Esse jogo é muito bom, eu tenho a black box original e a versão caricata da caixa de plástico. A versão da caixa preta eu uso em feriados e dias especiais. Eu gosto das duas, elas têm personalidade, cada uma à sua maneira. Eu estou atrás daquela da caixa branca, só que em espanhol.
É o típico jogo que eu jogo para vencer, mas mesmo que eu perca miseravelmente, eu fico feliz de ver os combos que eu gerei, aquela sensação maravilhosa de bola de neve, de reação em cadeia. E cada partida é diferente. Não é quebrado porque tudo é quebrado, é um caos organizado.
Gosto mais dele do que de Mottainai, mas considero Mottainai uma alternativa válida. É possível jogar esse jogo online no glory-to-rome.com, às vezes eu jogo sozinho contra a máquina só para fazer uns combinhos, como quem joga paciência no computador. Os bots são bem fraquinhos, mas dá para sentir o gostinho. Não gosto muito da interface do site para jogar contra outras pessoas, fiquei mal acostumado com o BGA, mas o site quebra um galho para quem quer conhecer o jogo.
Estou longe de ser um expert nesse jogo, joguei mais o Innovation, que também considero um bom jogo caótico, mas eu gosto mais da flexibilidade do Glory to Rome.
É um jogo para todo mundo? Definitivamente não (como todos os jogos, convenhamos).
Eu acredito que existe uma mística em torno desse jogo por conta da atrelada sensação de exclusividade, algo análogo ao que a Apple faz. O distinto grupo de pessoas que têm um Glory to Rome... Se esse jogo não tivesse essa questão legal a respeito da reimpressão e fosse mais amplamente disponível, acho que ele não geraria o mesmo apelo e interesse, entrando naquele patamar dos jogos quebrados, aleatórios, nichados ou até mesmo esquecíveis em função do caos e da curva de aprendizagem. O não acesso a esse jogo desperta ainda mais a vontade e a curiosidade dos jogadores. Assim como foi com o famoso Trick of the Rails de 700,00 no leilão, mas depois que lançou no Brasil, você consegue por 10 vezes menos que isso, e a tal edição antiga também é vendida por um preço muito menor por conta disso.
Hoje felizmente existem várias alternativas genéricas ao jogo, que passam a sensação mecânica do mesmo. Você não precisa de um produto original para conhecer o tão aclamado jogo.
Obviamente, se fosse apenas um jogo nichado, baseado apenas na exclusividade, ele não teria metade do apelo, então sim, o jogo é muito bom inclusive, uma obra-prima que sobreviveu ao teste do tempo e merece um dia ser reimpresso, se possível. Cada vez que eu jogo esse jogo, eu penso "vamos outra?"