marcelpp::Há alguma justificativa para o alto preço dos usados? Nunca tive problema em pegar jogos usados. Salvo um caso ou outro, normalmente os vendedores descrevem bem a situação dos jogos e pedem preços compatíveis para um item usado. Mas tenho visto atualmente uma disparidade dos preços dos usados sem lógica. A título de exemplo, tenho visto o Aeon's End, lacrado, em lojas por 285,00. Aqui, estão pedindo em usado mais de 360,00. O Tiranos da Umbreterna (Segunda Edição) você acha novo, em loja, por 316,00. Esses dias 2 leilões fecharam usados por este preço ou mais (tudo bem, um deles tinha tokens 3D). Alguma coisa justifica a venda de jogos usados a preço de lacrados?
Sim.
A princípio temos três justificativas para isso ocorrer, sendo elas:
A) Optar por jogos usados pode ser mais vantajoso nas situações em que jogos lacrados estão sendo vendidos com mofo ou componentes defeituosos / faltantes, sem a devida informação por parte das editoras e dos lojistas.
O jogo já ter sido conferido por outra pessoa agrega valor para quem não quer correr o risco de ter esses mesmos problemas, ou, ainda, para quem não quer ter que ir atrás de peças de reposição.
B) Falta de informação por parte dos leigos sobre sites que auxiliam fazendo COMPARAções entre o preço dos JOGOS. Assim, os leigos ficam por fora dos preços praticados pelos lojistas, e acabam considerando que a Ludopedia é o único local em que podem adquirir seus jogos. Com isso, agem por extrema impulsividade após assistirem um vídeo de 20 segundos nas redes sociais no qual algum criador de conteúdo recomenda o jogo X, e pagam o preço que estiver listado aqui no site para fazerem parte do seleto grupo que possui o jogo X em suas estantes.
C) Em alguns casos, somente o fato do jogo ter pertencido a um criador de conteúdo específico já é o suficiente para agregar valor a um jogo usado, e pessoas que amam esses determinados criadores de conteúdo estão dispostas a pagar mais caro nesses jogos por esse histórico.
D) (bônus: Leilões) Aproveitando, sobre os leilões, além das situações citadas acima, existe uma questão de alimentação de ego e do orgulho próprio ao pagar mais caro somente para garantir que você derrotou outra pessoa em um leilão, muitas vezes demonstrando superioridade financeira.
Para concluir, note que em nenhum momento comentei sobre a atitude do vendedor.
O "problema" dos jogos usados serem vendidos por "preços altos" está concentrado unicamente nas atitudes dos compradores.
O trouxa não é quem vende caro, é quem compra caro. Por isso, sou contrário a ideia de regular preços nesse tipo de situação.
Se a pessoa tem dinheiro suficiente para comprar, deixe ela comprar. Assim, tanto o vendedor quanto o comprador saem felizes.
Não estamos discutindo sobre produtos necessários à vida, apenas jogos de tabuleiro.