Isso não é válido para todos os boardgames e sim para um seleto grupo deles que são hypeados e valorizados. Outros depreciam e muito com o passo do tempo.
Normalmente tem uma serie de fatores que condicionam o valor do jogo, quantos mais deles o seu jogo cumprir mais ele vai valorizar.
- Estar out of print.
- Ser muito bem valorado pelas suas mecánicas
- Ser de algum designer renomado
- Ter itens exclusivos de financiamento coletivo.
- Ser muito popular.
- Se for de miniaturas, estar pintado em uma qualidade legal
Fatores que desvalorizam
- Pouco popular (a pesar de ser bom)
- Mecanicas ruins - tipico jogo que precisa de house rules (como Super Dungeon).
- Fácil de encontrar no mercado
- Jogos que foram re-implementados por jogos melhores (exemplo Sushi Go por Sushi Go Party)
Eu tenho alguns jogos na minha coleção que são investimento certo, como Starcraft ou Mage Knight. Ja tenho outros que se fosse vender provavelmente não ia ganhar muito encima deles como Compounded ou Wings of War (que foi reimplementado pelo X-Wing)
Ser out of print não necessariamente é garantia de valer dinheiro a não ser que ele apele a um nicho especifico. Por exemplo, eu tenho o
Groo: The Game e está OOP. É um jogo legal, mas muito desconhecido. Só quem seja muito fã dos quadrinhos de Groo vai querer pagar por ele.
Resumindo, para ter boardgame como investimento você tem que conhecer o mercado bem. Até hoje só vendi 2 jogos com lucro sobre o meu valor de compra que foram o Starcraft e o Terra Mystica. Outros que vendi por valor mais alto foi porque pintei então eu estou tecnicamente investindo tempo e dinheiro no jogo e elevando o seu valor de mercado.
Resumindo: