Hoje tive um tempo e resolvi por fim por na mesa as expansões do Dorasure na mesa para testar e ter um feeling do que elas aportam ao jogo.
Resolvi testar o novo mapa de Gemeos, como os 2 novos inimigos o Dragão Azul e o Dragão Preto e decidi encarar a aventura com os 3 novos heróis da expansão Espadas do Império - a arqueira, a bispo e o tolo.
------
Relato da partida:
O inicio do jogo foi bem tranquilo enquanto a arqueira se dirigiu pro oeste para farmar xp nas planícies, a bispo e o tolo foram para o leste para completar juntos a primeiras quests do jogo, que resolveu ser mágica, o que rendeu uns PX adicionais para a bispo.
Os dados estavam sendo muito benévolos e nem o dragão azul (que ativa com rolagem de "1") nem o preto (que ativa com "6") apenas se mexeram enquanto os heróis farmavam a vontade.
O tolo decidiu seguir pro norte para encarar a quest na ilha solitária enquanto a bispo se embarcou pra alto mar com a intenção de ajudar a arqueira no outro lado do mapa.
A sorte foi tanta que a quest revelada pelo tolo não requeria rolagem, mas apenas ter 2 personagens juntos para poder completa-la. Ao estar ainda em alto mar, a bispo conseguiu voltar rápidamente para eles concluirem a quest juntos. A recompensa foram os tesouros do dragão, que dariam aos herois uma ligeira vantagem no combate final, especialmente para a bispo que poderia usar o seu atributo de conhecimento na luta em lugar de força.
Apesar que o Dragão azul já começou a se mexer atacando um pouco os heróis entre turnos, os ataques estavam sendo dispersos y não muito fortes pelo que foi possível gerenciar os danos com facilidade.
Os heróis agora tinham que se voltar para as 3 quest no extremo ocidental do mapa onde a arqueira seguia farmando XP ja que as quest requeriam conhecimento que não era o forte dela. O tolo, tendo subido de nível, ganhou acesso à sua habilidade de espião revelando a quest mais afastada do mapa para garantir que os heróis não fariam a viagem sem estar preparados para encarar o que os esperava.
Enquanto os heróis se reagrupavam para encarar a quest no extremo ocidental, a arqueira conseguiu completar a 3a quest, perto da capital, destruindo o Golem guardião e recuperando as Armas anti-dragão que tão necessárias seriam no combate final.
Juntos enfim os heróis decidem encarar ao fim a quest de enfrentar o grande demônio no extremo oeste, revelando após a vitória ser o covil do dragão preto! Os heróis atacam o dragão, esperando a retalhação mas o dragão só deixa escapar um urro de dor e sai voando... Os heróis estão satisfeitos, apenas falta uma quest e tem mais de meia barra de fúria de cada um dos dragões para preencher antes de encarar o combate final.
Pouco sabiam que a felicidade ia durar pouco.
Após o ataque ao covil, os heróis começaram a rolar "6" em todas as rolagens, deixando o dragão negro cada vez mais agressivo e furioso, foram atacados varias vezes pelo dragão ao longo da região, forçando a arqueira a voltar para a capital para curar as suas feridas.
O tolo tinha ido pro norte encarar a última quest, mas ferido pelo ataque do dragão resolver voltar para Mistor se encontrar com a Bispo la para curar as feridas, quando...
Quando eles estavam prestes a chegar em Mistor a silhueta negra do dragão escureceu o céu. A cidade de Mistor prendeu em uma labareda de fogo de dragão e o único refugio seguro no oeste de Gemeos agora era um monte de ruínas... feridos e exaustos os heróis tentaram se reagrupar mas não deu... no turno do tolo o último "6" encheu a barra de fúria do Dragão Preto que desceu dos céus de Mistor para encarar pessoalmente os heróis que tinham ousado acorda-lo em seu covil.
O tolo foi o primeiro em atacar, e a pesar de conseguir ferir o grande dragão, a retaliação do dragão matou ele em um golpe pois ja estava gravemente ferido antes do combate começar. A arqueira foi a seguinte, acertando vários dardos no dragão preto antes de ser devorada.
A bispo foi a última em pé quando viu a silhueta do Dragão Azul também se aproximando dos céus. Com as armas anti-dragão e o livro dos dragões que ela tinha recuperado do covil, ainda conseguiu ferir o dragão azul, e deixar o dragão negro na beirada da morte, mas uma última labareda de fogo, acabou com a vida da bispo... parece que não será desta vez que Gemeos se salvará da tirania.
Impressões:
Bom, primeiramente o novo mapa é muito legal. Muda a experiencia suficiente para ser uma coisa nova mas sem introduzir muitas novidades que a façam diferente do jogo original. A nova mecânica de viajar por mar permite se mover com rapidez pelo mapa ajudando heróis que ficaram afastados em quest que sejam muito difíceis de encarar. Particularmente achei que acrescentou uma nova dimensão ao jogo.
Os novos dragões também são bem bacanas. Eles atacam com menor frequência que o Dragão Vermelho do jogo base mas ao ser ativados com rolagens diferentes, não é tão fácil passar um turno sem gerar ataques de um dos dois, e eles tem ataques diferenciados o que da mais variedade aos resultados dos ataques.
Quanto os novos heróis, o tolo achei o menos empolgante. Ele tem atributos ruins mas recupera os seus dados extra com facilidade pelo que o esquema com ele é abusar dos seus recursos durante as jogadas. Basicamente ele é um coringa, mas as vezes pode não ser tão bom quanto um herói dedicado a uma area.
A arqueira gostei muito. Ela é muito boa para completar missões devido a que precisa ficar quieta para carregar o seu recurso, condição que normalmente você vai estar cumprindo para encarar uma missão.
Mas sem duvida a melhor de jogar é a bispo, ela é muito boa como herói de Conhecimento, e ainda por cima pode curar heróis adjacentes coisa que até agora não era possível por nenhum dos heróis anteriores. Alem disso ela não segue o estereotipo de personagem de suporte fraco pois se consegue o seu tesouro, ela consegue usar o seu Conhecimento durante o combate final, e ela pode ter até conhecimento 5 se estiver em nível máximo!
Resumindo, fiquei muito feliz com as expansões, agregaram nova rejogabilidade a um jogo que ja era excelente!