O ponto importante sobre house rules é que a maioria das pessoas não conhecem os jogos em profundidade necessária para modificá-los. A maioria joga uma vez e fala que algo está "quebrado" e precisa modificar pro jogo ficar bom. Ou joga uma vez, o "jogo está quebrado" e passsa ele pra frente.
Dito isso, eu sou totalmente a favor de house rules... desde que você realmente conheça o jogo. Jogue umas 8-10 vezes, entenda porque aquilo que te incomoda está ali, e depois modifique. Se for um jogo competitivo, entenda que todos da mesa tem que aceitar, pelo menos testar a regra. Jogos cooperativos são mais fáceis de modificar, pois tem menos chance de prejudicar algum jogador em especial.
Eu tenho várias house rules para Eldritch Horror e algumas para Zombicide. Todas melhoram a experiência dos jogadores, permitem estratégias novas e também tornam o jogo mais rápido. Mas por exemplo, pro Eldritch Horror, lembro que só testamos a primeira, lá pela partida 12-14. Já tínhamos jogado contra todos os anciões algumas vezes, mas percebemos que algumas modificações deixavam o jogo muito menos burocrático, mais rápido e porque não, mais fácil.
No final do dia, o jogo é seu, modifique-o o que quiser, mas dê uma chance a realmente aprender o que ele foi proposto.