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  2. Dúvida de Regras
  3. Keep the Heroes Out!
  4. Keep The Heroes Out -- Combo de dúvidas:

Keep The Heroes Out -- Combo de dúvidas:

Keep the Heroes Out!
  • avatar
    Raphael Chaves28/04/25 09:24
    avatar
    Raphael Chaves
    28/04/25 09:24
    9 mensagens MD

    Fala, pessoal!

    Recém adquiri uma cópia de Keep The Heroes Out e estou com algumas dúvidas. Vou enumerá-las, para melhor sistematização e agradeço demais a quem puder me ajudar com elas:

    1) Se a Dragoa morre e eu uso a carta que a recoloca no tabuleiro, ela volta com 5 vidas ou com 1 vida? Nas vezes em que joguei, considerei que ela retorna com as 5 vidas, mas ficou essa dúvida na nossa mesa. 

    2) Suponha que em uma sala, eu tenha heróis inativos. Eu coloco três armadilhas ali. Suponha que na fase do herói, eu tivesse que sacar um determinado tipo de herói e as fichas acabaram. Aquele herói ativa e inspira todos os heróis inativos daquela sala cheia de armadilhas. Ao ativarem, eles serão afetados pelas armadilhas? Ou apenas ativam armadilhas quando são invocados ou se movimentam para uma sala?

    3) Ainda sobre armadilhas: se eu coloco armadilhas dentro da sala da prisão, essas armadilhas ativarão sempre que eu enviar um herói para lá para comprar 3 cartas adicionais? Em que condições, armadilhas colocadas na prisão são efetivas?

    4) Ainda sobre armadilhas (2): eu entendo que a Ladina apenas realiza o seu efeito de desativar armadilhas ao ser invocada, certo? Perguntas:

    4. A) Se a Ladina é invocada para uma sala que tem 2 armadilhas, ela realiza o seu efeito desativando uma delas; a outra armadilha é capaz de matá-la?

    4. B) Ao se mover para uma sala que tenha armadilha ou ao ser reativada dentro de uma sala na qual foi colocada uma armadilha, a Ladina é morta pela armadilha?

    5) Suponha que eu tenha heróis de todos os tipos na prisão (exceto o mago). E, em determinado momento, tenha faltado ficha de arqueira quando eu devia posicioná-la no tabuleiro. Todas as arqueiras serão ativadas, incluindo a que está na prisão, correto? Nesse caso, os heróis poderão sair da prisão mesmo que um mago não tenha sido invocado para lá?

    Desde já, agradeço, pessoal.

    ___________
    No mais, estou muito apaixonado por esse jogo. Termina uma partida e já quero jogar a próxima.
    Vi que o Brueh, com frequência, responde os tópicos de dúvidas aqui e no BGG. Cara, se ler esse tópico aqui, deixo registrado os meus parabéns!! Foda pra caralho!! KTHO tem muito potencial pra se tornar um dos favoritos lá em casa!! 

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  • NaruYugi
    45 mensagens MD
    avatar
    NaruYugi28/04/25 11:09
    NaruYugi » 28/04/25 11:09

    Ola, vou tentar ajudar.

    1 - Quando os monstros resurgem todos eles tem suas vidas cheias novamente, como a maioria só tem um de vida isso não faz diferença, mas a dragoa e outros que tenham mais de 1 de vida resurge com a vida cheia, Sim a dragoa volta com 5 de vida;

    2 - Armadilhas são ativadas somente quando alguém entra na sala ou é invicado encima;

    3 - Entendo que as armadilhas da prisão serão ativadas somente quando eles saem da prisão;

    4 - Sim, somente na invocação;
    4A - Sim, a segunda mata ela;
    4B - Sim ela é morta quando ela entra em outra sala com armadilha, mas a armadilha não mata personagens que foram reativados na sala, mas mata o heroi que entrar ou for invocado na sala;

    5 - Esse eu não tenho certeza, mas no manual fala que deve ser ativado então entendo que eles devem fugir da prissão desse modo também.

    1
  • urucaknag
    43 mensagens MD
    avatar
    urucaknag28/04/25 11:35
    urucaknag » 28/04/25 11:35

    O colega já respondeu as questões aí.

    Mas sobre a 5.

    Nos deixamos eles presos.

    Até porque eles entram ativados, e daí dão esauridos dentro da prisão

    1
  • Raphael Chaves
    9 mensagens MD
    avatar
    Raphael Chaves28/04/25 12:37
    Raphael Chaves » 28/04/25 12:37

    Muito obrigado pelas respostas, pessoal!! 
    Ajudaram muito!!

    Mas eu continuei em dúvida em relação às armadilhas na prisão.
    E estava forçando o meu inglês precário aqui no BGG, pra ver se achava alguma informação sobre isso. Acho que cheguei a um entendimento sobre isso. Vejam se concordam:

    Localizei, no BGG, um tópico sobre isso ("Questions about traps in the prison") e vi que alguém perguntou, em tradução sob minha conta e risco:

    1) Armadilhas na prisão matam os heróis aprisionados?

    2) Armadilhas na prisão matam magos aprisionados após estes ativarem os outros heróis?

    As respostas do Brueh lá foram as seguintes:

    1) Sim. As armadilhas os matam quando eles são invocados. Contudo, a Ladina ainda pode desarmá-las.

    2) Sim, você segue os mesmos passos. E o "show off" (a habilidade especial) acontece antes que você verifique as armadilhas.


    Relendo o manual com mais cuidado, pra mim fez sentido.

    Na página 10 do manual, diz "(2) Exibido: imediatamente após ser invocado, um herói sempre executará sua habilidade especial."

    Na página seguinte, vem o item 3, que diz: "(3) Verifique a sala: se houver armadilhas na sala, resolva-as uma de cada vez, causando 1 de dano a este herói e descartando a ficha de armadilha. Se um Guerreiro, uma Ladina ou uma Arqueira foi invocado nas Celas, então vire sua ficha para o lado Exausto. Se o Herói ainda estiver Ativo na Masmorra, vá para o passo '4'."

    Por esse passo a passo -- e casando com o que está dito no tópico do BGG citado -- eu estou entendendo que o Herói, ao ser invocado, primeiro realiza a sua habilidade especial e depois cai na armadilha que porventura esteja na sala.

    Nesse caso, pensei nas seguintes situações:

    1) Guerreiro é invocado na prisão. Sua habilidade seria a de descartar até 2 recursos na sala na qual foi invocado. Não havendo recursos ali (moeda, sapo, livro), ele não a realiza e se exaure. Mas há uma armadilha na prisão. Logo, o Guerreiro é imediatamente descartado.

    2) Arqueira é invocada na prisão. Sua habilidade seria o ataque a distância, em sala adjacente mais próxima do Cofre. Se houver monstro na sala adjacente, ela o mata. E então ela cai na armadilha e é imediatamente descartada.

    3) Ladina é invocada na prisão. Sua habilidade especial desativa 1 armadilha. Mas se houver uma segunda armadilha, ela morre.

    4) O Mago é invocado na prisão, ispira todos os heróis e os liberta. Mas o próprio mago, em seguida, morre nas armadilhas.


    Se é assim, parece uma excelente ideia posicionar armadilhas na prisão. 
    ________________

    No mais, permanece a dúvida sobre o item 5, que eu elenquei acima, sobre a possibilidade de libertar heróis na prisão sem a presença de um mago, quando faltar a ficha de algum herói específico e eles ativarem na prisão. Percebo que os colegas têm entendimentos diferentes. 

    Se alguém mais puder contribuir, agradecemos muito! :)



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  • jojordani
    4 mensagens MD
    avatar
    jojordani28/04/25 13:43
    jojordani » 28/04/25 13:43

    No meu entendimento das regras, sim, quando acabam as fichas e herói e você precisa ativar todos ao mesmo tempo, os da prisão também são ativos e eles, por consequencia, também ativam os demais presos. 

    Da página 10 do manual:

    Mantenha os heróis distantes! Se você precisar invocar um novo Herói e não houver mais fichas no Suprimento, reative todos os Heróis exaustos dessa classe e quaisquer outros heróis nas mesmas salas que eles (mesmo que estejam nas Celas)

    2
  • Gabriel Reis do Vale
    7 mensagens MD
    avatar
    Gabriel Reis do Vale28/04/25 15:18
    Gabriel Reis do Vale » 28/04/25 15:18

    Sobre os heróis na cela, no manual diz que eles nunca saem de lá, a menos que o mago seja ativado, ativar os heróis nas celas, no meu entendimento, faria eles atacarem monstros lá, apenas. Ou abrir baú.

    0
  • Willucoli
    41 mensagens MD
    avatar
    Willucoli28/04/25 17:18
    Willucoli » 28/04/25 17:18

    Gabriel Reis do Vale:: Sobre os heróis na cela, no manual diz que eles nunca saem de lá, a menos que o mago seja ativado, ativar os heróis nas celas, no meu entendimento, faria eles atacarem monstros lá, apenas. Ou abrir baú.


    Acredito que eles saem da prisão sim, não teria sentido ativar eles somente para atacar os monstros que estão la dentro, essa situação de acabar a ficha de heroi é feita para dar game over, é muito difícil se recuperar depois de ativação de todos.

    até porque a habilidade do mago diz "Mago: se invocado nas Celas, reative todos os Heróis presos (ele também), libertando-os!" se não seria o mago liberta todos os heróis.

    2
  • jojordani
    4 mensagens MD
    avatar
    jojordani28/04/25 18:46
    jojordani » 28/04/25 18:46

    Willucoli::

    Acredito que eles saem da prisão sim, não teria sentido ativar eles somente para atacar os monstros que estão la dentro, essa situação de acabar a ficha de heroi é feita para dar game over, é muito difícil se recuperar depois de ativação de todos.

    até porque a habilidade do mago diz "Mago: se invocado nas Celas, reative todos os Heróis presos (ele também), libertando-os!" se não seria o mago liberta todos os heróis.

    Exatamente. É feito pra você não abusar da mecânica de compra.

    1
  • Raphael Chaves
    9 mensagens MD
    avatar
    Raphael Chaves29/04/25 09:03
    Raphael Chaves » 29/04/25 09:03

    Bom dia, pessoal. 

    Agradeço a todos que responderam aqui. :)

    Lendo as mensagens, cheguei ao mesmo entendimento que a @jojordani , @Willucoli e @NaruYugi. Na hipótese de faltar um token de um determinado tipo de herói, o manual diz para reativar todos os heróis daquele tipo -- incluso os que estiveram na prisão. Realmente se fosse para eles permanecerem presos, acho que essa regra seria inócua. 

    Também perguntei lá no fórum do BGG sobre isso e me responderam por lá a mesma coisa.

    No mais, pessoal, com todas essas dúvidas esclarecidas, já estou ansioso pela primeira oportunidade para recolocar o jogo na mesa.  :D

    2
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