Antigamente eu não ligava muito para o tema em jogos. Mas com o tempo fui mudando a minha percepção, pois fui prestando mais atenção ao discurso que está me sendo vendido para além das mecânicas em si. Se o tema fosse algo trivial, nenhuma editora se preocuparia em encaixar qualquer que fosse ele em um jogo, ainda que mal e porcamente.
Hoje o tema é definitivamente um aspecto fundamental e decisivo para o meu processo de compra. No entanto o que me incomoda mais, na verdade, não é o tema em si, mas sim como ele é implementado porque a priori acho que não existe um tema intocável. Só que, sendo bastante sincero, digo que há sim alguns temas que já me deixam com um pé atrás, preguiça mesmo, antes mesmo de saber as regras.
Um é o tema de fazendinha, do qual já estou saturado! Eventualmente até dou uma chance aos jogos do tipo, mas já fico cansado só de ver um anúncio de lançamento com esse tema. Campos de Arle foi um que dispensei partida só porque "estou de boa" com jogos do tipo.
O outro tema é o de super-heróis, que eu simplesmente... NÃO SUPORTO mais!... Eu criei ojeriza, ranço mesmo, de qualquer coisa relativa a esse universo. Seja filme, gibi ou jogo, vendi tudo que eu tinha aqui em casa com o selo Marvel, DC e afins. Nada disso me faz falta, não sinto um pingo de saudade.
Curiosamente também tem aqueles temas quase abstratos de provocação, tipo F.D.P., nós não testamos esse troço, cala a boca e bebe logo, cartas contra a humanidade, exploding kittens, trial by trolley, amigos de m* etc... Bicho, honestamente... se colocou nome "engraçadinho" no título do jogo, já me perdeu. Até hoje eu não joguei nenhum jogo desse tipo que prestasse! Se me chamarem pra jogar alguma bobagem dessas eu só digo "sem tempo, irmão".
Por último o tema de guerra. Acho que é um aspecto da nossa vida e da nossa história bastante delicado para ser tratado meramente como entretenimento... Normalmente os jogos do tipo fazem adaptações históricas ruins, focam em aspectos do conflito que não me interessam, emulam sensações e decisões morais completamente desconectadas de qualquer senso de responsabilidade ético e fetichizam combates e armamentos. Fora que minha família não curte. Destemidos, por exemplo, foi um jogo que até me divertiu, mas eu não tinha com quem jogar e acabei perdendo o interesse nele. Então eu apenas evito perder meu tempo com jogos do tipo.