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  3. As Viagens de Marco Polo
  4. REVIEW CRÍTICO - MARCO POLO - Prós e Contras

REVIEW CRÍTICO - MARCO POLO - Prós e Contras

As Viagens de Marco Polo
  • Gabi
    909 mensagens MD
    avatar
    Gabi04/09/16 10:35
    Gabi » 04/09/16 10:35

    Ótimo Review! Bem ao ponto.

    Com opinião de pro e contra, o que me fez ter mais interesse pelo jogo, além de ser lindo e colorido, o que me agrada bastante. Ta na wishlist!

    3
  • thiagusleonel
    76 mensagens MD
    avatar
    thiagusleonel14/09/16 13:03
    thiagusleonel » 14/09/16 13:03

    gostei mto do jogo apesar de ter jogado pouco ainda para conhecer todas as habilidades dos personagens. daria um 8 ou 8,5 pro jogo, achei sim bem balanceado com as habildades e com as mecânicas que mtos acharam jogadas no liquidificador (achei elas com uma boa sinergia).
    o jogo talvez possa ser jogado sem as habilidades dos personagens, mas ao meu ver ficaria fora da proposta do autor do jogo (e com certeza ele testou várias opções antes da definitiva).
    gostei mto do tema, o que fez eu começar até a assistir a série na netflix (mto boa, por sinal).
    pesquisei mto e vi vários videos para comprar esse jogo e uma das coisas que tento ver é a rejogabilidade, que é bem alta nesse jogo.

    DÚVIDA:
    uma coisa que ainda não consegui fazer no jogo, talvez por não ter jogado mto ainda, é ganhar os pontos de vitória preenchendo as lojas de comércio (as 9 casinhas do seu mini-tabuleiro). se o jogo só passa em 5 rounds e vc, provavelmente irá viajar 1 vez por turno (ou menos) aí vc alocaria 5 dessas casas de comércio, como completar as 9? achei que ou poderia ter mais uns 2 rounds a partida ou talvez 7 dados ao invés de 5 por jogador, ou até mesmo 5 ou 6 casas de comércio ao invés de 9.
    mas lógico que joguei mto pouco ainda, preciso ver mais mesa pra falar com mais propriedade, mas a princípio fiquei com esse questionamento sobre conseguir estabelecer tdos os postos de comércio, já que normalmente vc viaja 1 ou 2 espaços por vez, dificilmente anda mais espaços e precisa terminar o movimento na cidade pra colocar o posto. 
    parece quase impossível realizar essa pontuação com apenas 5 rounds o jogo (lógico que não joguei com o personagem que só de passar na cidade já deixa um posto de comércio).

    4
  • viniciusjf
    2703 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf14/09/16 18:17
    viniciusjf » 14/09/16 18:17

    Dá pra viajar mais de uma vez por turno com dados pretos, e normalmente os personagens com habilidades relacionadas a viagens conseguem este feito, como aquele que sai "dropando" casinhas por onde passa, e aquele que pode viajar para duas direções ao mesmo tempo.

    5
  • hildebrando
    499 mensagens MD
    avatar
    hildebrando15/09/16 00:57
    hildebrando » 15/09/16 00:57

    Complementando a resposta do colega. Além da possibilidade de viajar duas vezes na rodada utilizando os dados pretos, também há possibilidade de ganhar movimentos extras de bônus ao cumprir alguns contratos. E também existe uma ação de cidade em que você pode comprar um movimento do personagem pra cada 2 camelos que você pagar. Por exemplo: Alocando um dado 6 (seis) você pode repetir 6 vezes essa ação, desde que tenha camelo suficiente pra pagar.

    4
  • thiagusleonel
    76 mensagens MD
    avatar
    thiagusleonel15/09/16 10:20
    thiagusleonel » 15/09/16 10:20

    é, realmente a algumas possibilidades a mais pra conseguir esses pontos de vitória, mas mesmo assim não deve ser uma pontuação comum de se acontecer visto que precisa gastar mtos recursos para conseguir deixar as 9 casa de comércio no tabuleiro.

    mas obrigado pelas respostas, o negócio é voltar a jogar e ver mais mesa pra testar e ver que é mais fácil do que eu estou pensando.

    valeu moçada....


    4
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL15/09/16 11:50
    E2EK1EL » 15/09/16 11:50

    hildebrando::Complementando a resposta do colega. Além da possibilidade de viajar duas vezes na rodada utilizando os dados pretos, também há possibilidade de ganhar movimentos extras de bônus ao cumprir alguns contratos. E também existe uma ação de cidade em que você pode comprar um movimento do personagem pra cada 2 camelos que você pagar. Por exemplo: Alocando um dado 6 (seis) você pode repetir 6 vezes essa ação, desde que tenha camelo suficiente pra pagar.

    Mas nem sempre essa ação vai estar disponivel
    No mais, compensa muito mais gastar recursos cumprindo contratos do que tentar viajar por 9 lugares

    2
  • thiagusleonel
    76 mensagens MD
    avatar
    thiagusleonel15/09/16 13:25
    thiagusleonel » 15/09/16 13:25

    E2EK1EL::
    hildebrando::Complementando a resposta do colega. Além da possibilidade de viajar duas vezes na rodada utilizando os dados pretos, também há possibilidade de ganhar movimentos extras de bônus ao cumprir alguns contratos. E também existe uma ação de cidade em que você pode comprar um movimento do personagem pra cada 2 camelos que você pagar. Por exemplo: Alocando um dado 6 (seis) você pode repetir 6 vezes essa ação, desde que tenha camelo suficiente pra pagar.

    Mas nem sempre essa ação vai estar disponivel
    No mais, compensa muito mais gastar recursos cumprindo contratos do que tentar viajar por 9 lugares

    concordo

    1
  • cybercelso
    42 mensagens MD
    avatar
    cybercelso27/09/16 09:51
    cybercelso » 27/09/16 09:51

    Ontem jogamos pela primeira vez o Marco Polo, 4 pessoas e muita expectativa. O D ( 1º jogador)  ficou com Raschid Ad-din ( escolhe valor dos dados), o J ( 2º jogador) com Matteo Polo ( ganha um contrato e um dado branco no início do turno) , Eu (3º jogador) com Berke Khan ( não paga para usar recursos, se algum jogador já o usou) e O (4º jogador) com o Mercator (ganha um recurso, se alguém pegar no Bazar) . A grosso modo, logo de cara achei que a minha personagem era a mais fraca; " que porcaria! usar dados sem pagar recursos... grande coisa...pensei." Pegamos nossos objetivos, fiquei mais irritado, como iria conseguir chegar em cidades tão distantes? Rolamos os dados. O D escolheu os valores dos dados e pegou ouro, o J com seu o dado branco e um contrato,  pegou seda, Eu peguei 6 camelos e O pegou pimenta; além de um ouro e uma seda, por causa da habilidade de sua personagem. No decorrer da partida, fui montando uma estratégia para pegar recursos fora do Bazar e aproveitar o máximo possível minha personagem. Para encurtar a conversa, consegui fazer meus objetivos na penúltima rodada, grande parte por causa de minha habilidade, que me fez economizar para as viagens, assim na última, deixei de viajar e me concentrei nos contratos; na minha última jogada eu fiz um contrato que me dava o direito de pegar outro contrato (pura sorte), porque esse não precisava de ouro para ser feito! Fiz e ganhei mais 6 pontos de vitória! Venci a partida, apertadíssima. No fim, percebi que o jogo requer muita estratégia, mas também sorte! Pode-se até queimar neurônios montando estratégias e táticas, mas se os valores dos dados (no meu caso) não viessem eu estaria em maus lençóis. Não sei como seria se tivesse ido mal nos lançamentos de dados. No entanto, o charme do jogo está aí mesmo, como vencer, com a maré contra? adversários com personagens com habilidades promissoras, cidades distantes, necessidade de sorte nos dados...observando o jogo por essa óptica, gostei muito! Acho que o jogo simula mesmo a inconstância do Mar (sorte nos dados), a diversidade de culturas que Marco Polo teve acesso ( assimetria de personagens), as relações de troca de especiarias ( entrepostos) e a necessidade de contar com o bom humor do todo poderoso Khan (favores de Khan).

    2
  • hildebrando
    499 mensagens MD
    avatar
    hildebrando27/09/16 10:14
    hildebrando » 27/09/16 10:14

    cybercelso:: Ontem jogamos pela primeira vez o Marco Polo, 4 pessoas e muita expectativa. O D ( 1º jogador)  ficou com Raschid Ad-din ( escolhe valor dos dados), o J ( 2º jogador) com Matteo Polo ( ganha um contrato e um dado branco no início do turno) , Eu (3º jogador) com Berke Khan ( não paga para usar recursos, se algum jogador já o usou) e O (4º jogador) com o Mercator (ganha um recurso, se alguém pegar no Bazar) . A grosso modo, logo de cara achei que a minha personagem era a mais fraca; " que porcaria! usar dados sem pagar recursos... grande coisa...pensei." Pegamos nossos objetivos, fiquei mais irritado, como iria conseguir chegar em cidades tão distantes? Rolamos os dados. O D escolheu os valores dos dados e pegou ouro, o J com seu o dado branco e um contrato,  pegou seda, Eu peguei 6 camelos e O pegou pimenta; além de um ouro e uma seda, por causa da habilidade de sua personagem. No decorrer da partida, fui montando uma estratégia para pegar recursos fora do Bazar e aproveitar o máximo possível minha personagem. Para encurtar a conversa, consegui fazer meus objetivos na penúltima rodada, grande parte por causa de minha habilidade, que me fez economizar para as viagens, assim na última, deixei de viajar e me concentrei nos contratos; na minha última jogada eu fiz um contrato que me dava o direito de pegar outro contrato (pura sorte), porque esse não precisava de ouro para ser feito! Fiz e ganhei mais 6 pontos de vitória! Venci a partida, apertadíssima. No fim, percebi que o jogo requer muita estratégia, mas também sorte! Pode-se até queimar neurônios montando estratégias e táticas, mas se os valores dos dados (no meu caso) não viessem eu estaria em maus lençóis. Não sei como seria se tivesse ido mal nos lançamentos de dados. No entanto, o charme do jogo está aí mesmo, como vencer, com a maré contra? adversários com personagens com habilidades promissoras, cidades distantes, necessidade de sorte nos dados...observando o jogo por essa óptica, gostei muito! Acho que o jogo simula mesmo a inconstância do Mar (sorte nos dados), a diversidade de culturas que Marco Polo teve acesso ( assimetria de personagens), as relações de troca de especiarias ( entrepostos) e a necessidade de contar com o bom humor do todo poderoso Khan (favores de Khan).



    O Berke Khan só parece fraco. É apenas impressão. Mas considero ele muito forte, especialmente jogando com 4 jogadores onde os espaços de ação logo ficam ocupados. Já disse isso em outro Post aqui. No site do Yucata, onde podemos jogar online, já vi muitos jogos ganhos usando ele. É o personagem que mais eu vi ganhar até agora. Depois o Matteo Polo e o Mercador.

    1
  • viniciusjf
    2703 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf27/09/16 11:59
    viniciusjf » 27/09/16 11:59

    Ele é excepcional, ainda mais para pegar camelos.

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