 25/10/16 19:34

    Sou professor em escolas diferentes, uma está montando um projeto com RPG e já utiliza alguns jogos de tabuleiro nas práticas pedagógicas. A outra é um colégio de freiras e o RPG não foi visto nem é visto com bons olhos.

    0
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor13/07/17 15:57
    professor » 13/07/17 15:57

    Silvestre::Sou professor em escolas diferentes, uma está montando um projeto com RPG e já utiliza alguns jogos de tabuleiro nas práticas pedagógicas. A outra é um colégio de freiras e o RPG não foi visto nem é visto com bons olhos.


    Como está essa sua experiência?

    0
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