Produtora: Z Man (Devir)
Numero de Jogadores: 2 a 4
Duração: 60 Minutos
Ranking da Ludopedia: 9
Ranking na Boardgames Geek: 30
Minha Nota para o Jogo: 8.2
Olá galera, de volta para trazer para vocês mais uma resenha. Hoje eu vou fazer a resenha de um jogo que foi lançado recentemente aqui no Brasil pela editora Devir, estou falando de As Viagens de Marco Polo. O jogo no estilo euro com um pequeno fator de sorte envolvida, ele é para 2 a 4 jogadores e tem um tempo médio de partida entre 60 a 90 minutos e o seu tema, como já diz o nome do jogo, retrata um pouco da história da viagem de Marco Polo para a antiga china.
Temática
Em 1271, Marco Polo, com 17 anos, começou uma viagem para a China com seu pai e irmão mais velho. Depois de uma viagem longa e cansativa, que passou por Jerusalém e Mesopotâmia ao longo da "Rota da Seda", chegou à corte de Kublai Khan em 1275.
Em As Viagens de Marco Polo, os jogadores recriam esta jornada, com cada jogador sendo um personagem diferente com poderes especiais no jogo.
Cada jogador controla um personagem na expedição de Marco Polo, que durante toda a expedição até a China pode pegar caminhos diferentes e receber benefícios, contratos de serviços e receber reconhecimento por isso em forma de pontos.
Mecânicas
As principais mecânicas do jogo As Viagens de Marco Polo são os jogadores com habilidades diferentes, coleção de componentes e a rolagem de dados.
A principal mecânica do jogo, em minha opinião, seria a de personagens com diferentes habilidades. Como cada jogador tem um personagem único em cada partida, é de grande importância que cada jogador saiba usar muito bem a habilidade do seu personagem, pois geralmente é em cima dessa habilidade que o jogador vai traçar a sua estratégia de jogo. Antes de começar a partida, caso esteja jogando com um personagem que nunca tenha jogado, leia bem a habilidade dele para que você possa usá-lo 100% durante uma partida.
A coleção de componentes serve para você concluir os contratos que você vai adquirindo no decorrer do jogo, cada contrato que o jogador adquire possui um determinado número de mercadorias que o jogador deve juntar para cumprir o contrato, tente sempre visar os recursos dos contratos que você possui para não perder muito tempo e pontos.
E por fim temos a rolagem de dados, ela está presente em toda a partida de Marco Polo, mas não é algo crucial para o desenrolar do jogo, os resultados dos dados lhe permitem determinar melhor as ações no tabuleiro do jogo, mas esses dados podem tanto ser rolados novamente, como também os jogadores podem adicionar ou subtrair o seu valor com alguns recursos.
Objetivo
Os jogadores devem adquirir contratos de comércio durante a partida e completá-los para ganhar pontos de vitória, cada um desses contratos de comércio têm itens que os jogadores devem adquirir para concluí-lo, ao completar o contrato ele vai ganhar alguns recursos e pontos de vitória, ao final da partida quem tiver mais pontos de vitória ganha o jogo.
Sequência do Turno
O turno de jogo é bem simples e fácil de se pegar a sua jogabilidade logo de cara, cada jogador tem 5 dados de 6 lados e deve jogá-los e guardar os seus resultados no seu tabuleiro de jogador individual, esses dados vão servir para os jogadores fazerem as suas ações pelo tabuleiro do jogo. Existem várias sessões no tabuleiro central e sempre que o jogador quiser fazer uma jogada em um determinado local no tabuleiro central ele deve gastar um ou alguns de seus dados para fazer a ação desejada. Abaixo estão explicadas brevemente as possíveis ações do tabuleiro central.
Pegar Moeda: o jogador pode gastar um de seus dados para pegar 5 moedas do banco.
O grande Bazar: o jogador pode gastar de 1 a 3 dados nesse local, dependendo da quantidade de dados que ele usou ele vai receber alguns recursos de acordo com o valor mais baixo dos dados que ele colocou no bazar.
Exemplo, o jogador vai usar dois dados para pegar tecidos do bazar, ele coloca um dado com o resultado 3 e outro com o resultado 5, como apenas o dado de menor valor conta para saber a quantidade de recursos que ele vai ganhar o jogador recebe 2 tecidos e 1 camelo que corresponde a coluna de valor 3 no dado.
A Boa Vontade de Khan: o jogador pode colocar um de seus dados aqui e receber do banco um recurso a sua escolha e 2 camelos, o próximo jogador que quiser colocar um dado aqui deve colocar um dado com um valor maior ou igual ao último dado posicionado nesse local.
Os Contratos: o jogador pode colocar um de seus dados nesse local e receber um ou dois contratos de serviço, ele só pode escolher contratos das colunas até o valor correspondente ao valor do dado que ele usou para ativar essa ação.
Exemplo, se o jogador usou um dado de valor 3 ele só pode pegar contratos até a terceira coluna.
Viajar: o jogador pode usar dois de seus dados para mover o seu viajante pelo tabuleiro central, o jogador vai usar o dado de menor valor para determinar quantas casas ele vai poder se movimentar. Cada casa de movimento tem um custo em ouro que o jogador deve pagar para se movimentar, esse é o custo da viagem de um local para o outro que a sua expedição vai gastar ao longo da viagem.
Além das ações básicas que são feitas com os dados que o jogador possui, cada jogador ainda pode fazer qualquer uma das ações bônus antes ou depois da sua ação principal quantas vezes quiser. As ações bônus possíveis estão listadas abaixo.
Cumprir um contrato: o jogador pode cumprir um contrato ao qual ele tenha os recursos disponíveis para isso.
Pegar 3 moedas: o jogador pode gastar um de seus dados e receber 3 moedas.
Jogar um dado novamente: o jogador pode pagar um de seus camelos para rolar um dado novamente.
Ajustar um resultado (+1 ou -1) no dado: o jogador pode gastar 2 de seus camelos para aumentar ou subtrair em 1 o valor em um de seus dados.
Pegar um dado Preto: o jogador pode gastar 3 camelos para receber um dos dados pretos que estão disponíveis.
Você pode achar que o jogo possui muitas ações possíveis logo de cara e achar que isso vai deixá-lo complicado e difícil de entender, mas quem já jogou algum boardgame e possui nem que seja um pequeno conhecimento sobre o assunto não vai precisar mais do que 1 partida para pegar como funciona direitinho as ações e jogadas possíveis, o jogo é repleto de possibilidades e com muitos meios que podem ser traçados para a partida ser ganha, é um ótimo jogo mas não é aconselhado para servir de entrada em uma mesa com jogadores novatos, nesse caso é bom que eles observem uma ou duas partidas para que possam entender melhor as possibilidades e ações do jogo para que só assim comecem a jogar.
Tabuleiro
O tabuleiro de Marco Polo, além de ser muito bonito, é onde os jogadores vão posicionar os seus dados usados para fazerem as suas ações, ele é praticamente dividido em duas partes, do meio para cima é onde os jogadores vão mover os seus personagens pela expedição até a China, na parte de baixo do tabuleiro estão os locais onde os jogadores podem colocar os seus dados para fazerem as ações que desejam, cada um desses espaços está bem dividido por ilustrações, como uma bolsa de moedas para fazer a ação de receber moedas, um livro com os recursos representando o bazar e assim por diante.
Tabuleiro principal do jogo.
Tabuleiro individual
Cada jogador recebe um pequeno tabuleiro individual que representa uma mesa de escritório no começo do jogo, além de um meeple de madeira para representar o caminho que ele vai andar pelo tabuleiro, e 9 postos de troca que vão poder ser colocados nas cidades que o jogador visitar ao longo da partida.
Em seu pequeno tabuleiro individual o jogador pode organizar os seus recursos adquiridos, os seus dados que foram lançados no começo do turno, os contratos que estão para ser feitos e guardar os contratos já concluídos em sua gaveta pessoal.
Tabuleiros individuais.
Recursos
O jogo vem com uma variedade de 4 tipos de recursos diferentes, são eles: o camelo, a pimenta, o ouro e a seda. Cada um desses recursos vêm representados em pequenos componentes de madeira em formas e cores diferentes para que eles sejam facilmente identificados, além disso eles vem em dois tamanhos diferentes, um pequeno que representa a quantidade de 1 recurso daquele tipo e um maior que representa 3 daqueles recursos.
Tokens de recursos do jogo.
Contratos
O jogo vem com uma grande variedade de tokens de contratos para os jogadores adquirirem durante uma partida, os contratos que são adquiridos pelos jogadores são colocados em seus tabuleiros individuais e durante o seu turno, caso ele tenha os recursos necessários para cumprir o contrato, ele vai pagar os recursos ao banco e receber os benefícios que o contato lhe fornece quando completo.
O token de contrato é dividido em duas partes, a da esquerda é o que o jogador precisa ter para completar o contrato e a parte da direita é a que o jogador vai ganhar ao completar o contrato.
Tokens de Contratos.
Personagens
Um dos pontos mais importante para o desenrolar do jogo são os seus personagens, o jogo vem com um total de 10 personagens diferentes, cada um com uma habilidade única, que vai influenciar bastante nas suas decisões de movimento e estratégia dentro do jogo.
Esses personagens são embaralhados e distribuídos entre todos os jogadores no começo de cada partida, como eu já falei acima saiba muito bem como funciona a habilidade do seu personagem, pois ela vai ser muito importante para você dentro do jogo, como as habilidades de cada personagem não são muito complexas em termos de mecânicas acredito que jogadores mais experientes não vão ter muitos problemas com isso.
Tokens de personagens.
Cartas
O jogo vem com dois tipos de cartas diferentes que serão usadas em todas as partidas, abaixo eu falo brevemente sobre cada um desses tipos de cartas.
Cartas de Cidades
As cartas de cidades são colocadas aleatoriamente abaixo dos espaços de cada uma das cidades no começo do jogo, essas cartas lhe fornecem ações extras e bônus para todos os jogadores que tiverem um posto de troca naquela cidade, logo, um jogador só vai se beneficiar ou ativar a ação daquela carta de local se ele já tiver passado por aquela cidade e deixado um posto de troca nela.
O jogo vem com uma grande quantidade de cartas de cidades, o que dá uma grande variedade de ações possíveis nas cidades.
Alguma cartas de cidades.
Cartas de Objetivo
No começo do jogo cada jogador vai receber duas cartas de objetivos, a carta é bem simples, o jogador deve percorrer um determinado caminho no tabuleiro do jogo e deixar postos de troca em duas cidades diferentes descritas na carta, caso o jogador consiga deixar os postos de troca nas duas cidades pedidas o jogador ganha pontos extras no final da partida.
Cartas de Objetivos.
Outros Componentes
O jogo, além de tudo isso citado acima, vem com uma grande quantidade de tokens de moedas para representar as moedas de ouros que são ganhas dentro do jogo, essas moedas são divididas em valores de 1, 5 e 10.
Moedas de ouro.
Além disso, o jogo vem com um marcador de jogador inicial que eu achei muito legal, é uma pequena ampulheta que é montada para ficar tipo em 3D, ele fica com o jogador inicial da rodada e é um marcador bem bonito.
Ampulheta de jogador inicial.
Componentes do Jogo
O jogo vem com uma quantidade considerável de componentes, entre marcadores de recursos, dados, tokens de contratos, moedas, tabuleiros individuais e uma quantidade considerável de cartas, e bem, eu não conheço a versão importada desse jogo, mas a versão que a Devir disponibilizou aqui no Brasil é muito boa, em todos os sentidos, cada um dos marcadores de recursos são feitos em madeira, o que deixa aqueles jogadores apaixonados por euro games loucos, tokens em ótima qualidade, tabuleiros individuais de material igualmente bom e cartas de ótima qualidade, acredito que em termos de componentes não tenha em nada do que reclamar sobre esse jogo.

Agora vamos falar um pouco sobre a arte desse jogo. Bem, logo de cara percebe-se que esse não é um jogo que tem muitas artes, então vamos falar do lindo tabuleiro que esse jogo disponibiliza para os jogadores, ele é com certeza um dos mais bonitos que eu já vi em jogos euro e até mesmo em outros tipos de jogos, é lindo, completamente ilustrado, tanto nos caminhos que os jogadores podem andar como nos locais de ações possíveis que eles podem acionar. Outro fator que deixou o jogo bem bonito também foram os tabuleiros individuais, eles se encaixaram muito bem no tema, como eles vêm em um formato de pequenas mesas de escritos são bem adequados para o tema onde você vai administrar os seus contratos que devem ser completos, uma gaveta para arquivar os contratos já completos, uns livros para colocar os recursos que você ganha durante a partida como se fossem uns livros de anotações de recursos, ficou realmente muito bom visualmente falando.
Dados que vem no jogo.
Considerações Sobre o Jogo
O que falar desse jogo que joguei algumas vezes mas já amo, bem não tem muito o que falar sobre o jogo, ele foi uma das minhas mais recentes aquisições e a meu ver vai ser jogado muitas vezes aqui no grupo, pois geral achou muito bom o jogo, ele é muito estratégico, repleto de possibilidades e formas de ganhar pontos e vencer a partida, além de ser consideravelmente rápido em suas partidas e com uma complexidade de regras mediana.
Esse é um daqueles jogos que eu chego a indicar para todos vocês, se você tiver a oportunidade de jogar pelo menos uma vez esse jogos façam isso, principalmente aqueles jogadores euros, por mais que esse jogo tenha uma rolagem de dados, ele ainda assim vai agradá-los, pois o fator de rolagem de dados pode ser facilmente contornado, um excelente jogo para todos os gostos.
Mesa pronta para uma partida.
galera só para lembra também que esta ocorrendo uma promoção de 1 ano do canal aqui na Ludopedia e no facebook do canal, quem quiser participar e concorrer a vale compras nas lojas Jogos ao Quadrado e BG Express basta seguir a pagina do facebook ou o canal aqui na ludopedia, vou deixar o link abaixo da promoção aqui na ludopedia e da pagina do canal no facebook, e ate a próxima!!!
LINK DA PROMOÇÃO NA LUDOPEDIA: https://www.ludopedia.com.br/topico/8745/promocao-1-ano-de-mestre-dos-dados
PAGINA NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/Mestre-dos-Dados-215269225343827/