Muito obrigado pelas respostas, pessoal!!
Ajudaram muito!!
Mas eu continuei em dúvida em relação às armadilhas na prisão.
E estava forçando o meu inglês precário aqui no BGG, pra ver se achava alguma informação sobre isso. Acho que cheguei a um entendimento sobre isso. Vejam se concordam:
Localizei, no BGG, um tópico sobre isso ("Questions about traps in the prison") e vi que alguém perguntou, em tradução sob minha conta e risco:
1) Armadilhas na prisão matam os heróis aprisionados?
2) Armadilhas na prisão matam magos aprisionados após estes ativarem os outros heróis?
As respostas do Brueh lá foram as seguintes:
1) Sim. As armadilhas os matam quando eles são invocados. Contudo, a Ladina ainda pode desarmá-las.
2) Sim, você segue os mesmos passos. E o "show off" (a habilidade especial) acontece antes que você verifique as armadilhas.
Relendo o manual com mais cuidado, pra mim fez sentido.
Na página 10 do manual, diz "(2) Exibido: imediatamente após ser invocado, um herói sempre executará sua habilidade especial."
Na página seguinte, vem o item 3, que diz: "(3) Verifique a sala: se houver armadilhas na sala, resolva-as uma de cada vez, causando 1 de dano a este herói e descartando a ficha de armadilha. Se um Guerreiro, uma Ladina ou uma Arqueira foi invocado nas Celas, então vire sua ficha para o lado Exausto. Se o Herói ainda estiver Ativo na Masmorra, vá para o passo '4'."
Por esse passo a passo -- e casando com o que está dito no tópico do BGG citado -- eu estou entendendo que o Herói, ao ser invocado, primeiro realiza a sua habilidade especial e depois cai na armadilha que porventura esteja na sala.
Nesse caso, pensei nas seguintes situações:
1) Guerreiro é invocado na prisão. Sua habilidade seria a de descartar até 2 recursos na sala na qual foi invocado. Não havendo recursos ali (moeda, sapo, livro), ele não a realiza e se exaure. Mas há uma armadilha na prisão. Logo, o Guerreiro é imediatamente descartado.
2) Arqueira é invocada na prisão. Sua habilidade seria o ataque a distância, em sala adjacente mais próxima do Cofre. Se houver monstro na sala adjacente, ela o mata. E então ela cai na armadilha e é imediatamente descartada.
3) Ladina é invocada na prisão. Sua habilidade especial desativa 1 armadilha. Mas se houver uma segunda armadilha, ela morre.
4) O Mago é invocado na prisão, ispira todos os heróis e os liberta. Mas o próprio mago, em seguida, morre nas armadilhas.
Se é assim, parece uma excelente ideia posicionar armadilhas na prisão.
________________
No mais, permanece a dúvida sobre o item 5, que eu elenquei acima, sobre a possibilidade de libertar heróis na prisão sem a presença de um mago, quando faltar a ficha de algum herói específico e eles ativarem na prisão. Percebo que os colegas têm entendimentos diferentes.
Se alguém mais puder contribuir, agradecemos muito! 