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  3. Steampunk Rally
  4. Review Crítico - STEAMPUNK RALLY - Prós e Contras*

Review Crítico - STEAMPUNK RALLY - Prós e Contras*

Steampunk Rally
  • avatar
    tboaventura02/09/16 14:18
    avatar
    tboaventura
    02/09/16 14:18
    64 mensagens MD

    STEAMPUNK RALLY (por Thiago Boaventura)

    Jogo de um até então desconhecido designer canadense, lançado em 2015, Steampunk Rally é uma grata surpresa. O tema trata sobre uma espécie de “corrida maluca”, onde inventores históricos como Einstein, Tesla, Santos Dumont, etc., partem para uma pista de corrida cheia de perigos, colocando suas geringonças para andar (ou voar) mais rápido que os concorrentes. O detalhe temático é que os cientistas constroem ao mesmo tempo em que pilotam suas máquinas, o que parece estranho, mas garante uma atmosfera muito divertida ao jogo.

    https://ci6.googleusercontent.com/proxy/7ky5zGC0PyfPoew1cV8WA8Hhe39CopG4HdIJkMhyb7djfLgZT24_14oxR3owJDMae4XLXhGUQm4i1Lns6mhDNJhzeHg994xuTKdk=s0-d-e1-ft#https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/143/02k09g.jpg

    Não obstante a regra ser relativamente tranquila e intuitiva, dada a inexistência de muitas exceções, mecanicamente, temos bastante coisa a comentar. Vamos lá.

    Os turnos começam com um draft alá 7 wonders, com a diferença de que aqui você usa as cartas para fazer alguma coisa (construir novas partes da máquina, pegar recursos, engrenagens, poderes especiais, etc.), enquanto no 7 wonders você apenas as posiciona na sua frente.

    O jogo também trabalha com alocação de dados, os quais são obtidos no draft e, depois de rolados, podem ser inseridos na respectiva máquina, a fim de obter outros dados ou, ainda, pontos de movimento que fazem avançar na corrida.

    Nesse ponto, é interessante notar certa inovação no uso dos dados. Não basta apenas alocar dados como em qualquer jogo desse estilo. O jogador também precisa ser capaz de DESALOCAR os dados para novas alocações futuras. Ou seja, uma vez posicionado, o dado permanece lá até que o jogador consiga liberar novamente o espaço. Isso é feito por meio do uso de outro tipo de recurso: as engrenagens. Quanto mais alto o número rolado, mais engrenagens serão necessárias gastar para desalocar o dado.

    Então, não é uma mera mecânica de alocação de dados, mas sim uma verdadeira administração desses componentes.

    O jogo foi muito bem pensado nessa questão do aproveitamento de boas e más rolagens de dados, o que é essencial para esse estilo. Tanto números altos, quanto baixos, podem ser bons ou ruins a depender da situação da máquina de cada jogador.

    Além disso, existe o aspecto espacial (ou geométrico), que pode lembrar vagamente o Galaxy Trucker. A montagem das máquinas deve seguir uma lógica típica de jogos de tile placement. As cartas que usamos para construir têm conexões que devem ser avaliadas na hora de acoplar mais um compartimento. A decisão não é simples porque a construção de uma extensa máquina de corrida faz você abrir mão de obter dados imediatos, úteis para ativar a estrutura que o jogador já dispõe.

    https://ci5.googleusercontent.com/proxy/0AfBw1Xpz-elbALBYIxvSU8ddFZsjp5KDnFjIFRx40PVR5zSVqAxXYRXNDuZUxGDQdTAmfHF4RSjbadZ5qerupPbe0DCfV3Ws1tQ=s0-d-e1-ft#https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/141/w86i4d.jpg

    E ainda resta lembrar que tudo acontece enquanto se está disputando uma verdadeira corrida. Essa parte também está bem cuidada, porque nada mais chato do que um jogo de corrida que permite a um jogador disparar na frente, antecipando a vitória. Para garantir que o negócio vai ficar divertido e empolgante até o final, o jogo dispõe de algumas cartas interativas que, para desespero de alguns, podem gerar algum caos à partida.

    https://ci6.googleusercontent.com/proxy/qdjlu0c_L1cj_Nabj-x7ylhurnobmaULrnZ4Ue3Qsw1rBz3B0x2P3Lex8ugW0R-Zv-KTH2DfsUxHYWhSKQggqCsRuIlR4AjNk6dK=s0-d-e1-ft#https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/726/7yuk0f.jpg

    Mesmo com essa pitada de imprevisibilidade, Steampunk Rally ainda consegue ter uma estratégia envolvente. Cada personagem tem poderes assimétricos, o que faz querer buscar a especialização em algum atributo. É o tipo de jogo que te força a um pensamento estratégico bastante flexível. A ideia é claramente construir uma estratégia aos poucos, no decorrer da partida, tendo que rever e adaptar os planos cada vez que uma peça é destruída ou a depender do que se consegue no draft.

    Considerando que as ações são resolvidas simultaneamente, a interação se concentra mais no draft de cartas e no aspecto corrida que o jogo é baseado. A interação seria mediana, se não fosse o fato já mencionado de que algumas cartas seguem uma linha caótica de mudar as condições da partida, dando um tempero à disputa.

    A proposta é ambiciosa, pois ainda permite que 8 jogadores participem da partida. As ações simultâneas sempre economizam bastante tempo, motivo pelo qual não se trata de nenhum devaneio da editora jogar com este número elevado de jogadores.

    Entretanto, considerando que a resolução da alocação de múltiplos dados podem deixar os jogadores confusos, recomenda-se ponderar se é melhor encher a mesa com esse tanto de jogador.

    https://ci5.googleusercontent.com/proxy/0AfBw1Xpz-elbALBYIxvSU8ddFZsjp5KDnFjIFRx40PVR5zSVqAxXYRXNDuZUxGDQdTAmfHF4RSjbadZ5qerupPbe0DCfV3Ws1tQ=s0-d-e1-ft#https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/141/w86i4d.jpghttps://ci6.googleusercontent.com/proxy/3Xt4Y0X7qFlVpYed8uuJGovQWObq9acRRgDZqHsg6Hb62SziDD3rpRQCfqM6mseVAZFzQWZMbWS4DE77Tu7QV5FoO50iQVpxcm3q=s0-d-e1-ft#https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/431/ukb4d2.jpg

    Pontuação: ruim, regular, bom e ótimo!
    Implementação do tema: ótimo!
    Elegância das regras: bom.
    Mecânicas: ótimo!
    Interação: bom.
    Fator tático: bom.
    Fator estratégico: bom.
    Fator sorte: bom.
    Fator diversão: ótimo!
    Tempo de partida: ótimo!


    * Com apenas duas partidas disputadas, não consegui enxergar desvantagens relevantes no jogo. Por isso, vou precisar adaptar minha forma usual de fazer  resenha para apenas inserir alerta sobre quais pontos tendem a ter mais discordâncias, não necessariamente eu reconhecendo como sendo desvantagens.


    Cuidado: eventos caóticos disparados pelos jogadores; presença de elementos fiddly: resolução trabalhosa das ações, com vários poderes e elementos a considerar, o que pode acabar alguém fazendo uma leitura errada da jogada; possibilidade de combos que desequilibrem a partida; elemento sorte típico de um jogo com draft de cartas.

    Vantagens: regras intuitivas; tema original e divertido; mecânicas bem integradas com o tema, além da presença de boa originalidade no uso dos dados; estratégia flexível em que o jogador precisa sempre balancear decisões táticas com estratégicas; bom custo-benefício de tempo pela quantidade de jogadores; boa escalabilidade quanto ao número de jogadores.

    VEREDITO: tenho bastante vontade de jogar e certamente indicaria para a mesa.

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  • joaoclaudio
    3451 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio02/09/16 14:35
    joaoclaudio » 02/09/16 14:35

    Em 7 Wonders as cartas geram recursos, pontos para a disputa militar, vantagens no comércio e pontuação no final. Durante a partida você ativa as cartas para gerar recursos, não é simplesmente um set collection. 

    E se você percebeu que uma mesa com 8 pessoas pode deixar o jogo caótico, isso pode ser citado como um ponto negativo. Nunca joguei steampunk rally, mas nas resenhas que li também criticaram esse ponto.  

    3
  • tboaventura
    64 mensagens MD
    avatar
    tboaventura02/09/16 14:42
    tboaventura » 02/09/16 14:42

    joaoclaudio::Em 7 Wonders as cartas geram recursos, pontos para a disputa militar, vantagens no comércio e pontuação no final. Durante a partida você ativa as cartas para gerar recursos, não é simplesmente um set collection. 

    E se você percebeu que uma mesa com 8 pessoas pode deixar o jogo caótico, isso pode ser citado como um ponto negativo. Nunca joguei steampunk rally, mas nas resenhas que li também criticaram esse ponto.  


    Obrigado por suas colocações. Vou tentar explicitar. Não fiz uma crítica ao 7 wonders, pelo contrário, pois está entre meus jogos leves preferidos. Estava me referindo apenas ao draft. Você o faz e, sem seguida, baixa a carta. Se pode ativar depois, não estava me referindo a isso.

    Não percebo como uma desvantagem, pelo contrário, disse que é uma vantagem o jogo caber 8 jogadores, sendo ao menos viável jogar com esse número. Acho que eu seria muito exigente em criticar não caber 8 jogadores, ainda mais não sendo um party game.

    Boa oportunidade de esclarecer melhor. Abraço!

    2
  • Clauber
    476 mensagens MD
    avatar
    Clauber03/09/16 12:05
    Clauber » 03/09/16 12:05

    Aproveitando o tópico pra dar minha opinião sobre o jogo:

    Joguei poucas (3) vezes, no geral gostei do jogo, mas, ao menos aqui em nossa mesa, as cartas de "poderes/eventos" acabaram pesando muito no resultado da partida, ficou um clima de "Take that" no jogo, algo que não consideramos muito bom... 

    Preciso jogar mais vezes para opinar melhor sobre esse ponto...

    No mais o jogo possui uma boa dinâmica e o uso dos dados é bem interessante, aparentemente a partida é bem curta, não dando muito tempo pra desencolver os veículos... a primeira impressão foi de que o jogo é bom, mas poderia ser ainda melhor com alguns ajustes...

    Abraço.

    0
  • tboaventura
    64 mensagens MD
    avatar
    tboaventura03/09/16 12:47
    tboaventura » 03/09/16 12:47

    Clauber::Aproveitando o tópico pra dar minha opinião sobre o jogo:

    Joguei poucas (3) vezes, no geral gostei do jogo, mas, ao menos aqui em nossa mesa, as cartas de "poderes/eventos" acabaram pesando muito no resultado da partida, ficou um clima de "Take that" no jogo, algo que não consideramos muito bom... 

    Preciso jogar mais vezes para opinar melhor sobre esse ponto...

    No mais o jogo possui uma boa dinâmica e o uso dos dados é bem interessante, aparentemente a partida é bem curta, não dando muito tempo pra desencolver os veículos... a primeira impressão foi de que o jogo é bom, mas poderia ser ainda melhor com alguns ajustes...

    Abraço.


    Sobre o take that: pois é, por isso eu fiz o alerta, nem todo mundo vai achar legal. Eu, particularmente, achei que ficou legal neste jogo, pelo aspecto corrida e pelo tema "corrida maluca". Mas não é em todo jogo que fica bom.

    Sobre não dar tempo para desenvolver os veículos: bem, na minha última partida, fiz um veículo gigante e consegui fazer 8 pontos de movimento na minha última rodada. Estava lá atrás e conseguir terminar apenas 1 espaço do vencedor. Poderia ter ganhado. Acho que depende da estratégia adotada, das habilidades do seu personagem e se o mapa não tem muito damage dos terrenos. No geral, acho que faz parte saber administrar as perdas da máquina. Parte da graça está nisso.
    Valeu pela opinião!

    0
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Steampunk Rally - Review Crítico - STEAMPUNK RALLY - Prós e Contras*
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