Confira aqui as regras resumidas de Finspan
Objetivo e Ambientação
Você assume o papel de pesquisador marinho, explorando três zonas do oceano — Sunlight, Twilight e Midnight — ao longo de quatro semanas (rodadas).
O objetivo é atrair peixes, formar colônias, registrar observações e cumprir metas de pesquisa para somar pontos de vitória.
Duração, Jogadores e Idade
Duração: cerca de 45 minutos
Jogadores: 1 a 5
Idade sugerida: a partir de 10 anos
Componentes Principais
Cartas de peixe divididas por zonas oceânicas
Cartas de oportunidade (metas secundárias)
Tabuleiros individuais e central
Tokens de ovos, fichas de colônia (school), marcadores de profundidade, entre outros
Fichas de fotógrafo e de alimento (recursos marinhos)
Estrutura do Jogo
O jogo é dividido em quatro rodadas (semanas). Em cada semana, os jogadores se alternam realizando ações. Ao fim de cada semana, há uma fase de manutenção e, ao fim da quarta, o jogo termina com a pontuação final.
Ações Disponíveis
No seu turno, você pode:
Jogar uma carta de peixe
Mergulhar (adquirir novas cartas de peixe conforme sua profundidade)
Ativar habilidades dos peixes já jogados
Usar habilidades de colônia ou realizar fotografias
Profundidade e Zonas Oceânicas
O oceano está dividido em três camadas:
Sunlight (superfície)
Twilight (intermediária)
Midnight (profunda)
A cada mergulho, você pode mudar de profundidade para buscar peixes de valor mais alto, mas com mais dificuldade de acesso e maior custo de recursos.
Habilidades e Combos
Cada peixe tem uma habilidade que pode ser ativada em momentos específicos:
Ao entrar em jogo
Ao mergulhar
No fim da semana
Muitos efeitos podem ser combinados, gerando sinergias de pontuação e eficiência, como gerar ovos extras, pescar mais, ou formar colônias.
Fim de Semana e Pontuação Parcial
Ao final de cada semana:
Resolução das habilidades de final de rodada
Contagem de colônias completas
Verificação de metas de oportunidade
Preparação da próxima semana (limpeza, nova ordem de turno, etc.)
Modo Solo
O modo solo traz um oponente automático que pontua com base em cartas reveladas. Você compara seu desempenho com uma tabela de classificações e desafios.
Final do Jogo
Ao fim da quarta semana, os jogadores somam:
Pontos das cartas de peixe
Ovos coletados
Colônias formadas
Fichas de fotografia
Metas cumpridas nas cartas de oportunidade
(Se quiserem regras resumidas de outro jogo deixem nos comentários)