Dot Com, um jogo de estratégia econômica que utiliza um aplicativo para reduzir em tempo real os fundos dos jogadores, foi coroado como o vencedor do Cardboard Edison Award deste ano para designs de jogos de tabuleiro inéditos.
O jogo, criado por Sammy Salkind, ex-estagiário de desenvolvimento de jogos da Ravensburger, coloca os jogadores no papel de fundadores de startups lutando para construir seus negócios durante a bolha da internet no final dos anos 1990.
Os jurados do Cardboard Edison elogiaram Dot Com por ser “profundamente temático” e por “replicar a vibe caótica de uma startup”, com o aplicativo oferecendo um sistema ao estilo de relógio de xadrez que reduz o dinheiro do jogador em tempo real até que ele passe a vez para o oponente.
O jogo conquistou o primeiro lugar entre um número recorde de 348 inscrições neste ano – um aumento de aproximadamente 40% em apenas dois anos, e um ligeiro crescimento em relação ao total do ano passado, de 339. Segundo o Cardboard Edison, os designers participantes este ano vieram de 27 países diferentes.
Dot Com é o primeiro jogo com assistência de aplicativo a vencer o Cardboard Edison Award desde que a competição foi criada por Suzanne Zinsli em 2016.
Suzanne e Chris Zinsli, que fundaram o Cardboard Edison como um estúdio e hub de design de jogos em 2012, disseram ao BoardGameWire: “Dot Com é simplesmente um jogo muito bom! Desde o início dos eventos de julgamento dos finalistas, era um dos que os jurados discutiam com entusiasmo como um forte candidato.
“Há muitos aspectos que o fizeram se destacar, mas os pontos mais comentados pelos jurados foram, primeiro, o quão estressante – no bom sentido! – é a tomada de decisões em tempo real e, segundo, como essa experiência reproduz de forma tão eficaz a cultura de startups da era ponto com, com um toque de sátira que eleva ainda mais o jogo. É uma ótima combinação de tema e mecânicas.
“…além do design do jogo em si, o criador de Dot Com fez tudo certo na inscrição para dar ao jogo a melhor chance possível durante a avaliação dos finalistas.
“O protótipo era claro e utilizável, e o manual de regras era direto e bem organizado. Como sempre dizemos aos designers: você não precisa de um protótipo super sofisticado para um concurso como este, apenas de algo limpo e fácil de entender.”
Outros jogos de Salkind incluem Spy Moles, um roll-and-write no qual os jogadores usam canetas com tinta invisível para marcar suas folhas, forçando-os a lembrar o que fizeram até que os movimentos sejam revelados com uma luz negra ao final da partida.
O segundo lugar no Cardboard Edison Award deste ano foi para Babble, um jogo estratégico de formação de palavras criado por Jonah Kagan, enquanto o terceiro lugar ficou com o jogo cooperativo de cultivo de bonsai Branching Out, de Jeff Grisenthwaite e Eliot Michaels.
Time to Line, um jogo de criação de máquinas caça-níqueis de Adam Zwain, ficou em quarto lugar, enquanto Pip It, um jogo leve de estratégia com dados criado por Jay Bell, ficou em quinto.
Suzanne e Chris Zinsli disseram ao BoardGameWire: “Entre os finalistas deste ano, há muitos que podem atrair o interesse de editoras.
“Normalmente não divulgamos um ‘top cinco’ como fizemos este ano, mas ao analisarmos os números, vimos que a diferença entre as pontuações finais foi muito pequena.
“Provavelmente foi a disputa mais acirrada nos dez anos do prêmio até agora! Mas mesmo além desses, houve vários outros jogos que não chegaram ao top cinco, mas que ainda assim foram os favoritos pessoais de certos jurados.
“Então não ficaríamos surpresos se vários outros jogos encontrassem uma editora e um público entusiasmado de jogadores.”
Vencedores anteriores do Cardboard Edison Award incluem Octopus Scramble, que foi assinado pela Sit Down!, Winter, publicado pela Devir, e Umbra Via, publicado pela Pandasaurus Games.
A vencedora de 2023,
Diatoms, em que os jogadores assumem o papel de naturalistas vitorianos cultivando mosaicos microscópicos feitos de algas, arrecadou mais de 63 mil dólares com mais de 1.400 apoiadores em uma campanha no Kickstarter.
O jogo, criado por Sabrina Culyba, agora é publicado no varejo pela 25th Century Games e pela própria empresa de Culyba, a Ludoliminal.
O Cardboard Edison revelou em dezembro passado que estava mudando o processo de avaliação da competição deste ano após uma reação negativa à vencedora do ano anterior, com temática de colonização.
Suzanne e Chris Zinsli disseram que “ficou claro que havia um ponto cego em nosso processo de julgamento” após a repercussão da premiação de Crowded Frontier, que tinha como tema a corrida para colonizar o Oeste americano.
Eles disseram esperar que as mudanças “ajudem a identificar aspectos potencialmente prejudiciais nos temas dos jogos e notificar os designers sobre isso — sem desencorajá-los a abordar temas difíceis com responsabilidade, se esse for o objetivo deles”.
Essas mudanças incluem pedir aos jurados atuais que sugiram novas pessoas para ampliar o grupo de avaliação, com o objetivo de trazer uma variedade maior de perspectivas — além de atualizar as diretrizes fornecidas aos jurados para que estejam atentos a possíveis problemas temáticos ao avaliar os jogos para o prêmio.
O designer de Crowded Frontier, Myles Wallace, publicou um pedido de desculpas alguns dias após vencer o prêmio em maio do ano passado, dizendo que “de forma alguma” buscava glorificar a expansão americana para o oeste em detrimento dos povos indígenas, que, apesar do tema, não são representados no design.
Wallace disse ao BoardGameWire em janeiro deste ano que havia incluído a mudança de tema como exigência em suas negociações contratuais para publicação do jogo, que, segundo ele, na época estava em estágio pré-contratual com algumas editoras.
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/05/22/app-assisted-real-time-board-game-dot-com-wins-this-years-cardboard-edison-award-which-celebrates-the-best-in-unpublished-designs/