Fala pessoal, eu me chamo Fel Barros e pra quem não me conhece, eu sou autor de jogo de tabuleiro, estagiário da Samba Estudios e já estou nessa vida do tabuleiro há quase 20 aninhos. Muitos anos atrás, um grande amigo meu, David Coelho, dono de um dos canais mais legais do hobby (hoje semi-aposentado, o Siga o Coelho), trouxe da feira de Essen em 2018 (a maior feira de jogos do mundo) um jogo chamado Essen, que homenageava o evento mas estava encalhado.
Passam-se alguns anos e eu acabei ficando amigo da Fernanda Sereno, dona de um pequeno evento que talvez você conheça: o Diversão Offline. E eu começo a pentelhar ela para fazer um jogo sobre o evento. Como boa carioca, ela sempre mandava o "vamos marcar". Ano passado, com minha saída da CMON (uma editora mais conhecida por Zombicide) e a fundação da Samba, retomamos o papo sob outra ótica. "Vamos comemorar os 10 anos do evento com um jogo?".
Chamei meu grande amigo Fabio Tola (temos inúmeros co-design juntos do nosso tempo de CMON mas nunca tínhamos criado nada juntos fora da empresa) e assim nasceu o Diversão Offline: O Jogo.
O pior é sempre o começo
Se você está no hobby há algum tempo, provavelmente você já pensou em criar um jogo de tabuleiro ou começou e abandonou.
Esse abandono é muito comum porque demora até o jogo ficar divertido. A gente queria muito fazer dar certo, não só fazer um jogo em 15 dias, colocar o logo e entregar.
Então a gente foi revisitando os euros mais antigos para tentar chegar nesse lugar do jogo família que curto, com pouca regra e que se apoia em poucas mecânicas, fugindo um pouco da trend dos euros de "respira, sai ponto", e um manual de regra mais robusto. A gente queria "old school". No começo, a gente foi para o pick and deliver e olhamos Age of Steam, Mississipi Queen e Instanbul. Depois, olhamos para o Elfenland. Mas no fim, o Tola tirou da cartola o Hansa, o jogo que resolveria alguns problemas nossos.

Tabuleiro do Hansa (Imagem BGG)
O que a gente quer no jogo?
Era muito importante para nós que o jogo não fosse sobre comprar jogos. Era sobre você e seu grupo de amigos indo em uma feira e experimentando tudo que ela tem a oferecer. No Hansa, você divide o barco com os seus vizinhos. Aqui, eu cheguei na frase que é um clássico da feira: "vamos comigo ali no estande X para eu pegar o jogo tal e depois a gente vai assistir a palestra que você quer ver". E para traduzir isso, a gente decidiu abolir a ideia de cada jogador ter seu token e você sempre anda em grupo.
Antigamente, o gerenciamento de mão era algo bem comum. E eu amo. Passamos algumas iterações até chegar no ponto ótimo para nós, que era não envolver decisões excruciantes que gerassem muito tempo de decisão mas tivesse aquela sensação de sequenciar cartas/antecipar o que o amigo vai fazer para escolher as suas cartas. Em resumo, você se sente inteligente mas não estraga a diversão do amiguinho. Assim, a gente chegou na base da mecânica:
-Ande até 3 espaços e use uma carta para fazer uma ação.

Cartas de ação (antigamente a gente tinha mais restrições mas no fim optamos por deixar ele "feel good" e simplificamos o uso das cartas).
Simples, né?
As ações envolveriam comprar os jogos nos estandes. E aí a gente foi de trilha para hex para prateleiras e no fim cortamos tudo e fomos no bom e velho Tetris. O Tola está obcecado com esses jogos de polinônimos e, apesar de eu ser uma negação em visão espacial, já aceitei que ganhar nos jogos que eu crio é secundário. Fazia sentido e era bem simples.

A mochila também determina o fim do jogo (eu amo quando o fim do jogo não é fixo mas o gatilho é o comportamento dos jogadores e permite o rush para acabar o jogo mas não necessariamente significa vitória.
Essas trilhas bonitas que vocês estão vendo acima são as 4 categorias que você pontua. Concordamos rapidamente em Euro, Ameritrash e RPG mas a 4a levou um pouco mais de tempo para ser decidida. No fim, ficamos com os party games (apesar de eu ter defendido Carteado e Destreza e levarei essa derrota para a lápide).
Não podemos perder o foco!
Com isso decidido, a gente precisava escolher as experiências do DOFF. Afinal, não era um jogo sobre comprar jogos de tabuleiro. Consultando o oráculo Fernandinha, chegamos em 4 áreas:
-Protótipos
-Palestras
-Miniaturas
-Praça de Alimentação
E para traduzir legal o peso dessas experiências quando você vai ao DOFF e aderir a uma tendência que eu amo, as cartas são MUITO roubadas.
Queria fazer uma nota aqui que nosso time de desenvolvedores nerfou absurdamente e as cartas originalmente eram muito mais fortes.
No entanto, estou acostumado a voar muito perto do sol e não me dói mais tanto quanto eles pioram as cartas mas precisava deixar registrado publicamente (beijo pro Gary, Tato, Gui e Leo!).

O tabuleiro lindinho em toda sua glória!
No fim, como a gente usaria personagens que foram muito importantes na história do DOFF, a gente colocou uma leve assimetria entre eles e voilà, chegamos ao nosso euro levinho e nostálgico. A gente fez um protótipo como os maias (com papel e lápis), giz de cera etc para a Fernandinha conhecer e aprovar o jogo e depois mostramos no TTS a versão finalizada. Ela ficou super feliz com o resultado e com arte do genial Ivan Freire (que já tinha feito o Looterz e o Dungeon Rummy) e o Gui Landgraf no Design Gráfico (Tao Longo, Radlands e outros jogos da Roxley), a gente tinha um produtaço digno do maior evento da América Latina.
Copiando a minha resenha no Instagram (fel.barros), no fim, o Diversão Offline: O Jogo é uma carta de amor para o Diversão Offline, a Fernandinha e todos os jogadores, novos e antigos, que sentem falta daqueles euros mais "enxutos" e elegantes. Como faço habitualmente quando escrevo sobre meus jogos, é importante ressaltar que é um jogo leve, de aproximadamente 1h e que poderia facilmente ser o primeiro jogo de uma pessoa que está indo ao DOFF pela primeira vez. Se você é heavy gamer, só joga Vital Lacerda pra cima e qualquer jogo abaixo de peso 4 não vale seu intelecto, esse jogo definitivamente não é para você.
O jogo está disponível na pré-venda para retirada em fila diferenciada no nosso estande do DOFF com um desconto bacana ou receber em casa 30 dias após o evento!
Compre já!