Confira aqui as regras resumidas de 7 Wonders Duel
Objetivo do Jogo
Você lidera uma civilização rivalizando em 3 áreas:
Militar — movendo o peão de conflito para o lado do oponente.
Ciência — colecionando 6 símbolos distintos.
Civil — somando pontos ao final da Era III, se ninguém vencer antes.
Vitória imediata ocorre se alguém conquistar supremacia militar ou científica; caso contrário, vence quem tiver mais pontos.
Componentes principais
3 baralhos de Cartas (Era I, II e III) + Guildas.
Tabuleiro do conflito com peão e fichas militares/progresso.
12 Maravilhas (4 escolhidas por jogador).
Moedas, tokens de progresso e marcadores militares.
Preparação
Dispor o tabuleiro, fichas e 7 moedas para cada.
Cada jogador escolhe 4 Maravilhas de forma alternada.
Formar a pirâmide de cartas da Era I (variando face up/down).
Jogar 5 tokens de progresso aleatórios.
Dinâmica do jogo
Na sua vez: escolha uma carta “acessível” da pirâmide e decida entre:
Construir o edifício — pagando recursos/moedas.
Construir uma Maravilha — usando aquela carta como base.
Descartar — ganha 2 moedas.
Recursos podem ser produzidos (cartas marrons/cinzas) ou comprados com moedas (custo = 2 + quantos do oponente produzem).
Cartas verdes dão símbolos científicos. Par igual = token de progresso (efeitos permanentes).
Cartas vermelhas somam escudos e movem o peão de conflito:
Ao cruzar faixas, o jogador ativa efeito militar (rouba moedas do oponente).
Se chegar à capital do adversário = vitória militar imediata.
Algumas Maravilhas permitem turno extra, moedas, recursos permanentes e/ou poderes especiais.
Fim de cada Era
Quando a pirâmide esvazia:
Revela-se nova estrutura para próxima Era.
Começa quem está em desvantagem militar (ou quem jogou por último se empate).
Final de jogo
Termina imediatamente se houver vitória por:
Militar — peão alcança capital.
Ciência — 6 símbolos científicos.
Caso contrário, ao fim da Era III, compute os pontos de:
Conflito militar (posição do peão).
Edifícios civis, científicos, comerciais e guildas.
Maravilhas construídas.
Tokens de progresso.
Moedas (cada 3 = 1 ponto).
Dicas rápidas
Equilibre estratégias (ex.: visão militar + científica).
Fique atento aos recursos para não pagar muito ao comprar.
Maravilhas com turno extra podem ser decisivas.
Obter tokens de progresso rende bons bônus (como desconto em prédios azuis).
(Se quiserem regras resumidas de outro jogo botem nos comentários)