isauraluiza::Oi, espero que você veja meu questionamento com bons olhos, mas eu gosto muito de ler as suas avaliações na Ludopedia, você e mais um outro relator reclamam direto dos jogos novos e preferem os antigos.
Aí eu queria saber o por quê, o que faz que, pra você, os jogos antigos tenham uma certa qualidade, e porque não gostam tanto dos novos?
Nota: já vi jogador que era o oposto, que tinham predileção pelos novos
Fala jovem, beleza?
Então, realmente não vejo com bons olhos seu questionamento... Vc lê minhas avaliações e ainda gosta, então deve ser meio tãn-tãn dos miolos... Tem muita lenda e fera do hobby que escrevem avaliações úteis, criteriosas e sábias para orientar sua jornada no mundo dos joguinhos... Não perca tempo lendo minhas abobrinhas...
Fiquei curioso: quem é esse outro rabuja aí? Me fala que quero dar um abraço virtual nele e ver se na coleção dele tem alguma pérola q tá fora do meu radar...
Como sempre, falei um monte de besteira, não disse nada e nem respondi sua pergunta...
A minha predileção por jogos mais antigos é 100% pessoal e subjetiva. Acho mais fácil encontrar nos jogos antigos as coisas que gosto nos jogos: interação forte, foco no tabuleiro central, conjunto de regras conciso, geralmente pontuação mais direta, etc. Hoje em dia ainda lançam jogos com essas características (se souber de algum bão me fala), mas acho que hoje a maioria dos euros médio-pesados lançados vão muito no caminho de: tabuleiro individual, alguma coisa building, nenhuma interação e baixa interferência (geralmente é um block ou algum tipo de trilha), a complexidade/desafio estratégico e variabilidade entre partidas fica no conjunto de regras/exceções e números de componentes (ex: número de cartas) e menos nas decisões que os jogadores tomam. Eu confesso que já joguei dezenas desses euros que chamo de modernosos e a experiência deles, pra mim, é sempre muito próxima, é como se eles fossem pasteurizados para ter o mesmo gosto insosso de tentar fazer seus combinhos no tabuleiro individual, ganhar o maior número de ações bônus/executivas possíveis, e se lambuzar naquela terrível salada de pontos no final...Curuis, livrai-nos do mal...
Mas isso é visão minha, da minha experiência, do meu gosto. E, obviamente, tem várias exceções: tem jogo antigo clássico q eu acho terrivis (ex: Through The Desert), e tem euro modernoso nutelado que eu acho bem legal (ex: Clinic e Escape Plan).
E, obviamente, se a maioria dos jogos lançados hoje em dia segue essa linha de euro modernoso, imagino eu que tenha demanda e o pessoal adore, e tudo bem. Tem jogo pra todo mundo. Até os antigões estão ganhando reprints e novas edições, mesmo que algumas vezes eles melhorem pra pior, a gente vai tentando chegar lá...