TINDAYA: uma pérola escondida!
Tindaya é um jogo do designer espanhol Lolo González, produzido pela Red Mojo, uma pequena editora fundada em 2019 e sediada em Madri, Espanha. É indicado para 1 a 4 jogadores e possui peso de complexidade 4,1 no Board Game Geek – BGG.
Tindaya foi o primeiro projeto da Red Mojo. Obteve financiamento coletivo em 2022, e sua edição física já foi traduzida para 11 idiomas diferentes.
Tindaya se passa no início do século XV, no paraíso conhecido hoje como Ilhas Canárias. Os conquistadores acabaram de avistá-lo. Cada jogador deve liderar uma tribo aborígene rumo à sobrevivência em um mundo governado por forças da natureza, denominado de deuses, e moldado por desastres naturais.
Tindaya é uma aventura de sobrevivência temática com a alma de um eurogame. Este jogo ecologicamente consciente oferece dois modos de jogo para agradar a qualquer grupo: Cooperativo (incluindo solo) e Competitivo, além da variante Traidor para jogadores ávidos por uma degola à moda antiga. A dificuldade pode ser graduada, e jogadores menos experientes podem aprender a jogar por meio de uma mini campanha de 3 jogos.
Durante 3 fases, os nativos se estabelecerão, progredirão e lutarão contra invasores, tudo em um cenário mitológico governado por dois deuses, Acoran e Moneiba. Eles exigirão bens específicos em cada fase do jogo. Se os nativos não puderem ou não quiserem fornecê-los, sua fúria divina será liberada. Mas os jogadores não estão sozinhos; Dois videntes farão previsões lendo a fumaça de suas fogueiras. Tibiabin verá os desastres que estão por vir. Tamonante preverá onde eles acontecerão. Marcadores de desastre serão colocados no tabuleiro para sinalizar o que está por vir.
Fim do Jogo: No modo Cooperativo, os jogadores verificarão se sua missão coletiva foi cumprida. Se isso acontecer, os deuses ficarão felizes e todos os nativos vencerão o jogo. No modo Competitivo, pontos de solidariedade serão concedidos aos jogadores que doarem mais à comunidade, usarem menos recursos ou alcançarem objetivos coletivos e pessoais. O jogador com mais pontos vencerá o jogo.
Baseado no levantamento de Pontos Fortes e Fracos, nos parágrafos seguintes, e na nossa experiência jogando diversas vezes solo e com 2, 3 e 4 jogadores, concluímos que Tindaya é um excelente jogo. Minha família, meu grupo e eu gostamos muito de jogos cooperativos. Temos Spirit Island, Forbidden Desert, The Crew, além de Tindaya, e estamos economizando dinheiro para adquirir Robinson Crusoé, nessa nova edição com as minis. Acreditamos que Tindaya se complementa a esses bons jogos, principalmente por ter um estilo mais euro (no gerenciamento de recursos e alocação de trabalhadores) e que vale a pena tê-lo na coleção. Se a grana tá curta e você tem que escolher entre um dos 3, Tindaya pode ser uma boa opção, por ser ainda mais barato que o Spirit Island e o Robinson Crusoé. É possível que num futuro próximo, em função da escassez e do esgotamento de estoques, Tindaya passe a ser vendido por preços elevados..
Pontos fortes do Tindaya:
a) Mistura de diversas mecânicas de euro games;
b) Cada partida é diferente, e a melhor parte é que a estratégia precisa ser alterada a cada vez;
c) Cada partida é única, desde a preparação até as conseqüências das catástrofes que alteram o tabuleiro principal;
d) É altamente temático e imersivo, você se sente como um aldeão numa ilha com recursos escassos, atacada por invasores e tendo que lidar com as forças da natureza;
e) Livro de regras foi bem escrito e bastante detalhado;
f) Conforme avaliação do BGG, roda bem com 1, 2, 3 ou 4 jogadores, o que é algo raro em jogos de tabuleiro. Testamos e confirmamos isso;
g) Há muitas regras, mas são muito orgânicas, o que as torna fáceis de lembrar já na segunda partida;
h) Possui os modos Competitivo, Cooperativo, a variante Traidor além de uma mini campanha de 3 partidas para jogadores iniciantes;
Pontos fracos do Tindaya:
a) Tempo de preparação – set up - mais longo do que a média de jogos;
b) Leve falta de otimização na iconografia e nas regras contidas no manual;
c) Nível de dificuldade elevado para vencer uma partida no modo cooperativo;
Por fim, apesar das diferenças de mecânicas, Tindaya pode estar num nível de jogabilidade relativamente compatível com o Spirit Island e com o Robinson Crusoé, respeitando-se, é claro, os gostos e as preferências individuais e de grupos. Se é assim, o que poderia ter prejudicado Tindaya e o levado a não fazer tanto sucessos quanto estes outros jogos famosos? Formulamos algumas hipóteses:
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a) Foi lançado por uma pequena editora na Espanha;
b) Teve uma baixíssima tiragem, em termos de número de cópias;
c) A editora e o designer não tiveram recursos suficientes para uma melhor divulgação e efetuar uma ampla e global campanha de marketing;
d) Foi lançado num período em que outros bons jogos estavam sendo divulgados;
e) Foi lançado dando-se ênfase ao fato de ser Cooperativo, num mercado de nicho em que já existem outros bons jogos Cooperativos.
Se você gosta de jogos no estilo euro, super temáticos e imersivos e com módulos Competitivo e Cooperativo, sugiro conhecer o Tindaya. Se você jogou e gostou de Robinson Crusoé ou Spirit Island, é provável que você irá gostar de Tindaya. Acredito que ele reúne e combina a melhor parte desses 2 jogos de tabuleiro. Para isso, vale a mesma recomendação de qualquer outro jogo mais pesado (com valor acima de 4 no BGG): jogue no mínimo 3 vezes para conhecer melhor o jogo. Existem jogos cuja paixão só surge após 3 ou mais partidas e Tindaya é um desses, em que, quanto mais se joga, mais se internaliza as regras, descobre-se suas camadas estratégicas e mais divertido ele fica.. É, após compreender os mecanismos e a sua dinâmica própria, que o Tindaya brilha, como uma jóia rara escondida no meio de tantos lançamentos anuais de jogos.
Boas e divertidas jogatinas!