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Trabalhar com jogos de tabuleiro é um sonho. Ter o privilégio de diariamente criar produtos pelos quais somos completamente apaixonados é algo que valorizamos muito. O Senhor dos Anéis: Inimigos da Terra-Média é um projeto que une a paixão pelos jogos com a paixão pela extensa, marcante e clássica obra de J. R. R. Tolkien.
Convidados pela D20 Culture e a partir do apreço pelo tema, formamos uma equipe de 4 profissionais envolvidos há vários anos na indústria dos jogos de tabuleiro modernos e apaixonados pela obra de J. R. R. Tolkien, para trazer o melhor do universo dos jogos para uma das mais icônicas obras de ficção de todos os tempos. Nós 4 - Leo Almeida (Game Designer), Patrick Fernandes (Game Designer), Marco Portugal (Consultor) e Renato Simões (Consultor) - entramos de cabeça no projeto e estamos trabalhando com afinco para trazer a melhor experiência para os apoiadores e outros que, como nós, são apaixonados por O Senhor dos Anéis.
Ouvindo o feedback da comunidade e traçando nosso diagnóstico do sistema, decidimos atuar priorizando pontos específicos do Gameplay, para trazer maior imersão, diversão e entusiasmo para as partidas de O Senhor dos Anéis: Inimigos da Terra-Média.
Nosso plano de ação foca ampliar as possibilidades estratégicas para os jogadores, principalmente em termos de progressão dos personagens, gestão da aleatoriedade de eventos e inimigos, além de um combate enxuto e estratégico, aproveitando-se mais das incríveis miniaturas presentes na caixa do jogo. Queremos ampliar a experiência de exploração, tornando-a mais imersiva, tática e surpreendente, reforçando também fatores de rejogabilidade e mantendo a sensação de novidade nas mecânicas.
O resultado final que vocês podem esperar é um jogo moderno, divertido e dinâmico, que atenda às expectativas dos fãs de O Senhor dos Anéis, bem como fãs de RPG e jogos de tabuleiro.
O Time de Game Design
Algumas perguntas:
I - Conforme consta no FAQ da página do financiamento coletivo, o jogo encontra-se na fase final de ilustração, com todas as mecânicas já testadas e validadas.
Com esse novo time trabalhando nas áreas que citou, podemos esperar algum atraso na produção do jogo? Pois, até então, o prazo se baseava em um jogo que já estava pronto mecanicamente, tendo sido testado e com suas mecânicas validadas. O FAQ terá alguma atualização nesse ponto de modo a deixar transparente esse novo processo?
" 6 - Qual etapa de produção o jogo está?
O jogo encontra-se na fase final de ilustração, todas as mecânicas já foram testadas e validadas. A matéria prima para produção na fábrica já foi adquirida."
II - Ainda no contexto da pergunta I, se o prazo for mantido, foi feita a criação de um cronograma para novos testes dessa nova mecânica? O playtest será apenas privado ou contará com a participação do público / apoiadores, ainda que de forma restrita? Podemos ficar seguros de que essa fase tão importante de aperfeiçoamento mecânico não será feita de modo apressado apenas para garantir a entrega do produto no prazo, custe o que custar?
III - Teremos vídeos contendo uma demonstração do jogo sendo jogado de fato (de uma forma mais orgânica, e menos ensaiada)? Já existe algo programado nesse sentido? Ou será feito apenas se a comunidade solicitar?
IV - Como fica a situação das pessoas que apoiaram o projeto original, se, após o ingresso desses novos nomes, o jogo tiver mudanças significativas? Sempre existe uma possibilidade de algo que foi modificado acabar ficando pior do que o original, mesmo nesse caso.
V - Tendo em vista o gráfico disponibilizado na página do financiamento que demonstra a alocação dos recursos do projeto (20% - Desenvolvimento e Arte, 10% Marketing, 23% Produção e Fabricação, 47% Catarse, Royalties, Impostos e Tarifas), de onde sairá a verba para realizar o pagamento desse novo time para realizar as melhorias da mecânica do jogo? Sobrou algo dos 20% destinados ao Desenvolvimento e Arte? Teremos a diminuição da qualidade de componentes de modo a realocar esses recursos? Existirá alguma transparência nesse sentido aos apoiadores?
Obrigado.
Fala, Thokmay. Tudo bem?
Vou tentar responder o máximo de perguntas possível, mas já aviso que nós fomos trazidos para o projeto na área de Game Design, portanto não terei as respostas para todas suas perguntas, uma vez que não estamos envolvidos em outras áreas, como produção, financeiro, orçamentário etc.
I - Os prazos serão alterados? Teremos alterações no FAQ do Financiamento?
Como o prazo previsto no financiamento, de Outubro de 2026, já conta com uma janela bastante grande para a entrega do jogo, sabendo do que precisa e será modificado e com a minha experiência de Game Design e Desenvolvimento, eu não creio que os prazos precisarão ser alterados. Esse prazo também conta com os resultados da campanha internacional do jogo, que ainda não começou, então não teremos que trabalhar apressando as coisas para cumprir o prazo e, se de alguma forma, atrasar, creio fielmente que a D20 Culture será transparente em relação a isso. De qualquer forma, eu estou passando esta sua mensagem para eles, para que possam endereçar seus questionamentos no próprio financiamento e nas comunicações deles.
II - Playtests: Abertos ou fechados? Trabalho apressado?
Ainda não chegamos na etapa em que faremos esta escolha. Ela ainda será feita um pouco mais pra frente, mas não existe a intenção de esconder nada do jogo de nenhum apoiador ou potencial apoiador. Seremos abertos em relação ao sistema e, em breve, poderemos trazer mais notícias para vocês, mas vou esperar mais um pouco para poder responder as coisas de forma mais concreta, com certas datas, ok?
Não estamos fazendo um trabalho corrido. Prazo, sim, temos e pretendemos cumprir, mas estamos trabalhando numa quantidade de mãos que possibilita trabalharmos o suficiente para deixarmos o jogo redondo, sem os clássicos problemas de balanceamento. Os outros profissionais envolvidos no projeto, Leo, Patrick e Marco, são profissionais de excelência e, além de criarem jogos divertidos, têm uma capacidade incrível de corrigir problemas matemáticos e de equilíbrio de sistemas. São, há muitos anos, líderes de projetos muito bem sucedidos na indústria, tanto como Game Designers, quanto como Desenvolvedores (Desenvolvedores são aqueles responsáveis por acertarem matematicamente os sistemas e arredondarem as arestas finais).
III - Teremos vídeo de Gameplay?
Eu não vou anunciar certas coisas aqui para não atropelar a própria editora em certos anúncios, mas sim, teremos vídeos do jogo sendo jogado, ainda antes da campanha de financiamento ser finalizada. Realmente não posso dizer mais no momento para não passar o carro na frente dos bois e atravessar um anúncio que a própria editora fará nos próximos dias.
IV - Como ficam os apoiadores que apoiaram pelo sistema anterior, caso não gostem das mudanças?
Essa eu realmente não sei responder, beleza? Peço desculpas. Neste caso, vou pedir para que a editora possa responder isso numa oportunidade próxima e volto aqui com a resposta, ok?
V - De onde sai a verba para a contratação desta nova equipe? Haverá diminuição da qualidade de componentes para que isso aconteça?
Essa daqui eu também não sei responder a todos os pontos. De onde sai o orçamento para a nova equipe não é uma parte do projeto que compete à gente, então não consigo te responder. Sobre os componentes, nós vamos trabalhar com a mesma qualidade de componentes prometidos. Nós temos os componentes até como uma baliza do game design, então qualidade, quantidades etc, são fatores importantes para que façamos nosso trabalho e mantê-los foi um requisito.
Sobre a transparência dessa questão de orçamentos, não sei dizer como será feita essa atualização por parte da D20 Culture, nem mesmo se eles entrarão em detalhes disso. O máximo que posso fazer, neste caso, é acompanhar as respostas que eles derem em suas mídias, redes e eventuais lives que participarem, para trazer aqui um resumo do que for dito, quando for dito.
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Basicamente é isso. Espero ter respondido com clareza as partes que consigo trazer uma resposta e estou disponível para responder mais, ok? É só mandar as perguntas aqui, ou, se fizer as perguntas em outro tópico, por favor, me marque para eu ser notificado e poder responder lá também.
Abraços,
Renato Simões